sábado, 26 de março de 2016

Mais de 30 mil processos estão parados na Comarca de Itabuna


Metade das Varas sem juízes e um elevado déficit de funcionários. Esta foi à situação apresentada no relatório que foi entregue pela OAB-Itabuna a presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, desembargadora Dr.ª Maria do Socorro Barreto Santiago, na ultima terça-feira, dia 22. A presidente esteve na cidade de Coaraci, sua terra natal, para ser homenageada pela OAB coaraciense e tirou um tempo em sua agenda para receber os advogados Edmilton Carneiro e Rui Carlos R. M. da Silva, presidente e tesoureiro da OAB-Itabuna, respectivamente.

 Diante do exposto, a presidente do TJ-Ba se revelou que já está trabalhando para resolver o problema e anunciou a criação de uma nova Vara que irá atender a Itabuna. “Precisamos nomear esses juízes, o edital de promoção já esta aí e já vai ser julgado pelo Pleno, estamos vendo o que podemos fazer agora. Criei uma Vara especifica para Crime organizado que vai atender a Comarca de Itabuna e vamos fazer as promoções (dentro das nossas limitações) para que atenda as Comarcas polo e possa solucionar esses problemas e melhorar a prestação jurisdicional. Esse é no nosso interesse”, disse Dr.ª Maria do Socorro. Após a solenidade que empossou a nova Diretoria da OAB-Coaraci, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Bahia, Luiz Viana, visitou sede da OAB-Itabuna para conferir a real situação física das instalações. Acompanhado do secretário geral da OAB-BA, Carlos Medauar e de conselheiros estaduais que compõe o Conselho Pleno da Seccional baiana, Viana pode observar in loco que a sede itabunense da Ordem está totalmente insalubre e que não oferece acessibilidade aos advogados, precisando de intervenção urgente. A vistoria aconteceu no final da tarde, da terça-feira, dia 22. De acordo com Luiz Viana, “de fato a sede da OAB-Itabuna precisa ser reformada urgentemente”, pois do jeito que está não atende as necessidades da classe e ainda põe em risco à saúde dos que a frequentam todos os dias, principalmente os funcionários. “O que temos que fazer agora é nos reunir, fechar o projeto de reforma e em busca dos recursos necessários para revitalizar a sede de Itabuna e se não conseguirmos esse valor de outras fontes, vamos utilizar recursos próprios da Seccional para custear a reforma. O que não pode e ficar como está”, pontuou Viana. A reunião com o presidente da OAB-Itabuna, Edmilton Carneiro e a diretoria local com a equipe de obras e presidência da OAB-Ba foi marcada para o próximo dia 06 de abril, um dia antes do próximo encontro do Conselho Pleno estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus para conhecer a nossa forma de produzir cacau. Um dos principais produtores de cacau no mundo, represe...