Vamos salvar o Rio Cachoeira! É o nosso maior patrimônio. Não jogue lixo em seu leito. Povo limpo, cidade civilizada... Vamos preservar a nossa história.

sábado, 18 de julho de 2015

Dilma fica em último em ranking de popularidade na América

MENTIRAS TÊM PERNAS CURTAS....

Dilma Rousseff
Dilma Rousseff
O presidente dominicano, Danilo Medina, e o boliviano Evo Morales são os líderes políticos mais bem avaliados na América, de acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto mexicano Consulta Mitofsky. A brasileira Dilma Rousseff aparece na última colocação. Enquanto Medina e Morales possuem 89% e 75% de aprovação da população, respectivamente, a petista aparece na 21ª posição, com apenas 10% de aceitação pública.

Dilma perdeu para o venezuelano Nicolás Maduro (17ª posição, com 26%) e para o cubano Raúl Castro (7ª posição, com 47%). O norte-americano Barack Obama ocupa a 10ª colocação, com 46%, à frente da argentina Cristina Kirchner (11º lugar, com 40%) e do mexicano Enrique Peña Nieto (12º lugar, com 39%).

A pauta bomba de Cunha.

SÁBADO, 18 DE JULHO DE 2015

Do coturnonoturno

Sem falar em impeachment, conheçam a pauta bomba que Cunha vai votar no segundo semestre.
Ao ameaçar tornar o segundo semestre da presidente Dilma Rousseff (PT) ainda mais difícil que o primeiro – no que diz respeito à relação entre Executivo e Legislativo –, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), conta com projetos de lei ou emendas à Constituição em tramitação na Casa, que podem dar muito trabalho para os governistas. As matérias tratam de assuntos financeiros, composição do governo, pacto federativo, criação de comissões parlamentares de inquérito (CPIs) e o segundo turno da polêmica redução da maioridade penal.

Maramata inicia o projeto Retalhos Criativos Itinerante em Ilhéus

 Nesta primeira edição, o projeto levará cursos de reutilização de materiais ao bairro Nelson Costa, na zona sul
Clique para obter OpçõesA Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), autarquia vinculada à Prefeitura de Ilhéus, realiza no próximo dia 25 a abertura do projeto Retalhos Criativos Itinerante. As oficinas serão realizadas, na mesma data, na creche Nossa Senhora da Conceição, no bairro Nelson Costa, das 14h às 17h. A iniciativa busca desenvolver cursos que capacitem mulheres para a reutilização de materiais que seriam descartados, como caixas de leite e cds, para que virem acessórios úteis.

EM ITABUNA, LIDERANÇAS DO PSDB DEFENDEM MUDANÇA NA POLÍTICA

Líderes do PSDB se reuniram nesta quinta-feira (16), em Itabuna, num evento marcado por críticas aos governos – municipal, estadual e federal – e pela defesa de mudanças na política. Com os motes “Em busca de novos caminhos” e “Oposição a favor do Brasil”, a atividade reuniu nomes de peso do partido, a exemplo dos deputados federais Jutahy Magalhães Júnior e João Gualberto (presidente estadual do PSDB), dos deputados estaduais Augusto Castro e Adolfo Viana, do ex-governador Nilo Coelho e do presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Paulo Câmara.

sexta-feira, 17 de julho de 2015

TELMO PADILHA 28 ANOS EM OUTRA DIMENSÃO

Telmo, os poetas não morrem...
O nosso amigo poeta, Telmo Fontes Padilha, que morreu no dia 16 de Julho de 1997, está completando 28 anos em outra dimensão. O poeta morreu num trágico acidente automobilístico, entre as cidades de Buerarema/Itabuna. Com mais de 40 obras literárias, a maioria poesia, e traduzidas em diversos idiomas, mostrando a nossa cultura do cacau lá fora, o poeta, ainda,  não foi reconhecido pelo menos, com um nome de rua em Itabuna! Para nós, um absurdo!

Telmo Padilha nos ajudou na implantação do Clube do Poeta Sul da Bahia, quando o fundamos na redação do extinto Diário de Itabuna, em 02 de Janeiro de 1991, ao lado, também, do grande e saudoso poeta e contista Ariston Tibério Caldas. 

Filho de Ferradas, mesma terra onde nasceu seu compadre, o escritor Jorge Amado, Telmo, era funcionário público da Ceplac, nunca deixou a sua terra, que ele tanto amava, como ninguém. Portando, merece ser um nome de logradouro em sua cidade. Com a palavra a Câmara de Vereadores de Itabuna.  

