sábado, 20 de junho de 2015

Datafolha bota Dilma no fundo do poço: apenas 1 em cada 10 brasileiros aprova o governo da mentira e da corrupção.


(Folha) A presidente Dilma Rousseff chega ao final do primeiro semestre avaliada como ruim ou péssima por 65% do eleitorado, um novo recorde na série do Datafolha desde janeiro de 2011, início de seu primeiro mandato. No histórico de pesquisas nacionais de avaliação presidencial do instituto, essa taxa de reprovação só não é pior que os 68% de ruim e péssimo alcançados pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello em setembro de 1992, poucos dias antes de seu impeachment. 

Governo Dilma e Lula temem ser próximos alvos da Lava Jato

Conversas no Planalto dizem que cerco está se fechando

Prisões na Odebrecht podem atingir governo
Prisões na Odebrecht podem atingir governo
A prisão dos executivos das empreiteiras Odebrecht e Andrade Gutierrez trouxe preocupação ao Palácio do Planalto. Apesar da intenção dos assessores em manter a presidente Dilma Rousseff afastada do estrago provocado pela Operação Lava Jato e de suas consequências, o sentimento é que todo este processo acaba por desestabilizar o governo, que já se encontra sob ataque de vários setores e sofrendo com baixa popularidade.

Câmara de Itabuna LDO e Plano Municipal de Educação


A Câmara de Vereadores de Itabuna aprovou, na sessão plenária desta quinta-feira (17), dois projetos de fundamental importância para o município. O primeiro é o que estabelece as diretrizes orçamentárias para 2016 (LDO) e o segundo implementa o Plano Municipal de Educação (PME). As duas matérias, de autoria do Executivo, foram aprovadas em segunda discussão. O PME institui e define um conjunto de metas e estratégias que orientarão as políticas educacionais do município para o decênio 2015-2025.

"ONDE VOCÊ LEVA A SUA FAMÍLIA?" ARTIGO DE JÚLIO CÉSAR

Júlio César
ONDE VOCÊ LEVA A SUA FAMÍLIA?
No último dia 27 de junho ocorreu, no Centro de Convenções de Ilhéus, a solenidade de formatura dos cursos técnicos ministrados pela Rede Estadual de Ensino no CEEP – Centro Estadual de Educação Profissional (antigo Colégio Estadual de Ilhéus), referente aos cursos de nível médio nas áreas de Logística e demais cursos ministrados naquela instituição.

Sou professor do CEEP e compareço todas as vezes que há formatura, para prestigiar meus alunos e colher, de minha profissão, a satisfação de ver frutificar o resultado de nosso trabalho docente, concretizado na formação de meus queridos alunos e alunas.

É sempre muito gratificante ver as famílias dos alunos presentes e orgulhosas pela vitória alcançada pelo parente querido, que sobe ao palco para colher o certificado de sua graduação, fazendo brilhar os olhos e acelerar de emoção os corações de pais, mães, avós, irmãos e demais parentes daqueles jovens de família quase sempre humilde, que agora melhor se capacitam para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e da vida.


Tais fatos, entretanto, me remetem a outras reflexões...

No dia-a-dia da vida e por força de meu outro trabalho, por vezes também vou à Delegacia de Polícia. Lá também encontro muitos jovens, mas em situação bem diferente: Foram conduzidos na viatura da PM e lá se encontram prestando depoimento, acusados ou flagranteados, enquanto suas famílias, aflitas, constrangidas, desoladas aguardam, entre decepcionadas e temerosas, o desenrolar dos fatos.

Esse mesmo quadro de pais inconformados, de mães à beira do desespero, de parentes com olhar triste, distante, também é encontrado em outras instituições onde vão parar os jovens que não cuidaram de direcionar suas vidas para o estudo e o trabalho dignificante. Não é menos doloroso o sentimento de quem visita o filho jovem em um presídio, em uma casa de recuperação de dependentes químicos ou em outras instituições do mesmo gênero.

Por incrível que possa parecer, chegamos a um ponto, no Brasil, em que mesmo os parentes que visitam um jovem na carceragem ou na casa de recuperação ainda são, de certa forma, menos infelizes.

