segunda-feira, 25 de abril de 2016

Festejos de São Jorge marcam o feriado de 23 de abril em Ilhéus

Santo católico é o padroeiro da cidade desde que foi fundada como Capitania Hereditária
 As comemorações pelo feriado municipal de 23 de abril, no último sábado, em Ilhéus, dia do padroeiro São Jorge, teve início durante a madrugada com a alvorada, seguida da Missa das Intenções, na igreja matriz da cidade, localizada à Rua Conselheiro Dantas, centro. O prefeito Jabes Ribeiro, a primeira dama Adryana Ribeiro e o vice-prefeito Carlos Machado participaram da missa solene, às 9h30min, celebrada pelo padre Aldemiro Sena (Miro), vigário geral da Paróquia, ao lado de centenas de fiéis.

A festa da comunidade católica em homenagem a São Jorge teve início no último dia 14, com o novenário, que incluiu missas, shows e quermesses. Também estiveram presentes à missa do último sábado os secretários municipais de Meio Ambiente e Urbanismo, Antônio Vieira, de Saúde, Antônio Ocké, o de Indústria e Comércio, Roberto Garcia, de Turismo e Esporte, Josenaldo Cerqueira e o chefe de Gabinete, Victor da Veiga.
O vice-prefeito Carlos Machado compareceu ainda à procissão, que teve início às 16h30min do sábado e percorreu as principais ruas do centro histórico de Ilhéus. Logo após, houve a benção do Santíssimo Sacramento, ao ar livre, na Praça Rui Barbosa. Para Cacá, a demonstração de fé do ilheense revela um “povo aguerrido e lutador, assim como foi nosso padroeiro São Jorge”.
Um dos coordenadores da festa, padre Aldemiro (Miro) Sena, conta que a presença de São Jorge na cidade se dá desde a Ilhéus da época da Capitania Hereditária, no início da exploração portuguesa em terras brasileiras. “O primeiro donatário da capitania, Jorge de Figueiredo Correia, foi quem enviou o santo para cá, através do expedicionário Francisco Romero. Entendo que a devoção do povo ilheense está muito ligada às características de seu padroeiro, que era um grande guerreiro, assim como a nossa população”, afirma o padre Miro. 
Da - Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus para conhecer a nossa forma de produzir cacau. Um dos principais produtores de cacau no mundo, represe...