sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Carnaval Antecipado de Ilhéus começa hoje

Carnaval Antecipado movimenta atividade econômica do turismo em Ilhéus, Cerca de 100 mil pessoas são esperadas nos três dias do Ilhéus Folia – De volta a alegria
O carnaval movimenta no Brasil cerca de 10 bilhões de reais a cada ano, de acordo com levantamento do Ministério do Turismo. A festa Ilhéus Folia, que tomará a Avenida Soares Lopes, entre os dias de hoje ()29 a 31 deste mês, representa manter a economia da cidade aquecida, argumenta o prefeito Jabes Ribeiro. A organização do carnaval antecipado estima um movimento em torno de 100 mil pessoas nos três dias de folia no município.

De acordo com o secretário municipal de Turismo e Esportes, Josenaldo Cerqueira, o “impacto do Carnaval será significativo para a economia de Ilhéus, já que a cadeia produtiva da festa é complexa e envolve diferentes setores, como hotelaria, transportes, alimentação, bebidas e serviços”. Ele lembra a repercussão da festa de réveillon na rede hoteleira, cuja ocupação chegou a mais de 90%, e o sucesso de outras festas populares, a exemplo da Puxada do Mastro de São Sebastião.
O prefeito ressalta a importância da iniciativa privada nesse tipo de evento, principalmente do trade turístico, considerando o período da alta temporada. Por sua vez, o presidente da Associação de Turismo de Ilhéus (ATIL), Marco Lessa, afirma que o carnaval estimula o setor de serviços e “gera mais de mil empregos temporários e um incremento de mais 25% na ocupação da rede hoteleira, em relação ao ano passado.
Levantamento da Setur – Secretaria de Turismo e Esportes - estima que cada visitante que escolha o carnaval antecipado de Ilhéus deve ter consumação mínima de cerca de 300 reais por dia, contabilizando gastos com hospedagem, alimentação, transporte e entretenimento. O secretário Cerqueira lembra que, além dos tradicionais hotéis e pousadas, há grande procura por casas de veraneio, “o que também contribui para a movimentação econômica”.
“No circuito do Ilhéus Folia, estão autorizados a comercializar bebidas e alimentos mais de 150 ambulantes, que apostam no movimento alto para continuar faturando nesse início de ano”, informa o secretário municipal de Indústria e Comércio, Roberto Garcia.
Programação - Realizado pela Prefeitura e Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), com apoio da Bahiatursa, do Governo do Estado, Schincariol, Coca Cola e Costa do Cacau Convention Bureau, o “Ilhéus Folia” um resgata os pré-carnavais com trios elétricos que marcaram, durante muitos anos, o calendário festivo da cidade. O secretário de Turismo e Esportes acrescenta que o evento deste ano também contará com atrações regionais, blocos afro, trios e mini trios elétricos e os tradicionais blocos de sujo.
A programação do “Ilhéus Folia - de Volta a Alegria” começa nesta sexta-feira: dia 29 (sexta-feira), a partir das 20 horas, Realce, Via de Acesso, Durval Lélys, Tatau, A Rapaziada e Vera Cruz; dia 30 (sábado), Zahra, Banda Vingadora (do grande hit “Metralhadora”), Negra Cor, Ricardo Chaves, Tsunami, Na Pegada da Lôra e Di Bali; e 31 (domingo), último dia da festa momesca, Lordão, Olodum, Duas Medidas, Jammil, Di Balada e Tri Farol. Durante o sábado e domingo, haverá desfile de blocos de sujo, de trios e afro, sempre a parti das 10h.
 Da - Secretaria de Comunicação Social –  29.1.16

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

SERRA GRANDE/ITACARÉ BA-001 INTERROMPIDA

Queda de barreira na 001, Serra Grande/Itacaré. Foto de imagem da TV Santa Cruz que fez reportagem dos locais. A rodovia BA-001, trecho, que...