sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Transporte público de Itabuna entra na última etapa de licitação


O transporte de hoje deixa muito a desejar...
O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, reuniu-se na quinta-feira, dia 11, com o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Abrão Ribeiro, para avaliar o processo de licitação em andamento para a escolha das empresas que vão operar o serviço de transporte coletivo pelos próximos 20 anos. A partir da publicação do edital no Diário Oficial, as empresas terão prazo de 45 dias para apresentação das propostas e a expectativa é que o processo seja concluído ainda nesse semestre.


O secretário Abrão Ribeiro informou ao prefeito que a Comissão de Licitação já está analisando e incluindo no edital as sugestões enviadas por pessoas de todo o país no período em que a minuta de edital do contrato e os anexos ficaram à disposição do público na página oficial da prefeitura na Internet em consulta pública. Vane destacou que o processo está sendo gradual para que não haja questionamentos e para assegurar à população um serviço de qualidade.

O prefeito ressaltou que pessoas e empresas de todo o país puderam fazer críticas e apresentar suas sugestões. “Mas foi um processo tão bem construído pela equipe técnica, que não houve questionamento sobre nenhum item do edital e o processo caminha dentro do cronograma estabelecido. A licitação do transporte público significará uma grande conquista para a população de Itabuna”, reforçou.

 Vane destacou que, com a licitação, entre as vantagens para o sistema, está a construção de um terminal de transbordo, que permitirá ao usuário trocar de linha, sem necessitar pagar nova tarifa, e a implantação de GPS nos ônibus para o acompanhamento do itinerário em tempo real, facilitando a fiscalização da Settran. Com isso, o município pretende reduzir o tempo de espera, evitando superlotação nos veículos e oferecer mais segurança aos usuários.

Nova tabela
O secretário Abrão Ribeiro também apresentou ao prefeito uma nova tabela de horários no transporte coletivo, definida após a conclusão de levantamento dos técnicos da Settran e através de reuniões com o Sindicato dos Rodoviários de Itabuna e representantes das empresas que operam o serviço no município. De acordo com o Abraão Ribeiro, a medida reduziu o tempo de espera nos pontos de ônibus e acaba com a superlotação, principalmente nos horários de pico.

A nova tabela foi implantada na quinta-feira e prevê a circulação diária de 94 ônibus das empresas São Miguel e Viação Rio Cachoeira.  “Trabalhamos para que todas as linhas fossem atendidas satisfatoriamente e para que o passageiro tenha mais conforto. Notamos que para algumas linhas os ônibus rodavam lotados e para outros destinos quase sempre vazios. Esse problema foi resolvido”, afirmou Abrão Ribeiro. 

Pela nova tabela os intervalos são menores, sendo que o primeiro veículo passa circular em Itabuna às 3h35min da madrugada, saíndo do bairro São Caetano.   O ônibus faz a última viagem por volta da meia noite. “Tenho certeza que os usuários do transporte coletivo já estão sentido as melhorias com as mudanças implantadas”, finalizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna faz licitação para construção de viadutos

Um dos viadutos será construído aqui, cabefeira da ponte Governador César Borges, saída para o bairro São Caetano. Foto: jornal a Região. Do...