sábado, 26 de março de 2016

Governo articula políticas de fomento à cadeia produtiva cacau


Neste sábado (26), véspera do domingo de Páscoa, é o Dia do Cacau, fruta importante especialmente para região sul da Bahia. A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) vem somando esforços para ampliar o cultivo de cacau e produção de chocolate no estado. Após mais de duas décadas de crise, provocada pela vassoura-de-bruxa, a lavoura cacaueira do sul da Bahia atravessa um período de recuperação, com aumento da safra e produção de amêndoas de qualidade. A safra 2014/2015 chegou a 220 mil toneladas no país.

 De acordo com o titular da SDR, Jerônimo Rodrigues, a secretaria tem trabalhado para ajudar os produtores a superar a crise, investindo em toda a cadeia produtiva do cacau, incluindo a ampliação do polo chocolateiros. “O Governo da Bahia vem realizando ações na agricultura familiar, que atualmente responde por cerca de 70% da produção de cacau no sul do estado, através de programas de capacitação profissional, assistência técnica e financiamento de projetos agrícolas”.

 A Bahia é o principal estado produtor de cacau do país, responsável por aproximadamente 64% da produção. No estado são mais de 40 mil produtores, destes a grande maioria é de agricultores familiares, assentados de reforma agrária e pequenos produtores, distribuídos em oito Territórios de Identidade. Para o secretário, a cultura do cacau é uma pauta de governo. “A Bahia tem que ter estratégias para enfrentar os desafios desse segmento. Temos que ter competitividade e fortalecer o mercado interno, estimulando o consumo de derivados do cacau (manteiga, liquor, pó, chocolate, entre outros)”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...