Vamos salvar o Rio Cachoeira! É o nosso maior patrimônio. Não jogue lixo em seu leito. Povo limpo, cidade civilizada... Vamos preservar a nossa história.

sábado, 30 de maio de 2015

PTB refuga fusão com DEM. Bom para a oposição.

O mais ferrenho oposicionista no Senado, Caiado era totalmente contra a fusão.
 
(Folha) Após meses de conversa, dirigentes de PTB e DEM decidiram nesta sexta (29) suspender as negociações para uma fusão das siglas. O principal motivo da ruptura foi a falta de acordo sobre a divisão de poder e do dinheiro do fundo partidário que caberia à nova legenda. Também havia divergências sobre o comando de diretórios estaduais, especialmente o de São Paulo. 
O divórcio entre os partidos foi discutido no casamento do ex-deputado Roberto Jefferson, que continua a ser a voz mais forte no PTB. O secretário-geral da sigla, Campos Machado, atacou a cúpula do DEM e disse que a tentativa de fusão já pode ser vista como "página virada". "Isso deixou de ser fusão e passou para o Código Penal. Virou estelionato, tentativa de apropriação indébita. A culpa é dos fenícios, que inventaram a moeda", ironizou, referindo-se à disputa pelo fundo partidário. Na saída da festa, o deputado Benito Gama (PTB-BA) também descartou a união: "A fusão não subiu do telhado. Ela já caiu do telhado". 

Divulgados os locais de prova do concurso da Câmara de Itabuna

A empresa MSM  Consultoria, que organiza o concurso da Câmara de Vereadores de Itabuna, já divulgou os locais onde serão realizadas as suas provas. A aplicação está confirmada para o próximo dia 7 de junho, nos turnos matutino e vespertino, conforme o cargo escolhido pelos candidatos.
Para saber o local e horário da prova, o participante pode acessar o site da Câmara (www.cmv.itabuna.ba.gov.br) ou diretamente o link http://www.msmconsultoria.com.br/2015/cm_itabuna/edtconv.pdf .

Reivindique mas, não prejudique!: MAIS UM ARTIGO DE ANTONIO NUNES


Antonio Nunes de Souza*

Reivindique mas, não prejudique!
Antonio Nunes de Souza*
A instituição do uso da greve como uma maneira de se conseguir alguns direitos, exigir respeito, democracia e outras exigências, cabíveis ou não, vem desde os tempos primórdios, quando heróis, solidários e corajosas pessoas, resolveram enfrentar as grandes forças, administrações, governos, empresários gananciosos e exploradores que, em função das suas forças políticas e financeiras, exploravam seus comandados, pensando apenas em ampliar suas posses e riquezas, obviamente, seus poderes!

sexta-feira, 29 de maio de 2015

“Marcha à Brasília retratou as dificuldades nos municípios”, avaliou Lenildo Santana

Durante o encontro na XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, o presidente da Amurc / CDS-LS, Lenildo Santana e demais gestores públicos representaram a região Sul da Bahia, em defesa da repactuação orçamentária dos municípios, em especial, para educação e saúde. No encontro foi promovido o debate com os partidos políticos brasileiros sobre a Reforma Política, bem como sessões no Congresso Nacional para debater outras reivindicações municipalistas.

De acordo com Lenildo, a Marcha a Brasília retratou bem a realidade que está vivendo o país e que o Governo Federal precisa rever as receitas municipais para o melhor funcionamento da Gestão Pública Municipal. “Estivemos buscando, junto aos entes federados, lembrando e cobrando por mais recursos para os municípios da região. Além disso, a Amurc, UPB, CNM e outras instituições estarão acompanhando as decisões da reforma política e tributária, que estão em andamento no Congresso Nacional”.

No Dia da Imprensa, exposição fotográfica comemora centenário de Jorge Calmon

Jorge Calmon
Em parceira com a Federação do Comércio do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), a Associação Bahiana de Imprensa (ABI) inaugura a exposição fotográfica alusiva ao centenário de Jorge Calmon, para homenagear o jornalista, o professor, que esteve à frente da entidade entre os anos de 1970 e 1972. No próximo dia 1º de Junho, data em que também é celebrado o Dia da Imprensa, às 17h, no foyer da Casa do Comércio vai abrigar a mostra cuja curadoria é do fotógrafo Valter Lessa, diretor da ABI. 
Serão expostas 20 fotos Jorge Calmon (1915-2006), ofertadas pela família. Os flagrantes selecionados exibem o jornalista em instantes com personalidades políticas nacionais e internacionais, com a família, sendo que há um número maior delas relacionado com as homenagens que lhe foram prestadas em 1995, quando da passagem dos 80 anos dele.

A CORRUPÇÃO VENCEU!

Professores da rede municipal de Ilhéus debatem a articulação das áreas do conhecimento

Durante três dias, cerca de 300 docentes participaram de formação e debateram sobre como interligar as diferentes áreas do conhecimento na sala de aula
 A Secretaria de Educação (Seduc) de Ilhéus retomou, nesta semana, o processo de articulação das áreas do conhecimento, buscando unificar as ações desenvolvidas nas unidades escolares, principalmente as relacionadas às turmas dos anos finais do ensino fundamental. Entre os dias 26 e 28, cerca de 300 professores da rede municipal participaram da formação, no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional (antigo Colégio Estadual), no Malhado.

