quarta-feira, 6 de abril de 2016

OS PRINCIPAIS RIOS DA REGIÃO CACAUEIRA ESTÃO SEM ÁGUA

SECA EM ITABUNA, FORÇA POPULAÇÃO BEBE ÁGUA SALGADA... O COMÉRCIO DO PRODUTO É GRANDE NA CIDADE
Castelo Novo, local de captação hoje e como vê não tem água!

vereadores e o técnico da Emasa
Ontem, 05, a tarde, eu e Fábio Luciano, assessor de comunicação, do Legislativo Itabunense  acompanhamos à Comissão de vereadores formada por: Zé Silva, Júnior Brandão, Nadson Monteiro e César Brandão, que foi visitar o último ponto de captação da Empresa Municipal de Águas e Saneamento-EMASA S/A, localizado no Distrito de Castelo Novo, município de Ilhéus, há 30 quilômetros de Itabuna. O engenheiro ambiental e responsável pela produção da água da Emasa, João Bitencourt, explicou aos vereadores as providencias que estão sendo tomadas pela empresa, para amenizar a situação. 
Fábio Luciano

Confessamos, nos oito anos que prestamos nossos serviços à Emasa (gestões de Fernando Gomes e Capitão Azevedo) nunca vimos situação tão grave, como agora. 

Notamos na viagem, que todas os mananciais que dão  acesso ao Rio Almada estão sem água. Estamos vivendo “uma seca verde”, pois a chuva que cai, só molha a terra! A água não acumula.  O racionamento é mais do que necessário. 

Lembramos quando o então prefeito entregou a nova ampliação da captação de água (Estação de Nova Ferradas) disse no final de 2008: “se a barragem não for construída dentro de cinco anos, vamos ter colapso de água potável!”. E, o prefeito acertou! 

De lá para cá, ninguém fez nada, para não cairmos nesta situação de calamidade, e toda a população de Itabuna, ficar refém do produto de primeira necessidade, onde quem mais sofre é a pessoa de baixa renda e não pode comprar água mineral ou de uso, que não seja salgada... chegando em sua casa de 30 em 30 dias! É triste!  


A situação de calamidade da seca; a falta de água foi mostrado hoje pela Rede Globo, no Jornal da Manhã, a nível nacional/Internacional.  


Sem mais comentários: vejam, as fotos elas dizem por nós: 
Capitão, o poco desceu mais de dois metros
Estação
Funcionários de plantão
manobra para Itabuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...