quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Puxada do Mastro de São Sebastião, em Ilhéus,tem a "Pegada da Loira" em Olivença neste final de semana

O sucesso lhe aguarda!
As bandas Na Pegada da Lôra e A Rapaziada se apresentam nas noites de sábado e domingo, respectivamente
 Devoção ao santo católico, tradição indígena e uma comemoração profana são os ingredientes que formam a festa da Puxada do Mastro de São Sebastião, que será iniciada oficialmente no próximo dia 8 e terá ponto alto no domingo, 10, no bairro de Olivença, zona sul de Ilhéus. No fim de semana, entre outras atividades, os machadeiros receberão as bênçãos e partem à mata para trazer o mastro. Já no período da noite, no sábado, haverá show com a banda Na Pegada da Lôra e, no domingo, com o grupo A Rapaziada.

A festa é conservada por descendentes dos índios, negros e brancos. Devido à miscigenação são os caboclos de Olivença que mantêm a fé com o objetivo de passar o ritual para as futuras gerações. A puxada do mastro iniciou no século XVIII, com mistura de espiritualidade medieval e religiosidade cabocla.
De acordo com o secretário de Turismo, Josenaldo Cerqueira, na sexta-feira (8), a partir das 16h, acontece a abertura oficial da festa, com hasteamento de bandeiras, cortejo de blocos de mascarados pelas vias principais de Olivença, missa na paróquia de Nossa Senhora da Escada, às 19h, seguida de show musical, às 20h.
No no sábado (9), a partir das 17h, haverá apresentação de grupo de capoeira, leitura de cordel, seguida de procissão, às 18h30min. Já às 19 horas, o público irá prestigiar os grupos Boi Estrela e As Camponesas, e às 21 horas, vai assistir à apresentação da banda Na Pegada da Lôra.
Ponto alto – O ponto alto da festa será no domingo, 10, às 5h da manhã, quando acontece alvorada com fogos de artifício, e às 6h, ocorrem atos religioso (benção) e indígena (poracy). Já às 7h está programada feijoada para os machadeiros, e depois eles seguem para a mata do Ipanema, para trazer o mastro, e às 10h, rituais na mata.
Às 13h será servida feijoada na praia do Sirihyba. Já às 14h, apresentação de DJ com grupo de Zumba, enquanto às 15h, início do cortejo da puxada do mastro, saindo da praia para a praça Cláudio Magalhães, iniciando show musical.
Da - Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...