quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Definida programação de blocos na Lavagem do Beco do Fuxico

 
Sandoval Benevides e Nilton Ramos, respectivamente,
Dez... Casados  e Casados I... Responsável, 
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo (SICTUR), definiu os locais de concentração e a programação de desfile dos blocos carnavalescos que vão participara da Lavagem do Beco do Fuxico, no próximo dia 23. As agremiações estão divididas em dois grupos, sendo que o primeiro vai se reunir, a partir das 14 horas, na Praça Laura Conceição (Praça da Catedral), centro da cidade, enquanto o outro, às 15 horas, nas proximidades do Shopping na Avenida Aziz Maron, no Góes Calmon.


Sob a coordenação do diretor de Turismo, Marcos Souza, o Kiko, os representantes de blocos puderam apresentar sugestões sobre a programação que deverá ser integralmente cumprida para o sucesso da festa pré-carnavalesca. A festa neste ano terá apenas a lavagem simbólica do trecho da Travessa Adolfo Leite, popularmente conhecida como Beco do Fuxico, reduto do centro da cidade que concentra barbearias, bares e outros tipos de comércio popular, inclusive o lendário ABC da Noite, do comerciante Alencar Pereira da Silva, o caboclo Alencar, barzinho famoso pelas batidas de frutas tropicais e onde a conversa rola solto durante todo o ano.  

No Beco do Fuxico o cortejo das baianas com suas tradicionais vestimentas brancas enfeitadas com rendas e bordados, calçolão (espécie de bermuda amarrada por cordão na cintura, um pouco larga para facilitar a movimentação e proteger o corpo em casos, se é necessário sentar no chão), pano da costa e o ojá, um pano que se amarra à cabeça. Com potes cerâmicos e flores, as baianas jogarão água de cheiro nos foliões, que rumarão pela Avenida do Cinquentenário em direção às avenidas Mário Padre e Aziz Maron, onde se situa a Praça Rio Cachoeira, circuito da festa que tem o patrocínio do Governo do Estado e da Bahiagás.

Após sair da Praça Laura Conceição, precedido pelas baianas, o cortejo será acompanhado, a partir das 15h30min, pelos blocos As Baianas, Encantarte, Casados I... Responsáveis, Mendigos de Gravata, Rixô Elétrico, Hora Extra, Dez Casados e Confraria da Orla do Berilo (Circuito Beco do Fuxico/Avenida). Pela programação às 18 horas todos os blocos já estarão na Praça Rio Cachoeira. O segundo grupo, cuja concentração será nas proximidades do Shopping, às 15 horas, desfilará pelas avenidas sequencialmente na seguinte ordem: Naufragados, Bloco Ouro, As Bandidas, Planeta Reggae e Fuleragem Rubens Bar (Circuito Avenida). Às 22 horas se apresentará a Banda Alavonté sobre o trio elétrico Pranchão.

Uma equipe de cerca de 200 homens da Polícia Militar, 15 homens do 4º GBM, 35 Guardas Civis Municipais e 15 agentes de trânsito da Settran está escalada para manter a ordem e dar suporte às ações de segurança. Um Posto Médico fixo vai funcionar nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores, com toda a infraestrutura. Fiscais da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde e fiscais da SICTUR também estão escalados.

Além disso, as equipes integradas por um médico, dois enfermeiros e três técnicos de enfermagem serão divididas para atuar em duas ambulâncias visando atendimento expresso e, em caso de urgência, remoção ao Hospital de Base. O Samu-192 vai dar o suporte às emergências. Um QG de segurança funcionará como Ponto de Apoio para os policiais militares e a proibição de circulação de paredões de som em todo o percurso da festa.
__________________
Da - Secretaria Municipal de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...