É que há os jovens que, após se entregarem à prática de crimes, acabam mortos por desconhecidos, ou pela polícia, ou pelos próprios comparsas. Pouco importa, às vezes, quem assassinou, pois a morte é o fato soberano, a reunir no velório deste jovem uma família enlutada, como se acabasse de assistir ao último capítulo de uma terrível novela, a um filme de ação que termina sem ação e sem heróis, na imobilidade de um corpo com 20 e poucos anos, que deixa a existência e todas as esperanças irremediavelmente para trás...

Jovem! Cuida de teus atos, de com quem e por onde andas e, sobretudo, do que você faz; porque é o que você opta, o que você faz que definirá para onde você conduzirá a sua família.

Desejo, profundamente, que você leve sua família para a sua formatura, para o seu casamento, para a igreja que você frequenta, para a festa de confraternização de fim de ano da empresa em que você trabalha ou da escola em que estuda.

Mas esta opção, esta escolha – que você de forma consciente ou inconsciente faz todos os dias - é sua, e de mais ninguém.
Só as consequências serão suas e também, obrigatoriamente, de sua família.


Julio Cezar de Oliveira Gomes – Graduado em História e em Direito pela UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz

sexta-feira, 19 de junho de 2015

STJ abre inquérito contra Pimentel

SEXTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2015

STJ abre inquérito contra Pimentel por crime de lavagem de dinheiro em contratos públicos. Esposa também será investigada.

(Estadão) O Superior Tribunal de Justiça (STJ) recebeu um inquérito que apura o suposto envolvimento do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT-MG) em um esquema de de lavagem de dinheiro por meio de contratos com o poder púbico. 

No mês passado, o Estado publicou que a Polícia Federal apurava a suposta prática de crime eleitoral envolvendo a campanha de Pimentel ao governo de Minas em 2014. O inquérito, que está sob a relatoria do ministro Herman Benjamin, do STJ, ocorre no âmbito da Operação Acrônimo, que prendeu no mês passado o empresário Benedito Rodrigues de Oliveira Neto, o Bené, ligado ao PT.

MP pede informações a Lula sobre viagens pagas pela Odebrecht

 As suspeitas da procuradora da República Mirella de Carvalho Aguiar são de que o ex-presidente Lula, entre 2011 e 2014, tenha praticado tráfico de influência em favor da empresa. (Foto: Reprodução/Veja)
As suspeitas da procuradora da República Mirella de Carvalho Aguiar são de que o ex-presidente Lula, entre 2011 e 2014, tenha praticado tráfico de influência em favor da empresa. (Foto: Reprodução/Veja)
A Procuradoria da República do Distrito Federal cobrou do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva esclarecimentos sobre a relação dele com a construtora Odebrecht e determinou que o petista explique viagens que fez, pagas pela empreiteira, para países da América Latina e da África. As suspeitas da procuradora da República Mirella de Carvalho Aguiar são de que o petista, entre 2011 e 2014, tenha praticado tráfico de influência em favor da empresa.

Para o MP, é preciso apurar ainda a atuação de Lula na concessão de empréstimos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o contexto em que o petista viajou, às custas de empresas, para negociar contratos.

Marcelo Odebrecht, presidente da Odebrecht, e Otávio Azevedo, da Gutierrez são presos pela PF.

Marcelo Odebrech e Otávio Azevedo vão cumprir prisão preventiva
Marcelo Odebrech e Otávio Azevedo vão cumprir prisão preventiva
A Polícia Federal iniciou na manhã desta sexta (19) mais uma fase da operação Lava Jato, a 14ª. Em São Paulo foram presos três executivos da construtora Odebrecht, entre eles o presidente da empreiteira Marcelo Odebrecht e o diretor Márcio Farias, que já havia sido citado por delatores da Lava Jato como envolvido no esquema de corrupção na Petrobras. Também foi preso Otávio Azevedo, presidente da Andrade Gutierrez.

Desde o início da operação, dezenas de pessoas já foram presas, entre elas estão o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa – que cumpre prisão domiciliar no Rio de Janeiro e Alberto Youssef, que está preso na carceragem da PF em Curitiba e é acusado de ser o líder do esquema.

