Vamos salvar o Rio Cachoeira! É o nosso maior patrimônio natural. Não jogue lixo em seu leito.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Saúde de Ilhéus realiza mutirão contra Hepatite C

Testes rápidos serão realizados durante toda a próxima terça-feira, 19, no centro da cidade
 A Secretaria de Saúde (Sesau) de Ilhéus realiza na próxima terça-feira, 19, mutirão de testagem rápida para diagnóstico de Hepatite tipo C. A ação, de acordo com o titular da Sesau, Antonio Ocké, é nacional e conta com parceria do Ministério da Saúde e da Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH). O stand será montado no quarteirão Jorge Amado, no centro, das 9h às 17h.

A campanha tem como objetivo dar visibilidade ao combate à doença e espera atender, em Ilhéus, cerca de 200 pessoas. A Hepatite C só começa a se manifestar entre os 20 e 40 anos, após a infecção e já em estágio avançado. O fígado é o órgão mais atingido. Por isso, a recomendação é que todas as pessoas acima dos 40 anos façam o teste, que demora só 20 minutos.
De acordo com a coordenadora do setor de DST/Aids da Sesau, Katiussa Vésper, os testes são importantes para o diagnóstico, já que essa é uma doença silenciosa. “Quanto antes vier a descoberta da doença, maiores serão as chances de cura, por isso que para combater a Hepatite C é necessário o diagnóstico”.
Hepatite - É uma doença viral que leva à inflamação do fígado e raramente desperta sintomas. A maioria das pessoas não sabe que tem hepatite C, muitas vezes descobre através de uma doação de sangue ou pela realização de exames de rotina, ou quando aparecem os sintomas de doença avançada do fígado, o que geralmente acontece décadas depois.
Hepatite C é um dos três tipos mais comuns de hepatite e é considerado o pior deles. De acordo com o Fundo Mundial para a Hepatite da Organização das Nações Unidas, no Brasil, existe cerca de 1,5 milhão de pessoas infectadas pela hepatite C, doença responsável por 70% das hepatites crônicas e 40% dos casos de cirrose, segundo dados do Ministério da Saúde.
 Da - Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário: