quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

GOVERNO DO ESTADO E PREFEITURA ABANDONAM EX-PARAÍSO DA MINERAÇÃO NO BAIXO SUL

DEU NO BLOG DO GUSMÃO:

http://www.blogdogusmao.com.br/v1/2016/01/06/governo-do-estado-e-prefeitura-abandonam-ex-paraiso-da-mineracao-no-baixo-sul/


Ilha Grande é um paraíso do município de Camamu que não pode ser acessado por terra. Barcos ou lanchas são os meios de transporte necessários para chegar até lá. A viagem dura de vinte minutos a uma hora, a depender da potência da embarcação.

Durante seis décadas, a norte-americana Baroid explorou a ilha com a extração do mineral barita. Foi embora há oito anos. Deixou para trás desempregados e um sentimento de abandono.

Os cerca de 2 mil moradores da ilha não têm acesso à água tratada. Doada por um rico, a bomba d’água que abastecia a comunidade queimou há uma semana. A Prefeitura de Camamu não se responsabiliza pelo abastecimento. Também falta esgotamento sanitário, e o posto de saúde não tem médico.

Na Ilha Grande, policiamento é “lenda”. Seus dez estabelecimentos comerciais não contam sequer com o apoio de um policial militar. A Polícia Militar só atende os chamados dos ricos dispostos a pagar pelo transporte de lancha. O resto da comunidade convive com o desconforto da poluição sonora e a irresponsabilidade de motociclistas que dirigem sem capacetes e, às vezes, sem habilitação.

Este blog entrou em contato com o Major Gondin, comandante de 33ª companhia independente de Valença, responsável pelo policiamento militar de Ilha Grande. 

Ele nos disse que há outras localidades, no baixo Sul do estado, sem policiamento. Citou o caso de Travessão, distrito de Camamu, que tem cerca de 8000 moradores e não tem policial militar. O oficial justificou a omissão do estado alegando falta de estrutura e recursos humanos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...