segunda-feira, 28 de março de 2016

Guarda Civil de Itabuna finaliza curso sobre armas não letais


Nesta terceira e última etapa do curso mais 12 guardas civis municipais foram capacitados para atuar de forma efetiva na segurança da Câmara de Vereadores do município de Itabuna. O treinamento ocorreu na quinta-feira passada, dia 24, ministrado pelo instrutor GCM Silvio Marques. Segundo o instrutor do curso de Uso Progressivo da Força qualificar o agente de segurança é forma coerente e continuada de capacitação. “Completamos hoje as 60 horas de duração do curso, quando ensinamos aos agentes credenciados a estrutura de segurança pública municipal, estadual e federal, para que possam agir em conformidade com o Estatuto Geral da Guarda Civil, com o Estatuto do Desarmamento e com a Lei Municipal da Guarda Civil”, afirmou.


A secretária municipal de Administração, Mariana Alcântara, acompanhou a capacitação dos agentes e destacou a importância da ampliação desta qualificação. “O objetivo desta preparação é não só instruir os agentes enquanto profissionais, mas também fazer com que cada um se sinta valorizado”, disse.
Segundo afirmou há projeto para aquisição de novas armas, fazendo com que o município tenha melhor qualificação de seu contingente da Guarda Civil Municipal. “Com este reforço educacional poderemos atuar de forma equilibrada e preventiva como, por exemplo, no programa Crack, é Possível Vencer”, destacou Mariana Alcântara.  

Para o coordenador pedagógico do Núcleo Educacional da GCM Valdir Santos o uso de armas não letais é de suma importância, pois, reafirma o papel do agente quanto à preservação da vida. “Ainda neste semestre haverá mais dois cursos: Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), voltado para atuação da segurança pública e fiscalização de trânsito para o apoio ao agente de trânsito atuando em parceria com o SETTRAN”, informou.

Atualmente, o município conta com um efetivo de 208 guardas civis municipais, com atuação ostensiva em vias públicas, além de escolas, postos de saúde, Prefeitura e Câmara de Vereadores sob o comando do inspetor Fábio Pinheiro, que também é o instrutor de armas de fogo. O Ministério da Justiça disponibilizou as armas não letais para uma eficácia ainda maior do agente.

No curso foi abordado uso destes equipamentos e o uso progressivo da força. “Essas diretrizes são aprovadas pela Portaria Interministerial nº 4.226 que considera reduzir paulatinamente os índices de letalidade resultantes das ações dos agentes de segurança pública”, declarou Fábio Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Chico França rebate críticas do secretário de Esporte, Alcântara Pellegrine

O programa "Na Boca do Tubarão" deste sábado(13), apresentado por Neto Terra Branca e Rui Correia, teve a participação do engenhei...