quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Para Augusto Castro, “solução não é devolver a Emasa, mas construir barragem”

O deputado estadual Augusto Castro (PSDB) afirma que uma eventual devolução da Empresa Municipal de Abastecimento de Itabuna (Emasa), à Embasa (companhia estadual), não é a solução para a crise da água no município.
 Na opinião do parlamentar, o que se faz necessário no momento é destravar os projetos e investimentos previstos para o setor, como a construção da barregem do Rio Colônia.

 Augusto concedeu entrevista no último sábado (23), ao programa Resenha da Cidade (Difusora), onde tratou do assunto. Na conversa com o apresentador Roberto de Souza e convidados, o deputado citou a situação de Ilhéus, que estuda a possibilidade de retomar o serviço de abastecimento de água, hoje sob o controle da Embasa.
 “A empresa estadual se comprometeu em investir no tratamento de esgoto da zona sul de Ilhéus, mas não cumpriu”, destacou. Segundo ele, “nada garante que, se vier a ter o controle do abastecimento em Itabuna, a Embasa realizará os projetos necessários, até porque ela hoje não tem capacidade de investimento”.
 O parlamentar citou ainda o atraso nas obras da barragem do Rio Colônia, o que seria outra demonstração de falta de interesse e empenho do governo do Estado com a infraestrutura hídrica de Itabuna. “Se tivéssemos a  barragem, o grande volume de chuva que caiu nos últimos dias poderia ter sido armazenado e garantiria a regularidade do abastecimento”, disse.
 Para o deputado, a escassez de água cria dificuldades para a população e também impede que a cidade possa atrair indústrias e gerar empregos. “O que nossa cidade precisa, antes de pensar em devolver a Emasa ou fazer PPP (Parceria Público Privada), é discutir um plano de investimento para ampliar a oferta e a distribuição de água, bem como o tratamento do esgoto, que hoje vai parar quase totalmente no Rio Cachoeira”, declarou Augusto.
Da assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...