Poesia lírica de Telmo
    
Sina
Quem deu a esse homem
Seu destino de homem?
E por que há de cumprir
Entre o começo e o fim
Sua jornada, exposto
À sua fração do nada?
Quem o fez pássaro
Por instantes
Para a noite que o sabe
Ausente de asas
Ante o mar que o traga? 

Do - jor.brjornaldepoesia.jor.br

Foto original de Joselito dos Reis

MORRE PIO SODRÉ, EX-PREFEITO DE ITAPÉ

Considerado uma das maiores reserva morais do município, Crispim Vaz Sodré (Pio Sodré) 97 anos de idade em sua maioria, dedicados a uma história de serviços prestados na formação do município de Itapé, sendo um dos seus pioneiros e com relevantes serviços prestados àquela população,  “Seu Pio” como era carinhosamente conhecido, faleceu na madrugada desta quinta-feira 16, e deixa um legado de seriedade, respeito e decência ao próximo. 

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Delator na Lava Jato diz que pagou propina de US$ 5 milhões a Eduardo Cunha

Júlio Camargo declarou, em depoimento ao juiz Sergio Moro, que presidente da Câmara pediu o dinheiro pessoalmente

Segundo o relato do delator  Camargo, Eduardo Cunha teria dito que estava “no comando de 260 deputados” e mostrou “agressividade” (Foto: Agência Câmara)
Segundo o relato do delator Camargo, Eduardo Cunha teria dito que estava “no comando de 260 deputados” e mostrou “agressividade” (Foto: Agência Câmara)
O consultor Júlio Camargo afirmou à Justiça Federal, nesta quinta-feira (16), que foi pressionado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) a pagar US$ 10 milhões em propinas para que um contrato de navios-sonda da Petrobras fosse viabilizado. A informação foi confirmada ao O Globo por três pessoas presentes no depoimento.

“Ele (Júlio Camargo) é mentiroso. Um número enorme de vezes dele negando qualquer relação comigo e agora (ele) passa a dizer isso. Obviamente, ele foi pressionado a esse tipo de depoimento. É ele que tem que provar. A mim, eu nunca tive conversa dessa natureza, não tenho conhecimento disso. É mentira”, disse Eduardo Cunha.

Aberto processo investigatório criminal contra Lula por tráfico de influência a favor da Odebrecht.

QUINTA-FEIRA, 16 DE JULHO DE 2015


(Estadão) A Procuradoria da República no Distrito Federal abriu um procedimento investigatório criminal (PIC) para investigar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a construtora Odebrecht. A suspeita é de que a empreiteira teria obtido vantagens com agentes públicos de outros países por meio de influência do petista, que deixou o Palácio do Planalto no fim de 2010. Reportagem do jornal O Globo revelou recentemente que o ex-diretor de Relações Institucionais da Odebrecht Alexandrino Alencar acompanhou Lula em uma viagem por Cuba, República Dominicana e Estados Unidos, em janeiro de 2013. 

Vamos valorizar os professores!ARTIGO DE ANTONIO NUNES

Vamos valorizar os professores!
Antonio Nunes de Souza*


Solicitar que sejam valorizados condignamente, não é, em nenhuma hipótese, querer privilégios para uma classe específica. Mas, se formos sensatos, humanos, solidários e inteligentes, temos que reconhecer que os profissionais da educação, absurdamente, mal remunerados, pouco prestigiados pelo próprio povo e, principalmente, pelos governos ao longo de muitas dezenas de anos, que pagando salários aviltantes, desejam um trabalho perfeito, ou quem sabe, que esse trabalho seja falho graças aos salários desestimulantes. Naturalmente, com as falhas bilaterais, sofremos, grosseiramente, oferecendo uma educação claudicante e precária!

Acolhimento e integração entre pais e alunos na volta às aulas em Canavieiras


Após o recesso de 12 dias, as escolas da Rede Municipal de Ensino já estão retomando a rotina das aulas. Na quarta-feira (15), as escolas receberam os alunos para o início de uma nova fase no calendário letivo, realizando atividades de acolhimento e integração entre família e profissionais da unidade de ensino, um trabalho que, segundo a Secretária da Educação, Emília Cristina Augusto dos Santos, vai refletir diretamente no desempenho e na aprendizagem do aluno

Abertas pré-inscrições para Conferência Municipal de Saúde de Ilhéus

Qualquer cidadão pode participar do evento, levando sugestões para contribuir para uma melhora do sistema único de saúde.
Iniciadas na última quarta feira, 15, as pré-inscrições da VI Conferência Municipal de Saúde de Ilhéus seguem até o dia 22, às 20h, no site da Prefeitura (http://www.ilheus.ba.gov.br/), ou na sede do Conselho Municipal de Saúde, na Rua Castro Alves, 20, bairro do Pontal, em horário comercial. Com o tema:Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro”, o evento ocorre nos dias 23 e 24 deste mês, no auditório da Faculdade Madre Thaís, situado na Avenida Itabuna, 1.491, em Ilhéus, gratuitamente. 

