terça-feira, 19 de abril de 2016

Ilhéus em Ação inicia limpeza da Praia do Cristo



A exemplo da praia da Avenida Soares Lopes, a proposta da Prefeitura de Ilhéus é melhorar as condições gerais do espaço com o objetivo de beneficiar ilheenses e visitantes.
Como determinado pelo prefeito Jabes Ribeiro, a Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb) iniciou no último sábado, 16, uma grande limpeza na Praia do Cristo, uma das mais frequentadas da cidade por ilheenses e turistas. A proposta da Secsurb é promover uma intervenção semelhante a que foi realizada na praia da Avenida Soares Lopes, incluindo a remoção de lixo e da chamada vegetação exótica, formada, entre outras, por grama. Veja também NOTA PUBLICA sobre o concurso.
Após reiterar que o trabalho acontece no âmbito do Programa “Ilhéus em Ação”, coordenada pelo vice-prefeito Carlos Machado (Cacá), o titular da Secsurb, César Benevides, informa que a limpeza deverá ser concluída no prazo de três semanas. “Como sempre, é uma ação que depende das condições meteorológicas e também do nosso equipamento, uma vez que trata-se de uma intervenção que exige muito das nossas máquinas”, lembra.
De acordo com o secretário, o cronograma estabelecido prevê que já nesta sexta-feira, 22, os serviços ganhem o apoio de uma equipe formada por 15 operários. “Eles estarão fazendo o que nós chamamos de limpeza fina. Ou seja, recolhendo detritos que as máquinas não conseguem pegar”, completa. Benevides acrescenta que o trabalho na Praia do Cristo, um dos cartões postais de Ilhéus, conta com uma patrol, uma retroescavadeira e quatro caçambas.
Soares Lopes – A revitalização da praia da Avenida Soares Lopes, que rende elogios de ilheenses e turistas até hoje, também incluiu a remoção de lixo, mato e entulho. Localizada na zona histórica da cidade, durante muitos anos, a praia da Avenida foi a mais frequentada pela população e pelos visitantes. Porém, com o recuo do mar e o surgimento de vegetação exótica, o acesso ao local tornou-se uma questão de segurança e um obstáculo aos banhistas.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Antonio Vieira, o trabalho na praia da avenida Soares Lopes significou a devolução de um importante espaço de lazer aos ilheenses e turistas, sem a ocorrência de qualquer tipo de risco à natureza. Ele explica que a grama que havia na areia surgiu a partir da década de 1980, após a construção do Porto do Malhado em mar aberto. “A construção do terminal portuário fez com que a água, que antes chegava nas proximidades da Catedral de São Sebastião e em frente ao Edifício Santa Clara, recuasse até o ponto em que está hoje”, enfatiza.
da Secretaria de Comunicação Social 

NOTA PÚBLICA
A Comissão Especial para Acompanhamento do Concurso Público do Município de Ilhéus (Portaria 016/2016) vem a público informar que a empresa Consultec, responsável pela execução do certame, entendeu por considerar superados os riscos noticiados em seu expediente Ofício Diretoria n° 023/2016, de 05 de abril de 2016, diante de estabelecimento de prazo final em 29.06.16, para publicação dos resultados finais de todos os cargos. Por conta disso, a Comissão deliberou por aprovar novo cronograma, na forma apresentada pela empresa responsável.               

Cumpre esclarecer que a data prevista para o término do procedimento sob a responsabilidade da Consultec foi fixada pela própria empresa, após as providências necessárias para cumprimento da decisão liminar que determinou a observância da isenção da taxa da inscrição para os hipossuficientes e reabertura do prazo de inscrições. Instada a se manifestar sobre a possibilidade de redução do cronograma que propôs para realização de todas as fases do certame sob sua responsabilidade, a Consultec se posicionou afirmando que, além de outras ponderações, “o encurtamento da finalização do cronograma poderá resultar no prejuízo da manutenção de prazos recursais não preservando e assegurando o direito ao candidato de se posicionar quanto ao resultado final publicado, dentre outras consequências”.

Diante de tal manifestação e tendo-se em vista as cautelas que devem cercar a realização do certame, que envolve mais de 31.000 candidatos inscritos, e a necessidade de se assegurar que o mesmo ocorra dentro da mais absoluta legalidade e transparência, o Município de Ilhéus, em face da liminar proferida nos autos do processo nº 0500846-68.2016.8.05.0103, que determinou a alteração do cronograma previsto no Edital 03/09, interpôs, dentre outras medidas, recurso de agravo de instrumento, sobrevindo concessão, pelo Tribunal de Justiça, de efeito suspensivo da execução da decisão proferida pelo Juízo da 1ª Vara da Fazenda Pública.
Posteriormente, ao atender admoestação para cumprimento da decisão para apresentação de cronograma que ultimasse antes de 02.07.16, a Consultec assumiu a responsabilidade de realizá-los, “preservando a condição técnico-operacional de realização, bem como a preparação e esclarecimento aos candidatos de informações que retratam seu desempenho e performance” .
Assim, independente da suspensão da decisão judicial, mas diante da posição da Consultec que assume a possibilidade de execução nos prazos que sugere, achou por bem a Comissão aprovar o novo cronograma, que, salvo a data para publicação dos resultados finais e a mudança da prova para o dia 08/05/2016 para todos os cargos, para se evitar que recaia no sábado, inexiste nenhuma outra alteração substancial, pelo que são ratificados os termos do Edital 03/2014.
O Município, ao mesmo tempo, volta a reafirmar que a postergação do certame para além da data inicialmente prevista no Edital 01/2016, vale dizer, 31.05.16, deu-se exclusivamente por fatos alheios a sua vontade, voltando a rechaçar os assaques ao exercício de suas atribuições constitucionais.
Permanecemos firmes no propósito de, mesmo diante de enormes dificuldades, reorganizar o quadro de pessoal do Município e adequá-los aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Nesse sentido, o prefeito Jabes Ribeiro determinou redobrados esforços da Secretaria de Administração no acompanhamento do cumprimento do cronograma do concurso e que a Procuradoria Geral do Município adote as medidas para assegurar à Administração Municipal a aos órgãos que a compõem o pleno desempenho de suas atribuições.
 Ilhéus, 19 de abril de 2016.
 Comissão Especial 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

UCRÂNIA: Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria ‘um grande erro’

Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria 'um grande erro'. (Foto: Divulgação/President of Ukraine) O presidente ucraniano ...