quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

LÉO BRÍGLIA CRAQUE DA SELEÇÃO BRASILEIRA MORRE EM SUA TERRA NATAL

Léo, antes e depois


29.08.1928 + 25.02.2016

Emmanoel (Léo) Briglia, ex-craque de futebol e, que atuou no Fluminense do Rio de Janeiro, Santos Futebol Clube, ao lado de Pelé, na década de 50, inclusive, sendo convocado, como ponteiro esquerdo à Seleção Brasileira, em 1958, morreu, nesta manhã de quinta-feira (25), às 6:30h, em Itabuna, no Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães, após alguns dias internado.
A informação foi dada por seu amigo, comunicador, Orlando Cardoso, através dos microfones da Radio Difusora Sul da Bahia. o craque que tão bem representou  a história do futebol grapiúna e brasileiro, residindo ultimamente na Vila da Túlia, orla norte de Ilhéus, onde recebia muitos de seus amigos, nascido em 1928, portanto com 86 anos de idade, não resistiu, mais a corrida do tempo.

Emmanoel (Léo) Bríglia, Filho de Francisco Bríglia, um dos  desbravadores dessa terra, conhecido, na época, como Coronel Chico Bríglia, e, irmão do ex-presidente da Emasa, hoje, Secretário de Administração do município de Itacaré, Dr. Geraldo Bríglia, seu corpo será sepultado amanhã, às 8h,no Cemitério do Campo Santo, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. Enquanto isso seu corpo está sendo velado, no Velório Paulo Preto, subida do Hospital Calixto Midlej Filho. 

Veja mais informações sobre o craque - terceirotempo.bol.uol.com.br - Por Marcelo Rozenberg, com a valiosa colaboração dos jornalistas do "Papo de Bola", folha esportiva semanal da cidade de Itabuna, na Bahia
Léo Briglia, baiano nascido em Itabuna, foi um grande jogador do Bahia e Fluminense. Teve participação decisiva na conquista do tricolor da boa terra da Taça Brasil de 1959 sobre o Santos de Pelé.

No Flu passou por uma situação curiosa. Em seus primeiros tempos nas Laranjeiras, uma série de contusões não o deixou apresentar um bom futebol. Até que foi descoberto um problema em sua dentição que fez com que vários dentes fossem extraídos. Só então começou a marcar gols. Atualmente reside em Itabuna onde está aposentado.

Os jogos mais importantes de sua vida aconteceram em 1959 na decisão da Taça Brasil entre Bahia e o Santos de Pelé. Em 10 de dezembro, o tricolor venceu na Vila Belmiro por 3 a 2, com gols de Biriba, Léo Briglia e Alencar.

No dia 30 do mesmo mês, o Santos devolveu a derrota inicial marcando 2 a 0 na Fonte Nova. Houve, então, a necessidade da realização de uma partida desempate em campo neutro. No dia 30 de março de 1960, os dois times se encontraram no Maracanã.

Com gols de Vicente, Léo Briglia e Alencar, o Bahia fez 3 a 1 e levantou o título. Ganhou também o direito de representar o Brasil na 1ª edição da Libertadores.

               


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...