ENCONTRO DO PSDB HOJE EM ITABUNA

Augusto Castro a voz da região do cacau
O deputado estadual (PSDB) Augusto Castro esteve nesta manhã de quinta-feira,16, concedendo entrevista ao comunicador Jota Silva, Rádio jornal de Itabuna e reforçou  convite  para o encontro  do PSDB, que será realizado logo mais, às 19h, no auditório da FTC, Praça José Bastos, centro de  Itabuna.

Pelo mesmo motivo, ao meio dia de hoje, o parlamentar também concedeu entrevista ao programa "Balanço Geral", TV Cabrália, apresentado por Tom Ribeiro. 

O encontro vai contar  com toda a Executiva Estadual e Nacional, inclusive, com as presenças  do seu presidente, deputado federal, João Gualberto e dos colegas, Antonio Imbassay e Jutay Magalhães, o ex-governador  Nilo Coelho, além de  outras agremiações que fazem a oposição no Estado. Muitos assuntos  importantes serão debatidos. Para isso, o deputado Augusto Castro  convida toda a sociedade itabunense e do sul da Bahia. 

Na  entrevista  exclusiva  Augusto Castro  também falou a polemica construção da Barragem em Itapé (Estiva), que acabará com problema da água em Itabuna e sobre a sua participação   como pré-candidato a prefeito de Itabuna, o que vai depender muito das  conversações  futuras, junto  ao seu partido e aos demais  partidos  que fazem a oposição  ao Estado.

   

  

PANELAÇO NA PORTA DA PREEITURA DE ITABUNA PELA EDUCAÇÃO

Um completo desrespeito por parte  do Prefeito Municipal de Itabuna, a greve dos professores já completam cerca de 60 dias e sem nenhuma solução. Hoje cerca de 20 mil alunos da rede estão sem estudar, numa cidade que o prefeito disse que iria torná-la na “cidade da paz”. Será que o prefeito não sabe que sem educação não há paz? E que tudo começa pelo professor?

Não suportando mais tanta inércia por parte do Governo Municipal, os pais de alunos, revoltados hoje (16) pela manhã fizeram um panelaço na porta do Centro Administrativo Firmino Alves, no Bairro Banco Raso. A secretaria de educação vendo o protesto,  fugiu de todos, embarcou no seu carro e se mandou. Não deu nenhuma satisfação  aos pais de alunos que estão muito preocupados e abraçando o movimento  dos professores.

Por que o prefeito que ai está, não faz  o mesmo que Capitão Azevedo fez, dando logo 15% aos professores?
Sem comentário!


quarta-feira, 15 de julho de 2015

Secretaria convoca 603 professores aprovados em processo seletivo

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia divulgou no Diário Oficial, desta quarta-feira (15/07), a convocação de 603 professores para o interior, aprovados nos Processos Seletivos Simplificados, do Edital nº04/2013, pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), para atuação na Educação Básica. A contratação é temporária e de caráter emergencial.

Os candidatos aprovados devem comparecer no prazo de 10 dias úteis nos Núcleos Regionais de Educação (NRE) aos quais pertencem os municípios para os quais foram aprovados. Entre os documentos necessários, estão o original e cópia da carteira de identidade, CPF e certidão de nascimento ou de casamento e original e cópia do diploma, devidamente registrado de conclusão do curso de nível superior no qual concorreu.

Para conferir os nomes dos candidatos convocados, todos os documentos necessários e como proceder, basta acessar o edital disponível no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

Nova seleção – Novo processo seletivo será realizada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, no próximo dia 26 de julho, para 6.145 professores da rede estadual, pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Do total de vagas, 4.616 são para a Educação Básica, 1.282 para a Educação Profissional e 247 para a Educação Indígena. Nesta seleção, 30% das vagas são reservadas aos candidatos negros e 5% às pessoas com deficiência.

As provas serão realizadas nos 27 municípios sede dos Núcleos Regionais de Educação, com previsão de entrada em sala de aula ainda no início do segundo semestre.