sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Revista Nature publica novo artigo de professor da UFSB

Da - ufsb.edu.br/2016/02/revista-nature-artigo-ufsb - 3 de fevereiro de 2016   //   Por:    //   Notícias

 O artigo “Biomass resilience of Neotropical secondary forests”, produzido com a participação do professor Daniel Piotto, foi publicado pela revista Nature, considerada uma das mais importantes publicações científicas do mundo.
O artigo estima as taxas de acumulação de biomassa em áreas agrícolas abandonadas que se encontram atualmente em processo de regeneração florestal em toda a América Latina tropical. Também foram estudados os efeitos do clima, do desmatamento e da fragmentação da paisagem sobre a capacidade de recuperação de biomassa pelas florestas.
Os resultados têm um grande impacto sobre as análises para o balanço global de carbono na atmosfera, mostrando o grande potencial das áreas de floresta em regeneração para o sequestro de carbono. O artigo apresenta também um mapa indicando as áreas da América Latina com maior e menor potencial para o sequestro de carbono por florestas secundárias.
Para o professor Piotto, essa pesquisa tem o potencial de orientar as políticas climáticas, uma vez que indica locais onde deve ser minimizada a perda de florestas devido à baixa resiliência, que inclui, por exemplo, toda região nordeste da Mata Atlântica, bem como para promoção da regeneração e restauração florestal em áreas degradadas onde a resiliência é alta.
Daniel Piotto participou de outro artigo publicado recentemente pela Nature, intitulado “Mapping tree density at a global scale”, no qual propõe uma nova estimativa para o número de árvores do planeta.
Publicado também no Jornal Agora, edição de hoje, 05.02.16

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus para conhecer a nossa forma de produzir cacau. Um dos principais produtores de cacau no mundo, represe...