Vamos salvar o Rio Cachoeira! É o nosso maior patrimônio. Não jogue lixo em seu leito. Povo limpo, cidade civilizada... Vamos preservar a nossa história.

terça-feira, 15 de março de 2016

Convênio beneficia atendimento na Maternidade Santa Helena e tratamento de câncer em Ilhéus

Os resultados do convênio foram tratados entre o prefeito Jabes Ribeiro e o secretário estadual de Saúde, Fábio Villas-Boas, com a interveniência do vice-governador João Leão.

Um convênio entre a Prefeitura de Ilhéus e a secretaria de Saúde da Bahia vai permitir melhorias no atendimento às pacientes da Maternidade Santa Helena, unidade da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, a partir de abril próximo.  O assunto foi inicialmente tratado entre o prefeito Jabes Ribeiro, o vice-governador baiano, João Leão, o deputado federal Cacá Leão, e secretário de Saúde do Estado, Fábio Villas Boas, no mês passado.


Na recente visita a Ilhéus, o secretário Villas Boas aprofundou o diálogo com o prefeito ilheense e garantiu reforços para a Maternidade Santa Helena – única da cidade, para o atendimento aos pacientes com câncer no Hospital São José, outra unidade da Santa Casa, e para o combate ao mosquito aedes aegipty. O debate para essas demandas contou ainda com a participação do provedor da Santa Casa de Misericórdia, Eusínio Lavigne Gesteira, o deputado estadual Eduardo Salles e o secretário municipal de Saúde, Antonio Ocké.

Na semana passada, o secretário Antonio Ocke participou, em Salvador, de uma série de reuniões com técnicos da secretaria de Saúde da Bahia no sentido de viabilizar o financiamento de recursos para a Maternidade Santa Helena e para a assistência em oncologia do Hospital São José. Foram discutidos os subfinanciamentos liberados pelo Governo do Estado que atualmente extrapolam em mais de 100% a produtividade, cujo excedente vem sendo mantido com recursos próprios do município. 

O secretário de Saúde de Ilhéus afirmou que “a secretaria estadual de Saúde (Sesab) e o Ministério da Saúde reconhecem oficialmente que, nos últimos três anos, aumentou consideravelmente o acesso da população de Ilhéus aos serviços de oncologia (tratamento de câncer) e assistência ao parto, e isso tem gerado um déficit financeiro para o Município, já que o custo cresceu, mas não havia ainda recomposição financeira para este saldo negativo”.

 De acordo com Antonio Ocké, após dois dias de estudos técnicos e discussões foram acordadas as propostas de dobrar o valor do financiamento existente em oncologia, e implementar com recursos financeiros do governo da Bahia o contrato com a Maternidade Santa Helena. “Esses recursos financeiros são resultado de empenho do prefeito Jabes Ribeiro com o secretário estadual de Saúde, Fábio Villas-Boas, cujo posicionamento favorável do secretário foi imprescindível nestas novas conquistas. O objetivo é melhorar a qualidade do serviço de oncologia e a assistência ao parto no município de Ilhéus e região”, afirmou Ocké.

As reuniões em Salvador tiveram efetiva participação da enfermeira Fernanda Ludgero, diretora de Média e Alta Complexidade, e de Bruno Vasconcelos, diretor de Regulação da secretaria municipal de Saúde  de Ilhéus(Sesau), de Ana Paula Andrade, diretora de Controle da Sesab, e da presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems) da Bahia, Stela Souza, que avaliaram o estudo apresentado pelo município de Ilhéus.

Da - Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário: