segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Orlando Cardoso completou 55 anos de comunicação em Itabuna



Uma voz grave, jargões inconfundíveis e um caráter  ilibado, que serve como exemplo para os fãs, colegas e família. Orlando Cardoso, chamado pelos amigos de Canário, completou na última sexta-feira (26), 55 anos de rádio. Os colegas da Rádio Difusora Sul da Bahia comemoram da melhor forma, abraçaram o nosso “Orlandinhooooo”, aí ele responde,  “Oiiiii meus amores do rádiooooooooo”.
Orlando Cardoso já recebeu dezenas de homenagens como comunicador, como, por exemplo, virou personagem de um trabalho de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), teve seu nome eternizado em cabines e salas de imprensa. “Fico feliz em receber todas essas lembranças em vida”, revela.
O radialista que conseguiu passar de meio século comunicando, trabalhou nas três emissoras da cidade, antiga Rádio Clube (hoje Nacional), Rádio Jornal, mas o amor dele está mesmo na RD, onde apresenta ao lado de Silmara Sousa, o Panorama 640, das 07:00 ás 09:00, de segunda a sexta-feira. “Quero terminar minha história no rádio aqui nessa casa, se deixarem, rs”, descontrai.
Torcedor do Bahia e do América do Rio de Janeiro, Orlando Cardoso é um homem sistemático, gosta das coisas tudo muito certinha e é fiel aos costumes familiares. Ao lado da sua esposa Jó, ele segue alguns rituais, como, por exemplo, ir a feira do Centro Comercial toda quinta-feira, passar no Boteco Tico-Tico e comer o pastel acompanhado de uma galadinha.
As tradições não param por aí, a abertura do programa com mensagens do dia, versículos da Bíblia e falar os santos dia, fazem parte da liderança absoluta há 55 anos
Por Oziel Aragão

ESPECIAL: ANIVERSÁRIO DE ORLANDO CARDOSO 71 ANOS DO CANÁRIO



Considerado como um dos mais respeitados nomes da comunicação baiana por seu trabalho e ética, o radialista Orlando Cardoso Melo nasceu em Itabuna em 25 de Agosto de 1942, filho de Odon Ferreira Melo e Helena Cardoso Melo, que chegaram a nossa região nos anos 40, quando nasceu o grande comunicador.

Orlando Cardoso, é filho, do meio, de uma prole de oito irmãos, entre eles, Osvaldo Cardoso que foi um grande seresteiro, já falecido. Filho de pai alagoano e mãe sergipana, seu pai em Itabuna foi guarda municipal e pequeno comerciante de secos e molhados, proprietário de uma “vendinha”. Orlando ainda criança, não dando certo em Itabuna o seu pai transferiu sua família para uma rocinha na cidade de Una, onde moraram por pouco tempo, em seguida, seus pais resolveram morar em Ilhéus de onde retornaram a Aracajú e depois novamente a Itabuna, desta vez, fixaram residência na “Fazenda Amaralina”, rodovia Itabuna/Itajuipe, numa região denominada “Boqueirão”.

Nos seus 50 anos de comunicação, Orlando Cardoso também teve uma breve passagem pelos microfones da rádio Jornal de Itabuna, a convite do então diretor, radialista e jornalista Waldeny Andrade, isso, sem deixar a Difusora. Antes de ingressar no rádio Orlando Cardoso trabalhou “No Camiseiro” loja de etiqueta que pertencia ao empresário Odorico Manezes, pai do publicitário Gerson Menezes, quando foi convidado a prestar serviços como vendedor na loja “Os Gonçalves” que na época, estrategicamente, instalada na Avenida do cinquentenário era a grande coqueluche da sociedade regional. Neste local o radialista ganhou popularidade e conheceu sua colega Josélia, que mais tarde passou a ser a sua companheira do seu segundo casamento. União que gerou mais duas filhas (sendo uma adotiva) além das duas do primeiro casamento, que já lhe renderam quatro netos.

“...fui vereador por duas gestões e não gostei da experiência; mas vocês da imprensa quando se referem a mim, ressaltam a minha honestidade, de quando fui vereador; digo sempre que honestidade não merece aplausos; Ser honesto é obrigação; O vereador está apenas cumprindo sua obrigação, o seu dever... Ninguém nasceu para ser desonesto, ladrão, bandido; O homem nasceu para ser a imagem e a semelhança de Deus; Então deve ser correto... mesmo tendo nossos pecados, nossas falhas, os nossos tropeços... é, realmente, o que eu sou na vida... dentro da Câmara de Vereadores, graças a Deus nunca negociei um voto, Tive propostas, tive ofertas, mas refutei todas elas... E tenho orgulho em dizer, se hoje, alguém tiver comprado Orlando Cardoso, ou dizer, como vereador, mesmo com um saquinho de pipocas, pode declarar que eu tornarei público dentro de meu programa”!
Joselito dos Reis Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...