quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Canavieiras promove Levada do Mastro para homenagear São Sebastião

 

Os tradicionais festejos em homenagem a São Sebastião, em Canavieiras, terão início às 20 horas da próxima segunda-feira (11 de janeiro), no Cais do Porto (Sítio Histórico), com a Levada do Mastro de São Sebastião, ou “Puxada do Pau de Bastião”, como é conhecida popularmente, até a praça Armindo de Castro (praça da Capelinha) em frente à Igreja da Sagrada Família (Capelinha)


Este ano, mais uma vez, o prefeito Almir Melo prestará todo o apoio para manter a tradição e a Prefeitura contratou as bandas Risco de Amar, Som de Milionário e Realce, para animar os festejos, após o mastro ser erguido na Praça da Capelinha. As bandas – de repertório que agrada bastante o grande público de Canavieiras - estarão em um trio elétrico estacionado no local.


Segundo o coordenador da Puxada do Mastro de São Sebastião, Trajano Barbosa, o trajeto será o tradicional: sairá do Cais do Porto, passando pelas ruas General Pederneiras, Beco do Himério (Cavalcante), Praça do Cacau, Rua 13 (Octávio Mangabeira) até as imediações do Colégio Osmário Batista, seguindo pela Travessa Getúlio Vargas (Beco da Capelinha), chegando à Praça Armindo de Castro (Capelinha).

Segundo o prefeito de Canavieiras, Almir Melo, São Sebastião é um santo muito devotado em todo o município e por isso os festejos fazem parte do calendário turístico da cidade. Nesta data, a cidade recebe turistas de várias cidades da região para homenagear um dos santos mais populares da Igreja Católica. “Além das homenagens religiosas promovidas pela Paróquia de São Boaventura, a população participa ativamente dos festejos profanos, cujo ponto alto é a Puxada do Mastro”, explica Almir Melo.


Todo o trajeto da puxada do “Pau de Bastião” é seguido por moradores, turistas blocos, fanfarras de grupos de dança e capoeira. Na passagem, o Mastro de São Sebastião é reverenciado pelas pessoas, que fazem questão de pegá-lo e até fazer chá da casca, por acreditar ser miraculoso. Contam as pessoas mais idosas, que as folhas que ornamentam o mastro, caso sejam guardadas na carteira, é certeza de fartura financeira.


Enfeitado com folhas de mangues, reza a lenda que às pessoas de fé bastam retirar uma daquelas folhinhas e guardar na carteira para que não tenham problemas financeiros durante todo o ano. As folhas também são tidas como miraculosas e “servem” para curar os mais diversos tipos de males que acometem os fiéis.


Por  Walmir Rosário - 07-01-16

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

PERDÃO SENHOR!

  PERDÃO SENHOR! Nesta Sexta-Feira Santa  acordei triste... Na falta dos meus pais...  De não poder ajoelhado  A eles, pedi fisicamente o pe...