sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Abertura oficial da Puxada do Mastro de São Sebastião acontece nesta sexta-feira, em Ilhéus

Na Pegada da Lôra

As bandas Na Pegada da Lôra e A Rapaziada se apresentam nas noites de sábado e domingo, respectivamente

A abertura oficial da festa da Puxada do Mastro de São Sebastião, em Ilhéus, será realizada nesta sexta-feira, 8, a partir das 16h, com hasteamento de bandeiras, cortejo de blocos de mascarados pelas vias principais de Olivença, missa na paróquia de Nossa Senhora da Escada, às 19h, seguida de show musical, às 20h. O festejo chega ao ponto alto no domingo, 10, às 5h da manhã, com alvorada e atos religioso, às 6h.
De acordo com o secretário de Turismo e Esportes de Ilhéus, Josenaldo Cerqueira, às 7h está programada feijoada para os machadeiros, e “depois eles seguem para a mata do Ipanema, para trazer o mastro”. Também no domingo, às 10h, acontecem rituais na mata. Às 13h será servida feijoada na praia do Sirihyba. Já às 14h, apresentação de DJ com grupo de Zumba, enquanto às 15h, início do cortejo da puxada do mastro, saindo da praia para a Praça Cláudio Magalhães.
No sábado, 9, a partir das 17h, haverá apresentação de grupo de capoeira, leitura de cordel, seguida de procissão, às 18h30min. Já às 19h, o público irá prestigiar os grupos Boi Estrela e As Camponesas.
Música – A pluralidade da festa da Puxada do Mastro de São Sebastião envolve feira de artesanatos, blocos de mascarados e apresentações musicais. Para o sábado, são preparadas apresentações dasbandas Na Pegada da Lôra e Di Bali, a partir das 21h. Na noite do domingo, a festa na praça ficará por conta do grupo A Rapaziada.
Tradição -A puxada do mastro foi iniciada no século XVIII, com mistura de espiritualidade medieval e religiosidade cabocla.A festa é conservada por descendentes dos índios, negros e brancos. Devido à miscigenação, são os caboclos de Olivença que mantêm a fé com o objetivo de passar o ritual para as futuras gerações.
Da - Secretaria de Comunicação Socia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

FERIADO MUNICIPAL NESTA TERCA,-FEIRA EM ILHEUS

Dia 23 é comemorado o Dia de São Jorge, Padroeiro de Ilhéus Igreja de São Jorge Prefeitura de Ilhéus: deliberou ponto facultativo nesta segu...