quarta-feira, 2 de março de 2016

Governo autoriza participação de capital estrangeiro em empresas aéreas

Marieta Cazarré

Agência Brasil
O governo autorizou, por meio de medida provisória, o aumento de 20% para 49% da participação de capital estrangeiro em empresas aéreas brasileiras. Hoje (2), em entrevista coletiva, o ministro da Secretaria deAviação Civil, Guilherme Ramalho, disse que a medida aumenta a capacidade de capitalização das companhias aéreas e possibilita a entrada de novas companhias no mercado brasileiro.

“Até ontem, as empresas aéreas brasileiras podiam ter até 20% do capital social votante na mão de estrangeiros. O que nós estamos alterando agora é que as companhias aéreas brasileiras podem ter até 49% do seu capital social, com direito a voto detido por estrangeiros”, disse Ramalho.
Segundo o ministro, o intuito é gerar mais investimentos no setor, o que resultará em benefícios aos passageiros, que terão mais opções de voos, a preços mais baixos. “Com a entrada de mais capital estrangeiro, as empresas poderão se capitalizar e investir mais”, disse. Além disso, com a possibilidade de criação de novas empresas, inclusive as de baixo custo ou low-cost, a concorrência deve aumentar e os preços devem cair.
A medida prevê ainda a reciprocidade, ou seja, na hipótese de o Brasil celebrar acordos de serviços aéreos com outros países que autorizem a participação de capital brasileiro acima de 50%, o Brasil também autorizará o mesmo percentual.
Marcelo Guaranys, diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), afirmou que o Brasil ainda não tem nenhum acordo de reciprocidade firmado com outros países. “A MP abriu a possibilidade de termos essa reciprocidade.”
Ao ser perguntado se a medida serviria para salvar alguma companhia aérea brasileira, o ministro respondeu que não. “Não é uma medida voltada nem para A nem para B, é uma medida muito importante para a sustentabilidade do setor”, disse.
Ramalho disse ainda que a medida ajudará a Infraero a se recuperar após a perda de parte da sua arredação, proveniente dos grandes aeroportos que foram concedidos. “A queda do tributo ajuda a equilibrar o setor aéreo após as concessões e gera acréscimo de receita para a Infraero”.
A medida provisória, publicada hoje no Diário Oficial, já está em vigor e segue para apreciação no Congresso Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

JOELMA NO ITA PEDRO

Prefeitura de Itabuna confirma Joelma como mais uma atração do Ita Pedro 2024 A  Prefeitura de Itabuna anunciou nesta segunda-feira, dia 15,...