terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Hospital Calixto Midlej Filho superlotado amplia medidas emergenciais

            O Pronto Atendimento do Hospital Calixto Midlej Filho, Unidade de Emergência estruturada para atender média de 100 pacientes dia, registrou nesta segunda-feira (22.02) 324 atendimentos. Sobre o final de semana, entre sexta e domingo, foram 667 pacientes, dos quais cerca de 600 diretamente relacionados à infecção por dengue, zika ou chicungunya. Em relação ao final de semana anterior, registrou-se um aumento de 20% no número de casos. Todos estes dados reforçaram o sinal de alerta para a explosão da epidemia no município.

           
 Um agravante para este cenário é o aumento também do número de adoecimento entre funcionários da instituição, com elevação da quantidade de atestados médicos, principalmente por acometimento por dengue, zika e chicungunya. “Ainda na sexta-feira (19.02), a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna registrava 11% de todos os funcionários ativos da instituição afastados temporariamente das funções por conta de atestados médicos”, declarou o diretor Administrativo financeiro da SCMI, André Wermann.
            A situação levou a administração do Hospital a realizar a liberação emergencial de vagas para contratação imediata de profissionais, sendo, até o momento, mais dois recepcionistas, seis técnicos de enfermagem e um enfermeiro. Outra medida foi o aumento do quadro de médicos na Emergência. Hoje são cinco profissionais atuando por dia, com previsão de inclusão de um sexto médico na escala. Também já estão previstos para esta semana aumento de técnicos de laboratórios na coleta de material para análise.  
 Agravante
            Com um total de 98 leitos de convênio e particular para internamento, o Hospital Calixto Midlej Filho encontra-se com 100% de ocupação dos leitos clínicos e uma fila de espera que chegou a 10 pacientes internados em leitos extras na segunda-feira. “A média de pacientes aguardando leito é recorrente em 4 a 5 pessoas, mas neste final de semana drobramos a quantidade de pacientes internados sem acomodação disponível em apartamento ou enfermaria”, declarou A gerente administrativa do Hospital Calixto Midlej Filho, Cláudia Virgínia. Na manhã desta terça-feira (23.02) são três pacientes aguardando liberação de leitos. 
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...