Vândalos destroem árvores plantadas no Caminho da Fé

NOTA
Vândalos destroem árvores
plantadas no Caminho da Fé

Um dos equipamentos turísticos considerados essenciais para o desenvolvimento do turismo em Canavieiras, o Caminho da Fé, sofreu a ação de vândalos na noite desta quinta-feira (18). Eles quebraram o arrancaram diversas árvores de eucalipto, plantadas recentemente pela Prefeitura.
Para o prefeito Almir Melo, não parece se tratar apenas de uma ação qualquer de vandalismo, mas de um crime orquestrado por pessoas que sempre estão contra o progresso na cidade de Canavieiras. Para ele, sempre que uma grande obra é anunciada ou realizada, sofre com a atuação desses grupos.
Na semana passada, o prefeito Almir Melo anunciou a assinatura da ordem de serviço da Passarela do Robalo e do Caminho da Fé, ambos localizados no Parque Recreativo e Ecológico Luiz Eduardo Magalhães. De acordo com o prefeito, o que seria uma grande notícia para Canavieiras, infelizmente, se transforma num caso de polícia.

Da Assessoria de comunicação - (19-06-15)

Comunidade do Salobrinho, em Ilhéus, recebe Posto de Saúde reformado

A obra de recuperação foi entregue oficialmente nesta sexta-feira (19) pelo prefeito Jabes Ribeiro e contou com a presença de autoridades municipais, técnicos do governo e representantes da comunidade local.
 Com a presença de autoridades municipais, técnicos do governo e representantes da comunidade local, o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, fez a entrega oficial, nesta sexta-feira, 19, da obra de reforma da Unidade de Saúde do Salobrinho, equipamento que conta com duas equipes do Programa Saúde da Família (PSF). A unidade, que atende cerca de 100 pessoas por dia, foi beneficiada por serviços de pintura geral (interna e externa), troca do piso, substituição de portas e janelas, conserto do telhado, recuperação dos banheiros e revisão completa das instalações elétrica e hidráulica, entre outros.

MATERNIDADE DA MÃE POBRE EM ITABUNA CONTINUA EM GREVE POR FALTA DE DINHEIRO E AS MÃES DE TODO SUL DA BAHIA PARINDO EM CONDIÇÕES DESUMANA!

Com a greve da Maternidade Ester Gomes (Mão Pobre), em Itabuna, que já dura uma semana, agravou-se o problema de parto neste cidade, o que atingiu toda região. Mães estão tendo crianças, devido a superlotação, em condições desumanas, no Hospital Manoel Novais (referencia da criança!)

A Maternidade da mãe Pobre que foi criada pelo prefeito Fernando Gomes sempre teve um trabalho de excelência, às mães que recebiam até o enxoval. No momento, não tem dinheiro para pagar os salários dos funcionários, o que gerou a greve.

O pior é que os governos Federal, Estadual e Municipal não estão nem ai para resolver o problema. Sendo a principal culpada a Presidência da República  quando a presidente Dilma cortou do setor de saúde do país, 12 bilhões.  É, agora?

Esperamos em Deus, que a situação seja resolvida. Porque pela sensibilidade dos homens, está difícil... muito difícil!...      

Trem do Forró é o principal atrativo do "Arraiá do Mochilão" em Iaçu

O passeio no trem "Mochilão" é um dos principais atrativos da festa de São João do município de Iaçu, localizado na Chapada Diamantina, a 275 km de Salvador. Durante os dias 22 e 23/06, os visitantes que curtem a temporada junina na cidade poderão aproveitar o forró sobre trilhos ao som de um trio nordestino “Nogueira”.

Polícia Federal prende três diretores da Odebrecht em nova fase da Lava Jato

A Polícia Federal iniciou na manhã desta sexta (19) mais uma fase da operação Lava Jato. Em São Paulo foram presos três executivos da construtora Odebrecht, entre eles o presidente da empreiteira Marcelo Odebrecht e o diretor Márcio Farias, que já havia sido citado por delatores da Lava Jato como envolvido no esquema de corrupção na Petrobras.

