quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Coordenação e combate à microcefalia em Itabuna unem Estado e município

 
Itabuna já tem uma Sala de Coordenação e Controle da Microcefalia, implantada na sexta-feira passada pelo Governo do Estado e que passará a funcionar em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. A unidade foi instalada no Núcleo Regional Sul de Saúde (antiga 7ª Dires), no centro da cidade, tendo como objetivos gerenciar e monitorar as ações de mobilização e combate ao mosquito Aedes Aegypti para o enfrentamento da microcefalia, além das arboviroses dengue, chikungunya e o zika vírus. 
 
Durante a instalação, a coordenadora do Núcleo Regional Sul de Saúde, Mariza Eduane Costa Pinheiro, explicou que a Sala de Coordenação e Controle da Microcefalia em Itabuna segue o modelo criado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional e visa definir diretrizes para intensificar a mobilização e combate ao mosquito Aedes Aegypti e, consequentemente, a microcefalia.
Segundo ela, o trabalho consiste em promover a mobilização social, envolvendo escolas, comunidades, Poder Judiciário e Ministério Público; definir estratégias; planejar a execução das ações e prestar assistência necessária às gestantes, vítimas do zika vírus, tido como responsável pelo aumento de casos da má formação congênita de bebês.
Ao participar da solenidade, o secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho ressaltou a importância dessa nova unidade que resultará na ampliação dos esforços que, inclusive, já vem sendo empreendidos no município desde o ano passado. Ele lembrou que as ações em Itabuna serão intensificadas a partir da instalação do QG Combate ao Mosquito e da campanha de mobilização, que começará a ganhar corpo a partir desta semana.
“A Sala de Coordenação e Controle da Microcefalia vai contribuir para consolidar e divulgar informações sobre as ações e os resultados obtidos, além de monitorar procedimentos adotados nas ações de mobilização e combate ao mosquito Aedes Aegypti em Itabuna”, frisou o secretário Paulo Bicalho. Coordenadores dos Departamentos de Vigilância Epidemiológica de municípios regionais, além de agentes Comunitários de Saúde e de Endemias também participaram da solenidade.
Da Sec. de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Ilhéus não tem alteração na faixa-etária da vacinação

Atenção: Sesau informa que Ilhéus não terá alteração na faixa-etária da vacinação contra dengue A mudança de faixa-etária é apenas para muni...