quinta-feira, 3 de março de 2016

Ministro da Saúde garante apoio a Itabuna e Ilhéus no combate ao mosquito da dengue


Exibindo Ministro Marcelo Castro ladeado pelo deputado  Davidson Magalhães e prefeitos Claudevane Leite (1º  à esq.) e Jabes Ribeiro e vice-prefeito Wenceslau Junior - Foto Divulgação.jpg
            O ministro da Saúde, Marcelo Castro, se comprometeu em ajudar de modo efetivo as Prefeituras de Itabuna e de Ilhéus com ações e mais recursos para que os dois principais municípios do sul da Bahia intensifiquem as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e de atendimento à população vítima da zika vírus, chinkungunya e dengue. Os prefeitos Claudevane Leite e Jabes Ribeiro foram recebidos em audiência no final da tarde de terça-feira, dia 1º, no Gabinete do Ministro em Brasília.


            “Esta é uma ajuda fundamental para que a população seja mais bem atendida e os agentes de Saúde tenham mais condições de combate ao mosquito”, comentou o deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB-BA), organizador do encontro, que também contou com a presença da deputada federal Tia Eron (PRB-BA), do vice-prefeito de Itabuna, Wenceslau Junior, e da diretora da Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, Luciana Pinheiro, além do assessor do ministério, Alfredo Boa Sorte.
            Na audiência foi relatado o trabalho intensivo dos municípios para dar mais assistência e tranquilidade à população, como é caso do QG de Combate ao Mosquito da Secretaria Municipal de Saúde, recém-inaugurado em Itabuna.  Já o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald Ferreira dos Santos, que inclusive visitou Ilhéus e Itabuna nesta semana, considera que “é importante o controle social para que as ações de combate ao mosquito se ampliem ainda mais”.
            Ronald destacou que nesta semana deve entrar em pauta de votação no Congresso Nacional a PEC 01/2015, que restabelece os percentuais de financiamento da saúde como defendido pelo Saúde +10, um Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública. Pela proposta se busca o repasse efetivo e integral de 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde pública brasileira, alterando, dessa forma, a Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012.
O prefeito Claudevane Leite ressaltou que “Itabuna está buscando alternativas e recursos para enfrentar a questão do mosquito. Fomos o primeiro Município a montar um espaço específico para atender a população. Oferecemos todo o suporte, incluindo laboratório, equipes médicas 24 horas, enfermagem, atendentes e auxiliares”, disse Vane lembrando que o QG de Combate ao Mosquito não atende somente pacientes de Itabuna, mas de toda a região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...