quinta-feira, 21 de abril de 2016

FTeCendo Leituras atraiu centenas de pessoas à Praça José Bastos


Centenas de pessoas foram atraídas à Praça José Bastos, área central de Itabuna, no último sábado (16), para prestigiar o Projeto FTeCendo Leituras, promovido pela Faculdade de Tecnologia e (FTC), em homenagem ao Dia do Índio (19 de abril). O projeto contou com a participação e atuação de estudantes e docentes dos cursos de Estudantes e professores dos cursos de Fisioterapia, Farmácia, Biomedicina, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Direito, Sistemas de Informação, Administração e Psicologia da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC).

Durante toda a manhã, o público visitou estandes, acompanhou encenações teatrais, apresentações musicais, bem como puderam provar várias iguarias da típica culinária e ver de conferir de perto traços da tradição dos povos indígenas brasileiros no artesanato, na pintura e na cerâmica. Além do espaço da Praça José Bastos, os estudantes ocuparam o saguão do campus da FTC com banners e diversas bancadas para mostrar “A Contribuição dos Povos Indígenas à Civilização Brasileira”.


Presente no evento, o advogado Silvio Ricardo Bute, que é descendente de índios, parabenizou a iniciativa da FTC Itabuna de trazer para a discussão na academia um tema tão relevante para que as pessoas conheçam a verdadeira história da civilização brasileira. “Vocês estudantes e professores da FTC estão dando uma grande contribuição para que a sociedade possam conhecer de fato o que aconteceu e como vivem atualmente o que ainda resta de nossos irmãos índios”, frisou Bute.

Segundo a coordenadora do Projeto FTeCendo Leituras, professora Gilsária Teixeira, a iniciativa foi resultado de muitas pesquisas nas quais os alunos perceberam a importância da influência da Cultura indígena para o Brasil. Ela ressalta que, além disso, os índios ainda fazem parte constitutiva da sociedade brasileira, e a formação multicultural que a caracteriza se deve ao fato de centenas de grupos que aqui habitavam.

“Os discentes demonstraram isso brilhantemente quando apresentaram de forma fidedigna a formação civilizatória do Brasil através dessa cultura, bem como os direitos dos índios que estão sendo violados. É importante que se reconheça a contribuição dos povos indígenas na formação do país e do povo brasileiro e que sejam fornecidos os meios necessários para a efetivação de todos os direitos constitucionalmente garantidos aos índios”, disse Gilsária.
Por - Erivaldo Bomfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

FERIADO MUNICIPAL NESTA TERCA,-FEIRA EM ILHEUS

Dia 23 é comemorado o Dia de São Jorge, Padroeiro de Ilhéus Igreja de São Jorge Prefeitura de Ilhéus: deliberou ponto facultativo nesta segu...