quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

“Ilhéus Folia” contará com a presença de grandes atrações musicais

Entre elas, Tatau, Jammil, Durval Lélys, Ricardo Chaves e Banda Vingadora. O evento também será animado por grandes nomes do cenário regional, como Lordão, Di Bali, Realce e Na Pegada da Lôra
 “Uma das grandes vantagens do carnaval antecipado é que, ao optarmos por esse caminho, estamos tendo a oportunidade de trazer atrações de renome nacional, fato que, durante o período oficial, seria praticamente impossível”. A declaração foi feita recentemente pelo prefeito Jabes Ribeiro, que confirmou a presença neste final de semana (29 a 31), na avenida Soares Lopes, em Ilhéus, de estrelas da música nacional do porte de Tatau, Jammil e Durval Lélys, além das bandas A Vingadora e Olodum.

Realizado pela Prefeitura, com apoio da Bahiatursa, do Governo do Estado, Associação de Turismo (Atil), Schincariol, Coca Cola e Costa do Cacau Convention Bureau, o evento foi intitulado “Ilhéus Folia - de Volta a Alegria”. “Estamos trabalhando para fazer um resgate, em alto nível, dos pré-carnavais que marcaram, durante muitos anos, o calendário festivo da cidade”, enfatiza       o secretário municipal de Turismo e Esportes, Josenaldo Cerqueira, acrescentando que o evento deste ano também contará com atrações regionais, blocos afro, trios e mini trios elétricos e os tradicionais blocos de sujo.
A programação do “Ilhéus Folia - de Volta a Alegria”, divulgada pela Prefeitura Municipal, é a seguinte: dia 29 (sexta-feira), a partir das 20 horas, Realce, Via de Acesso, Durval Lélys, Tatau, A Rapaziada e Vera Cruz; dia 30 (sábado), Zahra, Banda Vingadora (do grande hit “Metralhadora”), Negra Cor, Ricardo Chaves, Tsunami, Na Pegada da Lôra e Di Bali; e 31 (domingo), último dia da festa momesca, Lordão, Olodum, Duas Medidas, Jammil, Di Balada e Tri Farol.
Portaria - Por meio de portaria, o governo municipal estabeleceu, ainda, o horário de entradas e saídas dos blocos e agremiações carnavalescas, todos devidamente credenciados pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur). Das 10 às 17 horas (30 e 31), terão acesso ao circuito carnavalesco as agremiações e os blocos em geral, que somam cerca de 30. Já das 18 às 20h30min (30 e 31), será a vez dos blocos afro.
A Portaria 030/2016 disciplina também uma série de outras questões importantes. Segundo ela, durante os três dias de carnaval antecipado, “fica terminantemente proibido o uso e a comercialização de produtos em garrafas de vidro e espetinhos de churrasco”. Além disso, “o abastecimento dos comerciantes de todo o circuito, com alimentos, bebidas e produtos de conservação dos mesmos ocorrerá, impreterivelmente, às 14 horas”. Por último, “todos os comerciantes deverão apresentar crachá e/ou documento que comprove sua licença para a comercialização de seus respectivos produtos”.
Segurança–Para garantir a tranquilidade das pessoas que comparecerem à avenida Soares Lopes, a Prefeitura definiu um forte esquema de segurança. O plano de segurançacontará com 250 soldados disponibilizados pela 69ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), que serão distribuídos entre os foliões e em postos elevados. A estratégia também contará com o apoio de 80 segurança particulares, policiais civis, bombeiros e guardas municipais.
Outro detalhe relevante é que a cavalaria da PM estará de plantão, atuando exclusivamente na faixa de areia da praia da Avenida.De acordo com o prefeito Jabes Ribeiro, a segurança é uma área que requer muita atenção, "já que é fator determinante pra uma festade paz, como os ilheenses e turistas merecem".
Trânsito – Com o objetivo de garantir uma maior fluidez no trânsito e a segurança de nativos e turistas durante os três dias do Carnaval Antecipado de Ilhéus, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Sutran) definiu uma série de mudanças em diversas vias da cidade. De acordo com o titular do setor, Isaac Vinhas, as vias de acesso ao circuito do carnaval serão interditadas para a circulação de veículos particulares, salvo para moradores devidamente identificados com os respectivos adesivos ou com quaisquer comprovantes de residência a partir dos seguintes horários: dias 29 (sexta-feira), a partir das 17 horas; 30 (sábado), a partir das 13 horas; e 31 (domingo), a partir das 13 horas.
Segundo o plano de operações elaborado pela Sutran para o carnaval deste ano, o ponto de táxi localizado na praça Dom Eduardo será deslocado para o espaço provisório que será implantado na rua Bento Berilo, nas proximidades da Biblioteca Pública. Já o ponto de ônibus do antigo Grupo Escolar General Osório será desativado nesses dias e horários, cabendo aos usuários se deslocarem para os pontos da praça Coronel Paiva (nas proximidades do antigo Supermercado Delta) ou da Avenida Osvaldo Cruz (nas cercanias do IME).
Saúde - A Secretaria de Saúde (Sesau) ultima os detalhes para atender possíveis emergências médicas durante o “Ilhéus Folia – De volta a alegria”. A estrutura inclui posto avançado, equipe formada por profissionais de diferentes áreas, disponibilização de ambulância e grupo de prevenção a DSTs.
De acordo com o secretário de Saúde, Antonio Ocké, além disso, todas as unidades hospitalares do município estarão em alerta em relação à disponibilização de pronto socorro. Da mesma forma, uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ficará de sobreaviso. As equipes que trabalham com prevenção e conscientização contra Doenças Sexualmente Transmissíveis estarão no circuito da festa distribuindo preservativos, cartilhas e realizando testes rápidos para detecção de DSTs.
Turismo – O secretário de Turismo e Esportes, Josenaldo Cerqueira, espera que milhares de pessoas, oriundas de várias partes do Estado e até do país, prestigiem a retomada do carnaval antecipado em Ilhéus. “Estamos oferecendo a ilheenses e visitantes a possibilidade de uma festa fora de época e com grandes estrelas nacionais. É um evento que possui todas as possibilidades para reunir muito lazer e alegria, mas, também, geração de renda”, pontua.
 Da - Secretaria de Comunicação Socia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ZICO EM ITABUNA NOVAMENTE FAZ PALESTEA

Zico Um dos maiores nomes do futebol mundial esteve em Itabuna neste dia 18 de abril  ministrando uma palestra a empresarios e profissionais...