Também estão em andamento medidas de busca e apreensão na empreiteira e nas casas dos executivos. Outro alvo da operação é a construtora Andrade Gutierrez, também investigada na Lava Jato.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Congresso deve mudar MP com novas regras para aposentadorias, diz Renan

Renan diz que Congresso vai
Renan diz que Congresso vai "aprimorar" a medida provisória do governo que cria novas regras para a aposentadoria (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse hoje (18) que cabe ao Congresso Nacional mudar a medida provisória editada nesta quinta-feira (18) pelo governo para evitar que a progressividade no cálculo das aposentadorias não “acabe comendo” a fórmula 85/95. “O fundamental é que a medida provisória seja aprimorada no Congresso Nacional. Ela parte do 85/95 e isso já é um avanço. O que precisamos é mudar a regra da progressividade para que ela não acabe comendo o 85/95. Esse é o papel do Congresso”, disse Calheiros após a missa de corpo presente do ex-deputado Paes de Andrade, que morreu ontem (17).

Coaraci promove Arraiá da Cidadania de 20 a 23/06

Situada a 47 quilômetros de Itabuna, a cidade de Coaraci se prepara para receber visitantes de toda a região no 7º Arraiá Cultural da Cidadania. A festa começa neste sábado (20) e terá 20 atrações na Praça de Eventos do município. A promessa é de muita animação até 23 de junho, véspera do São João.
A abertura da festa, no dia 20, terá Forró Caxangá, Wanderley Novaes, Forró Vó Filu e Missinho e Banda. No domingo (21) o arrasta-pé fica por conta do Forró Xote Apimentado, Rian Girotto & Henrique, Banda Realce, Mistura Light e Forró Quebra-Barraco. 

MOÇÃO DE PARABÉNS PARA VILY MODESTO

MOÇÃO DE PARABÉNS  AO COMUNICADOR VILY MODESTO 75 ANOS DE VIDA E TRABALHO POR ITABUNA E REGIÃO DO CACAU
Flagrante da foto: Mota, Vily Modesto, Vily Júnior, netos,
Vitória e Joselito. Ainda Paulo Lima e Adeildo Marques 
Através de solicitação do vereador César Brandão (pps) foi aprovado na Sessão Plenária de ontem (17), pela Câmara Municipal de Itabuna  "Moção de Parabéns" pela passagem dos 75 anos de idade do jornalista e radialista Vily Costa Modesto, comemorados hoje, 18.

Aécio: é importante que o país entenda os crimes cometidos por Dilma.

DO -COTURNONOTURNO 

Em longa entrevista ao jornalista Fernando Rodrigues, do UOL, Aécio Neves, presidente do PSDB, declara:

Pela primeira vez na história uma presidente da República está sendo diretamente instada a dar explicações ao Tribunal de Contas. Por quê? Porque foi cometido um crime.

É preciso que as pessoas compreendam qual é esse crime. O que ocorreu no ano de 2014? O governo superestimava suas receitas de forma absolutamente irresponsável, sabendo que elas não ocorreriam, e desconsiderava as despesas que estava tendo. Por exemplo, esqueceu que havia uma previsão de déficit de R$ 4 bilhões no FAT [Fundo de Amparo ao Trabalhador], aumento de despesas de R$ 7 bilhões no seguro-desemprego. Desconsiderou isso e manteve os programas em andamento.

O que fez o governo? Já que não tinha dinheiro, fez com que a Caixa Econômica Federal pagasse o Bolsa Família, e ela era meramente instituição repassadora do Bolsa Família. Fez com que o Banco do Brasil pagasse o Crédito Rural, e ele é meramente repassador do Crédito Rural. Essas instituições, na verdade, cobravam juros do governo. É o que veda a Lei de Responsabilidade Fiscal. Você se lembra, vários bancos estaduais foram extintos porque foram quebrados, porque financiavam o Tesouro.

