quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Curso de Pós-Graduação em Chocolataria da Faculdade de Ilhéus é o segundo do País

As inscrições para o curso de especialização em Gestão de Negócios em Cacau e Chocolate da Faculdade de Ilhéus ficam abertas até o próximo sábado, 16 de janeiro, na secretaria da instituição. Este é o segundo curso de pós-graduação nessa área existente no Brasil. Atualmente, apenas uma faculdade de Canela, no Rio Grande do Sul,  oferece a especialização.


A iniciativa da Faculdade de Ilhéus tem parceria com o Instituto Cabruca, que promove eventos e produção de conhecimento sobre o manejo do cacau no País. O curso foi formatado levando em consideração o grande momento da produção de chocolate gourmet no Sul da Bahia, maior região produtora de cacau do País, aliado aos conceitos de Qualidade, Sustentabilidade, Origem e Inovação.
Para a inscrição, os interessados devem apresentar o comprovante de pagamento da taxa, no valor de 50 reais, Curriculum Vitae atualizado, cópia do diploma e histórico escolar de graduação, cópia da Carteira de Identidade e do CPF, e uma foto 3x4. Sob a coordenação da professora Adriana Reis, o curso em Gestão em Negócios de Cacau e Chocolate vai passar por toda a cadeia do cacau, tanto a parte de processo e tecnologia do chocolate, como a do beneficiamento do chocolate, bem como a parte de gestão e empreendedorismo. 
Conforme informação da diretora acadêmica da Faculdade, Sandra Milanesi, logo após o período de inscrições, haverá o processo seletivo através da análise de curriculum e entrevista do candidato. O período de matrícula está marcado para o período 1 a 17 de fevereiro próximo. Outras informações podem ser obtidas através do site da faculdade ou presencialmente na Secretaria Acadêmica.
Pode participar da especialização qualquer pessoa interessada em cacau e chocolate que tenha graduação. A carga horária é de 380 horas/aula, com duração de 18 meses, com aulas durante um final de semana por mês (sexta e sábado e, às vezes, domingo). O investimento é de 17 parcelas de R$ 510,00.
Sustentabilidade – O presidente do Instituto Cabruca, Durval Libânio, declarou que a proposta do curso formar empresários em Cacau e Chocolate no sul da Bahia, com base nas palavras-chave  produtos + funcionários + sustentabilidade + artesanais e o gourmet - Chocolate de Origem, além de enfatizar a importância do consumo de chocolate por questões de saúde e até na prevenção aos problemas cardíacos .

Hoje na região Sul da Bahia, com esse novo movimento, já existem mais de 30 marcas de chocolate gourmet. “Nosso interesse é contribuir com o profissionalismo para o setor. Outro objetivo é integrar esse projeto ao turismo regional, com um melhor aproveitamento das fazendas, e promover o cacau fino no mercado chocolate”, enfatiza Libânio.
Por - Zé CArlinhos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus para conhecer a nossa forma de produzir cacau. Um dos principais produtores de cacau no mundo, represe...