segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Olodum, Jamil e outras atrações fecharam com chave de ouro a última noite do Ilhéus Folia

NA PEGADA DA LÔRA UMA GRANDE ATRAÇÃO




Público de cerca de 40 mil pessoas cantou e dançou ao som dos tambores do Olodum e outros sucessos do axé music baiano

Ao som de grandes sucessos, como “Faraó”, "Protesto Olodum" e “Olodum pra Balançar”, a banda Olodum fez o público reviver coreografias que marcaram época nos carnavais pela Bahia, no último dia do Ilhéus Folia, neste domingo, 31. Com percurso iniciado por volta das 23h30min, a banda atraiu para traz do trio elétrico cerca de 40 mil pessoas, segundo estimativa da Secretaria Municipal de Turismo (Setur). A noite ficou ainda mais recheada de alegria com a passagem das bandas Jamil, Duas Medidas, Lordão, Avenida Sete e outras atrações que se apresentaram no circuito da Avenida Soares Lopes.

Em sua passagem, o Olodum lembrou que já arrastou multidões em outros carnavais e parabenizou “o resgate da tradição aqui nessa cidade maravilhosa”, afirmou o vocalista Mateus Vidal. Mais cedo, seis entidades afro culturais preencheram o circuito da festa, com música, coreografias, bandas de percussão e muita negritude. Os desfiles foram acompanhados de perto pelo prefeito Jabes Ribeiro, a primeira dama, Adryana Ribeiro, e o vice-prefeito, Carlos Machado (Cacá), os secretários municipais de Turismo e de Cultura, Josenaldo Cerqueira e Paulo Atto, entre outros secretários, vereadores e autoridades locais.

A estudante itabunense Mariana Souza, 21, contou que veio ver o show do grupo Duas Medidas, e gostou bastante. “Já conhecia a banda de Salvador e eles são muito bons, animaram a galera mesmo”, acrescentou. Larissa Mendes, comerciante de Ilhéus, afirmou que tinha curiosidade de conhecer a Banda Avenida Sete. “Gosto desse suingue, dessa batida cadenciada. O carnaval está muito bom”, disse.

No último dia do carnaval antecipado de Ilhéus contou ainda com a participação de blocos carnavalescos organizados na comunidade. Um deles, “As Pererecas”, levou cerca de mil mulheres à avenida, com muita animação. O bloco sai às ruas há dez anos durante o carnaval, tenha ou não festa organizada pelo poder público.

Locais - A presença de artistas locais foi uma das características do Ilhéus Folia, salientou o secretário municipal de Turismo, Josenaldo Cerqueira. “Temos que prestigiar o cantor, cantora, a banda daqui, que mantém a cena artística regional viva, por isso trouxemos o Lordão, Via de Acesso, Di Bali, Realce, que estão na estrada há bastante tempo e sabem como manter a galera animada”.

Avaliação - Antes da entrada dos trios na avenida, o prefeito Jabes Ribeiro e o vice, Cacá, concederam entrevista coletiva à imprensa, onde fizeram avaliação geral da festa. Para Ribeiro, “não há dúvidas do sucesso da festa, pelo público, pelas atrações, pela movimentação econômica, a organização que vem sendo demonstrada aqui nesses três dias”.

O vice-prefeito, que acompanhou todos os dias da folia, agradeceu a presença dos foliões e parabenizou a organização da festa, “que se tivesse mais dias de trios, com certeza a avenida continuaria lotada como esteve na sexta, no sábado e nesse domingo”, declarou. O Ilhéus Folia é uma realização da Prefeitura Municipal, com apoio da Bahiatursa, do Governo do Estado, Associação de Turismo (Atil), Schincariol, Coca Cola e Costa do Cacau Convention Bureau.

Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

UCRÂNIA: Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria ‘um grande erro’

Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria 'um grande erro'. (Foto: Divulgação/President of Ukraine) O presidente ucraniano ...