sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Definido esquema de segurança da Lavagem do Beco em Itabuna

Com cerca de 200 homens da Polícia Militar escalados para manter a ordem, a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Indústria Comércio e Turismo (SICTUR), definiu na tarde de quarta-feira as estratégias de segurança pública para os festejos da Lavagem do Beco do Fuxico, que acontecerá no próximo dia 23. Além de tratar questões de segurança dos foliões e do público, o encontro contou com a participação do secretário municipal de Transporte e Trânsito, Abraão Ribeiro, que vai definir com o pessoal técnico da Settran nos próximos dias o planejamento do trafego no entorno do circuito da festa.

Nos próximos dias, a Settran também vai discutir e apresentar o esquema de redirecionamento de algumas linhas de ônibus, incluindo horários de atendimento ao público. A Lavagem do Beco do Fuxico neste ano teve o percurso alterado em decorrência da falta d'água motivada pela forte estiagem que o sul da Bahia enfrenta nos últimos 160 dias, com repercussão no abastecimento d’água da população. Agora a festa pré-carnavalesca acontecerá na Praça Rio Cachoeira e nas avenidas Aziz Maron e Mário Padre, no Góes Calmon, onde as atrações se apresentarão para foliões e o público.

Juntamente com representantes do 15º Batalhão da Polícia militar, 4º Grupamento de Bombeiros Militares e Guarda Civil Municipal, a SICTUR firmou os seguintes pontos: um QG de segurança funcionará como Ponto de Apoio para os policiais militares e a proibição de circulação de paredões de som em todo o percurso da festa. Outras medidas ainda serão anunciadas nos próximos dias para que a Lavagem do Beco reedite o sucesso de anos anteriores, quando atraiu milhares de foliões.  
Na festa ainda estarão trabalhando uma equipe 15 homens do 4º GBM e 35 Guardas Civis Municipais, dando suporte às ações de segurança e de fiscalização do comércio ambulante de bebidas e comidas e à Vigilância Sanitária.  “Tudo está sendo pensado estrategicamente para manter a ordem e a segurança dos foliões que vão para as ruas com suas famílias se divertirem. Só no trajeto entre o Beco do Fuxico e a Praça Rio Cachoeira a PM deslocará 80 homens”, relatou o diretor de Turismo, Marcos Souza, o Kiko.

Participaram da reunião o Capitão PM Ricardo Penalva e o Tenente PM Edizio Peixoto, representando o Comando do 15º Batalhão de Polícia Militar; o Subtenente Reubis Almeida Silva, do Comando do 4º Grupamento de Bombeiros; o comandante da Guarda Civil Municipal, Fábio Ribeiro; o secretário de Transporte e Trânsito Abraão Ribeiro; e  o diretor de Turismo, Marcos Souza, o Kiko.
           
            LAVAGEM DO BECO

Para a realização da Lavagem do Beco do Fuxico, com patrocínio do Governo do Estado e Bahiagás, ficou definido que o cortejo de baianas sairá da Praça Laura Conceição (Praça da Catedral de São José), seguido dos blocos Maria Rosa, Encantarte, Mendigos de Gravata e Hora Extra. O cortejo carnavalesco passará pela Travessa Adolfo Leite (Beco do Fuxico), no centro, em direção à Praça Rio Cachoeira e as avenidas Aziz Maron e Mário Padre, no Góes Calmon, onde as atrações se apresentarão para foliões e o público.

Os blocos Dez Casados, Berilo, Ouro, As Bandidas, Planeta Reggae e Fuleragem se concentrarão na área em frente ao Shopping Jequitibá, de onde seguirão até a Câmara de Vereadores, novo sitio da festa pré-carnavalesca que atinge sua 37ª edição. Entre as novidades, a Prefeitura traz ainda o desfile da original Fubica Rixô Elétrico, que vem da capital baiana, para puxar os foliões e blocos, sob o patrocínio do Governo do Estado e Bahiagás.  No encerramento haverá a apresentação da banda Alavontê com o trio elétrico Pranchão, entre às 22 horas e 2 horas da manhã do dia 24, domingo.

Por - Secretaria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...