quarta-feira, 13 de abril de 2016

Ipiaú recebe primeira edição do Festival do Chocolate e Cacau e 3º Agrocacau

Evento estimula cacauicultura, turismo e gastronomia na região

Promover a visibilidade do chocolate de origem e fomentar os negócios em torno da cacauicultura em uma das regiões considerada referência no cultivo do cacau na Bahia. Esses são os principais objetivos da primeira edição do Festival do Chocolate e Cacau e 3º Agrocacau de Ipiaú, no Sul do estado, que acontece no município entre 22 e 24 de abril. O evento reunirá 18 expositores de chocolates finos e produtores de cacau, além de apresentar tecnologia de produção, estimulando o turismo e a gastronomia na cidade.


A programação do Festival inclui palestras e debates com especialistas sobre o tema, como Raimundo Mororó, da Mendoá e Durval Libânio, do Instituto Cabruca; espaço de recreação e minicursos de confeitaria para crianças; workshops de receitas à base de chocolate; visitas a fazendas produtoras de cacau e concurso para eleger a melhor amêndoa da região. Um dos pontos altos do evento são as Oficinas Tecnológicas sobre produção de chocolate a partir da amêndoa do cacau promovidas pelo Instituto Federal através do sistema Rede e-Tec. Esses cursos são destinados à capacitação de representantes de associações, cooperativas, estudantes, produtores e profissionais da área. Na agenda cultural, estão grandes atrações regionais.

Entre os expositores estão ChOr – Chocolate de Origem, Amma, Mendoá, Fazenda Sagarana, Costanegro Chocolates, Amado Cacau, Jequitibá e Premium, além de produtos oriundos da agricultura familiar como geleias, doces e bolos. Na área da economia criativa, os expositores exibem artesanato, itens de decoração e vestuário.

Realizado pela Associação dos Produtores de Cacau e Chocolate do Médio Rio de Contas (Aproc), Território Identidade Médio Rio das Contas, MVU Promoções e Eventos, em parceria com Prefeitura de Ipiaú, Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria do Desenvolvimento Rural, e Ministério do Desenvolvimento Agrário, o evento conta também com o apoio de CAR, Faeb, Senar, Sebrae, entre outros. O 1º  Festival do Chocolate e Cacau e 3º Agrocacau de Ipiaú acontecerá na Praça Ruy Barbosa e terá entrada franca.

Por - 

Lívia Cabral 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Conquista, Salvador e Feira lideram casos prováveis de Dengue na Bahia

Vitória da Conquista, Salvador e Feira de Santana lideram o ranking de cidades com maior número de casos prováveis de Dengue em 2024, de aco...