Ao mesmo tempo, o governo ampliava outros programas com objetivo meramente eleitoral. O Fies [Fundo de Financiamento Estudantil], por exemplo, aumentou de R$ 6,5 bilhões para R$ 12 ou R$ 13 bilhões no ano eleitoral. Agora vai cair pela metade. O Pronatec de R$ 5 para R$ 7 bilhões. O seguro defeso de R$ 500 milhões para R$ 2,5 bilhões. O que é que fez o governo? Gastou o que não tinha.

É como se uma dona de casa tivesse no final do mês na conta apenas R$ 100 e tivesse gasto R$ 100 na conta da padaria e R$ 100 no verdureiro. E deu 2 cheques de R$ 100. Um vai bater na porta dela no dia seguinte para cobrar, porque um está sem fundos. Gastou o que não tinha. Isso é crime. E a lei tem que valer para todos.

O Tribunal de Contas da União tem uma oportunidade histórica de dizer isso. A legislação foi feita para todos, e quem não cumpre a legislação tem que responder por isso.

Clique aqui para ler e assistir aos vídeos da entrevista completa. 

Taxistas contratados lutam por direitos trabalhistas

Mais uma reunião foi realizada para discutir a situação dos taxistas auxiliares de Salvador (16/06).  Desta vez foi com o procurador-geral do Ministério Público da Bahia, Márcio Fahel, que ficou de investigar as denúncias de irregularidades nas licitações e em outras questões relacionadas aos direitos trabalhistas.
A reunião foi solicitada pelo Deputado Federal Davidson Magalhães (PCdoB-Ba), com as presenças do vereador Everaldo Augusto (PCdoB), presidente da Associação dos Taxistas Auxiliares de Salvador (ATAS), Jairo Conceição e de taxistas.

Congresso nunca analisou contas de Lula e Dilma


Do - jornaldamidia.com.br - O Congresso não analisa as contas da Presidência desde 2002, ignorando as recomendações do TCU (Tribunal de Contas da União) sobre irregularidades nos gastos públicos nos últimos 13 anos. É o que informa nesta quarta-feira (17) aFolha de são Paulo. A Constituição Federal afirma ser ''competência exclusiva do Congresso'' julgar anualmente as contas prestadas pelo presidente da República e apreciar os relatórios sobre a execução dos planos de governo''.

Por isso, se o TCU sugerir nesta quarta a rejeição das contas do governo Dilma Rousseff em razão das ''pedaladas fiscais'', ou considerá-las parcialmente irregulares, a decisão só terá validade caso o Congresso julgue a recomendação do tribunal. Nenhuma das contas dos governos Lula e Dilma foi analisada pelo Legislativo até hoje. A última que entrou na pauta do Congresso foi a de 2001, gestão de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Apresentadora venezuelana tira roupa na TV; veja vídeo

Yuvi Pallares
Yuvi Pallares
Do - jornaldamidia.com.br - A apresentadora venezuelana Yuvi Pallares cumpriu sua promessa e ficou nua durante o programa de TV 'Desnudando la Notícia', após a vitória da Venezuela sobre a Colômbia, por 1 a 0, na Copa América. Yuvi é uma das apresentadoras do programa, que é famoso na Venezuela por ter suas apresentadores fazendo striptease enquanto dão as informações.

Recentemente, as apresentadoras fizeram um vídeo em campanha de apoio à seleção venezuelana na competição no Chile. Elas prometerem aparecer novamente sem roupa caso a equipe avance para a próxima fase da Copa América.

Em abril Yuvi se juntou a colegas para falar do português Cristiano Ronaldo e também se despiu.



Aprovada redução da maioridade penal de 18 para 16 anos para crimes hediondos.

QUARTA-FEIRA, 17 DE JUNHO DE 2015


(Agência Câmara) Foi aprovado há pouco, por 21 votos a 6, o relatório do deputado Laerte Bessa (PR-DF) na comissão especialque analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/93, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. A votação ocorreu quatro horas e meia após o início da reunião. Foi aprovado também, em votação simbólica, um destaque do deputado Wewerton Rocha (PDT-MA) que aperfeiçoa a estrutura do sistema socioeducativo.
Veja também os crimes de Dila publicados pelo TCU!

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...