segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Lavagem da Catedral de São Sebastião, em Ilhéus, superou expectativas



As homenagens a São Sebastião, padroeiro da Catedral Diocesana e dos Estivadores do Município, serão encerradas nesta quarta-feira, dia 20, com uma vasta programação católica, que inclui celebrações e caminhada de fé
Marcada pelo sincretismo religioso e por um belo ritual de fé e esperança, a festa popular da Lavagem da Escadaria da Catedral de São Sebastião, em Ilhéus, foi considerada um sucesso absoluto este ano. O evento, que atraiu centenas de ilheenses e turistas no último sábado, 16, integrou as homenagens a São Sebastião, padroeiro da Catedral e dos Estivadores do Município. Acompanhado da primeira-dama Adryana Ribeiro, e de vários secretários municipais, o prefeito Jabes Ribeiro participou da festa, dando início, inclusive, à lavagem simbólica da escadaria com o auxílio do carro-pipa.

Na oportunidade, o prefeito reiterou seu compromisso com o resgate das tradições culturais e pelo fortalecimento das festas populares, "o que, sem dúvida alguma, enriquece a cultura do município e contribui para o incremento turístico", comentou Jabes Ribeiro, que recebeu "água de cheiro" das baianas e foi abraçado por inúmeras pessoas durante o evento.
As homenagens a São Sebastião serão encerradas nesta quarta-feira, 20 de janeiro, data oficial de celebração, com uma programação católica, que inclui, a partir das 9 horas, 1ª celebração eucarística, às 17 horas, procissão, e às 19 horas, 2ª celebração eucarística. A Caminhada de Fé incluirá a avenida Dois de Julho, a praça Cairu e as ruas Tiradentes e Almirante Aurélio Linhares.
Lavagem – Desde às 9 horas da manhã de sábado, 16, diversas pessoas começaram a se concentrar na Avenida Dois de Julho, nas proximidades da sede do Sindicato dos Estivadores, entidade que promove o evento, em parceria com a Prefeitura, através das secretarias de Turismo e de Cultura. Liderado pelo trio Poeirão e pelo minitrio Cachorrão, o cortejo popular saiu da Dois de Julho, por volta do meio-dia e percorreu algumas ruas do centro histórico, retornando pela Avenida Soares Lopes em direção à Catedral.
Além das baianas, com suas tradicionais jarras de água de cheiro, o cortejo contou com a participação de grupos culturais afro, como Dilazenze, Zambi Axé, Yorumbá, Mini-Congo e Guerreiros de Zulu, além de afoxés, populares e grupos e academias de capoeiristas. Cerca de 50 minutos depois, sempre com muita alegria, cantos e danças, o cortejo chegou à praça Dom Eduardo, onde foi recebido com uma queima de fogos.
Já na Praça Dom Eduardo, as baianas deram início à Lavagem da Escadaria da Catedral utilizando vassouras, água de cheiro e muitas flores. Na sequência, ilheenses e visitantes se divertiram ao som de bandas musiscais no trio Poeirão e minitrio Cachorrão. Para enfrentar o sol escaldante, o público contou com o alívio do carro-pipa, equipado com 300 mil litros de água.
Opiniões – Para a itabunense Jaslam Ferreira, revendedora de perfumes, de 24 anos, um dos aspectos mais interessantes da Lavagem da Escadaria da Catedral é a ‘democracia religiosa’. "Aqui é fácil observar a reunião de diversos elementos culturais e religiosos. A tolerância é ampla. Em um mundo intolerante como o nosso, isso é muito legal", comentou.
Já na opinião de Celso Villaron, pequeno empresário de 57 anos que reside em Camaçari, o verão de Ilhéus é muito gostoso porque, além das belas praias e da estrutura de lazer que a cidade oferece, o turista ainda tem a seu dispor um calendário muito legal de eventos populares. "Cheguei ontem - dia 15 – em Ilhéus para passar alguns dias e já estou sendo presenteado com uma festa tão bonita, pacífica e alegre", opinou.
Origem – A festa em homenagem ao padroeiro da Catedral Diocesana e dos Estivadores do Município é realizada desde meados da primeira década do Século XX. Com o passar do tempo, além da procissão e da missa solene, passou a incorporar uma série de manifestações profanas.
São Sebastião (França, 256 d.C. – 286 d.C.) foi um mártir e santo cristão, morto durante a perseguição levada a cabo pelo imperador romano Diocleciano. O seu nome deriva do grego "sebastós", que significa divino, venerável. No Brasil, ele é celebrado com festas e feriados no dia 20 de janeiro, sendo padroeiro de várias cidades do país.
Da - Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...