quarta-feira, 6 de abril de 2016

Itabuna ganhará novo sistema de videomonitoramento

Exibindo Prefeito Claudevane Leite discute videomonitoramento com representantes da sociedade civil - Foto Lucas França (1).jpg
Para atender as solicitações dos cidadãos na manutenção da segurança nos espaços públicos, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Planejamento e Tecnologia (Seplantec), vai implantar ainda neste semestre um novo sistema de videomonitoramento 24 horas. A decisão decorreu de audiência no Gabinete do Prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, que recebeu no Centro Administrativo Firmino Alves alguns representantes da comunidade para dialogar sobre medidas preventivas e integradoras, que diminuam índices de violência na cidade.

O Ministério Público estadual, através dos promotores de Justiça Tomaz Brito Renata Lazzarini, solicitou do município de Itabuna, entidades do setor privado e a CDL que discutissem a possibilidade de implantação de câmeras no município com o propósito de colaborar com a segurança pública e com a defesa social.
Na audiência Vane lembrou que Itabuna ocupava, em 2009, a liderança nacional entre os municípios com maior vulnerabilidade juvenil à violência. “Quando assumi o governo, em 2013, percebi a importância de se combater o problema não apenas com intervenção policial, mas, com ações socioeducativas de inclusão social”, destaca.
O prefeito disse que graças à criação de programas de inclusão social para jovens e adolescentes, Itabuna registrou significativa redução nos índices de criminalidade ano passado se comparada aos números de 2014. “Não tenho dúvidas de que, além da parceria com a Secretaria de Segurança Pública e de projetos como Viv-A-rte e Casa das Artes, Bom de Bola, Melhor na Escola e Crack, É Possível Vencer e o trabalho realizado nos cinco Sítios da Fundação Marimbeta, avançamos muito para esta redução. Mas, ainda há muito a fazer”, ressalta o prefeito Claudevane Leite.
Para o procurador de Justiça, Tomaz Brito, a instalação dos dispositivos em pontos estratégicos reduzirá a criminalidade das áreas já mapeadas. “Isso, resultará tanto na atuação preventiva, a fim de que crimes não sejam cometidos e também, do ponto de vista repressivo, já que, quando praticados os crimes, as câmeras facilitarão sobremaneira a apuração e identificação dos culpados” declarou.

PARCERIAS

Estão sendo firmadas parcerias para aquisição deste sistema com empresários, através da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) e do Câmara de Diretores Lojistas (CDL), bancos, seguradoras e a sociedade civil. Para o presidente da CDL, Antonio Jorge Braga, a implantação do sistema de videomonitoramento beneficia a população e traz confiança aos comerciantes. “A CDL acredita nestas ações e atuará como parceira na instalação e manutenção deste sistema. Quando o consumidor encontra um ambiente mais seguro, se sente confiante em comprar, e, obviamente isso alavancará vendas”, pontuou Braga.
O sistema de câmeras on-line contará com equipamentos do tipo dome e fixos com sensor infravermelho com visão de 360 graus e zoom ótico de 20 vezes instaladas na rede de fibra ótica, monitoradas por uma central que funcionará no Data Center da Prefeitura de Itabuna. Segundo o diretor de Tecnologia da Informação da Secretaria de Planejamento, Marcelo Andrade, o sistema de vigilância monitorará pontos estratégicos.
“O investimento dependerá da quantidade de parceiros, no que influenciará na quantidade de câmeras a serem adquiridas. A Prefeitura entrará com uma contrapartida, dividindo o custo restante através de convênio com empresas e instituições”, informa. Já a secretária de Administração, Mariana Alcântara, disse que a ferramenta é importante para diminuição dos índices de criminalidade e insere a Guarda Civil Municipal (GCM) num papel ainda maior na segurança, uma vez que o efetivo já possui formação técnica na área.
Participaram do encontro também o vice-prefeito Wenceslau Junior; os secretários de Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins, e de Governo, Cleide Sousa; o consultor de Tecnologia, Teodoro Pires e a presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Nilmecy Gonçalves, além de empresários locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...