sexta-feira, 1 de abril de 2016

NOTÍCIAS DE CANAVIEIRAS: Compromissos entre entes federativos devem ser mantidos, acredita Almir Melo


Clique para obter Opções 

O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, disse não acreditar em retaliações do Governo Federal em relação ao contingenciamento de recursos previstos em Emendas Orçamentárias para municípios que não fazem parte da sua base partidária. Para o prefeito, o país é uma federação e como tal deve ser tratada, conforme previsão legal contida na Constituição Federal.

O alerta feito por Almir Melo tem como fundamento o fato dos gestores municipais e deputados terem atuado como delegados do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), com direito a voto, quando participaram, em Brasília do encontro para decidir sobre a independência do partido em relação ao Governo Dilma Rousseff. Por aclamação, o PMDB se afastou do Partido dos Trabalhadores (PT) e decidiu apoiar o impeachment.


Nas últimas eleições (2014), Almir Melo apoiou o candidato ao Governo da Bahia, Rui Costa, quando ainda se encontrava com 4% nas pesquisas, embora o PMDB estivesse coligado com o DEM, que tinha candidato a governador. À época, Almir Melo apoiou os candidatos do seu partido – Geddel Vieira Lima ao Senado, Lúcio Vieira Lima à Câmara Federal, e Leur Lomanto à Assembleia Legislativa, sem qualquer constrangimento. Agora, Almir Melo votou contra a permanência do PMDB junto ao Governo Dilma e espera que a convivência institucional entre os entes federativos seja interrompida.

Apesar do distanciamento do seu partido em relação ao Governo Federal, Almir Melo acredita que as obras executadas em Canavieiras com recursos do Governo Federal (via Ministério do Turismo) não deverão sofrer interrupções por conta da decisão partidária. Para ele, a convivência entre os entes federativos – neste caso, União e o município de Canavieiras – não deve sofrer retaliações motivadas pelo relacionamento partidário.

Atualmente, Canavieiras está implantando equipamentos urbanos com recursos do Governo Federal, a exemplo da 1ª Etapa do Projeto Orla, que beneficia a Praia da Costa, no bairro de Atalaia, com pavimentação e urbanização; e o Parque Esportivo e Ecológico Luiz Eduardo Magalhães, com a Passarela do Robalo e o Caminho da Fé, ambos voltados para o turismo esportivo, de lazer e ecumênico.

Assegura, Almir Melo, que todos os recursos para a execução dessas duas obras – cujas emendas são de autoria do deputado federal Lúcio Vieira Lima – já foram empenhadas e, portanto deverão ser liberadas. “Poderemos ter um contratempo qualquer, por conta de contingenciamento, mas acredito que o desembolso estará garantido”, ressalta o prefeito.
Além das obras em que os recursos já estão empenhados e com algumas medições que já foram pagas ou aguardam a liberação das transferências dos pagamentos do Governo Federal para a Caixa Econômica Federal, outros projetos se encontram em fase de tramitação. “Também temos projetos enviados ao Sistema de Convênios do Governo Federal, o Siconv, que são resultado de Emendas ao Orçamento e aguardamos a aprovação”, diz Almir Melo.

Dentre esses projetos estão a requalificação da praça da Bandeira, no centro, de ruas de acesso e da praça Santo Antônio, no bairro da Atalaia; a terceira e quarta etapas do Parque Recreativo e Ecológico Luiz Eduardo Magalhães; construção de palco temático (caranguejo elétrico); do  píer do Rio Patipe; e pavimentação da avenida dos Rouxinóis e ruas de acesso. Todas esses projetos fazem parte de Emendas ao Orçamento da União, de autoria do deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB).
 Saúde realiza mutirões

Clique para obter OpçõesA Secretaria da Saúde e Saneamento de Canavieiras segue empenhada em prestar assistência médica às comunidades do centro e do interior do município. Na quinta-feira (7), o Setor de Endemias irá promover uma grande mobilização de combate ao mosquito da dengue, no centro da cidade, e no dia seguinte, será a vez do  povoado de Hermelândia receber uma equipe da secretaria que irá levar diversos serviços de saúde.

De acordo com a programação elaborada pela Secretaria da Saúde, os agentes de endemias e os agentes comunitários da saúde sairão da praça Maçônica, a partir das 7h30min, em direção ao Porto Municipal, pela avenida Otávio Mangabeira (rua 13). O retorno será pela avenida Ilhéus, visitando as casas para identificar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.
Segundo a chefe do Setor de Endemias, Valquíria Carvalho, essa mobilização será repetida a cada 15 dias num local diferente. “É muito importante que os moradores abram suas portas e apoiem os agentes na verificação de suas casas. Nós estamos fazendo a nossa parte, mas é preciso que a população se conscientize e colabore para que possamos enfrentar juntos esse problema que tem afetado grande parte da sociedade”, disse.
Na sexta-feira (8), a secretaria da Saúde levará um mutirão de serviços da área da saúde ao povoado de Hermelândia. Serão oferecidos atendimento médico, exames laboratoriais, preventivo, testes rápidos para sífilis e HIV, vacinações, verificação de pressão e glicemia, além de palestras educativas.
Segundo a secretária da Saúde, Roberta Barros, esses mutirões são realizados frequentemente no interior, que também é beneficiado com o atendimento médico semanal. “O último foi realizado em Era Nova, pois os moradores vinham apresentando sintomas característicos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Esse tipo de ação tem como foco a inclusão dos moradores de menor acesso ao serviço público de saúde”, explicou a secretária.
Saúde no interior - Dentre os programas implantados na área da saúde estão o atendimento médico e de enfermagem à população de distrito, povoados e zona rural. Além desses mutirões, a população dos locais onde ainda não existem Unidades de Saúde da Família (USF), nos povoados e zona rural é beneficiada com o atendimento médico que é realizado semanalmente no interior do município
Além das consultas o programa de Atendimento Médico do Interior também realiza a verificação de saúde e pesagem das crianças do Programa Bolsa Família, imunização e todo o atendimento de enfermagem. Para o prefeito Almir Melo, o programa tem grande  importância para os moradores do interior, que não precisam mais se deslocar para a cidade em busca de consulta médica ou outro tipo de tratamento de saúde.
Em alguns povoados, os moradores dispõem de uma ambulância, que transporta o paciente à Unidade de Saúde mais próxima ou ao Hospital Municipal Dr. Régis Pacheco, a depender do caso. No centro médico, os médicos Márcia Verônica e Feiz Abraão estão disponíveis de segunda a sexta-feira, para atender prioritariamente a essa demanda.
A comunicação entre a Secretaria da Saúde e os moradores do interior de Canavieiras é feita através de anúncios e avisos em programas de rádio, com a divulgação do calendário. Outros meios de informação são os agentes de saúde e de vigilância epidemiológica, durante as visitas feitas às residências.

Por - Walmir Rosário - 01.04.16

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Ilhéus não tem alteração na faixa-etária da vacinação

Atenção: Sesau informa que Ilhéus não terá alteração na faixa-etária da vacinação contra dengue A mudança de faixa-etária é apenas para muni...