Congresso que vai eleger novo presidente da Fifa é retomado após ameaça de bomba

Presidente da Fifa, Joseph Blatter, discursa no 65° Congresso da entidade no Hallenstadion em Zurique, na Suíça (Patrick B. Kraemer/EPA/Agência Lusa/Agência Brasil/Reprodução)
Presidente da Fifa, Joseph Blatter, discursa no 65° Congresso da entidade no Hallenstadion em Zurique, na Suíça (Patrick B. Kraemer/EPA/Agência Lusa/Agência Brasil/Reprodução)
O 65º Congresso da Federação Internacional de Futebol (Fifa) foi retomado há pouco, após uma ameaça de bomba registrada pela polícia de Zurique. A porta-voz da polícia local, Brigitte Vogt, confirmou a ocorrência, mas disse apenas que seus homens estão no local, sem acrescentar mais detalhes.

Em sua fala durante a retomada do congresso, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, também confirmou a ameaça de bomba, revelando que autoridades revistaram o auditório onde ocorre a reunião. “As instalações foram liberadas pelas autoridades e o congresso pode continuar”, disse.

DEPUTADO DEFENDE QUE MPF ATUE CONTRA AUMENTO ABUSIVO DE ENERGIA

Em discussão na Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Augusto Castro ( PSDB) defendeu nesta quarta-feira (27) uma medida que ponha freio às elevações das tarifas da energia elétrica na Bahia.
 A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prevê uma elevação média da conta de energia em 40% este ano, mas o peso para o consumidor é ainda maior, em função da entrada em vigor da chamada “bandeira vermelha”, que determina um acréscimo de R$ 3,00 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

CAIC Darcy Ribeiro completa 18 anos de atividades em Ilhéus

A Escola CAIC Darcy Ribeiro de Ilhéus estará completando neste sábado, dia 30 de maio, 18 anos de atividades e para comemorar a data serão realizadas diversas atividades esportivas, culturais, sorteios, além da prestação de serviço à comunidade. As comemorações serão iniciadas às 8 horas da manhã e deve reunir professores, servidores, pais, alunos e a comunidade em geral.

Como parte dos serviços prestados à comunidade serão realizados exames preventivos, atendimento odontológico infantil, aferição de pressão, glicemia e exame de IMC. Também serão elaborados currículos, serviços de balcão de empregos e jurídico, confecção de cartão do SUS, distribuição de fichas para RG e palestras educativas sobre doenças sexualmente transmissíveis.


Também haverá a distribuição de leite, de fraldas descartáveis e o sorteio de cestas básicas. Já na parte esportiva e cultural estão previstos campeonatos de dominó e futebol, pula-pula para as crianças, aulas de zumba, música ao vivo e várias outras atividades em homenagem ao aniversário e os 18 anos de relevantes serviços prestados pelo CAIC.

Por - Ed Camargo.

"Mudança Institucional e Reconversão Produtiva no Sul da Bahia",será lançado nesta segunda-feira na ACI

Professor Elson Mira
A Associação Comercial e Empresarial de Itabuna – ACI estará promovendo na próxima segunda-feira, 1º, às 19 horas, na sede da entidade, o lançamento do livro "Mudança Institucional e Reconversão Produtiva no Sul da Bahia", de autoria do Economista Elson Mira, Professor do Departamento de Economia da UESC.
Na oportunidade o autor ministrará uma palestra sobre o conteúdo do livro que destaca o atual cenário da economia do Sul da Bahia e as contribuições das instituições regionais para o seu desempenho. Em sua obra, Celso discorre sobre a diversificação econômica baseada em atividades com valores mais agregados, em especial, o setor terciário. “O que sugere uma reconversão produtiva do setor primário (leia-se cacau) para o setor terciário”, destacou.
De acordo com o presidente da ACI, Luiz Ribeiro, a reunião é voltada a toda sociedade itabunense, “e será uma oportunidade para fazer uma análise de dados atualizados da nossa economia, com o atual cenário econômico do país”. O livro estará à venda no dia pelo valor de R$ 40,00 (em dinheiro).
A ACI fica localizada na rua Osvaldo Cruz, Edifício União Comercial, nº 56 - 9º andar, centro de Itabuna. Mais informações pelo telefone: (73) 3613-1171.
 Por - Viviane Cabral

Agenda da Semana do Legislativo Itabunense

Aldenes Meira, presidente da câmara
Agenda da Semana
Dia 01 e 02 de Junho de 2015

Segunda-feira (01.06):
·        Reunião das Comissões Técnicas Permanentes Reunidas, presidida pelo vereador Joílson Rosa (PROS). Local: Sala das Comissões Técnicas, a partir das 14hs.
·        Sessão Ordinária, presidida pelo vereador Aldenes Meira (PCdoB). Local: Plenário Raimundo Lima, a partir das 15hs.
·        Audiência Pública, requerida pela Comissão de Finanças Orçamentos e Tributos, presidida pelo vereador Francisco Reis (Chico Reis do PRP). Tema: LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias. Local: Plenário Raimundo Lima, a partir das 16hs.

Terça-feira (02.06):
·        Reunião da Comissão Técnica Permanente de Urbanismo, Desenvolvimento Urbano, Obras e Serviços Públicos. Tema: Código de Obras. Local: Sala das Comissões Técnicas, a partir das 14hs.

A Assessoria de Comunicação, que tem como titular, o jornalista Ricardo Ribeiro, avisa que essa agenda poderá sofrer alterações no decorrer da semana.

PARABÉNS!

Hoje, os nosso parabéns vão para o vereador Aldenes Meira, presidente deste Legislativo. Com isso, rogamos ao Senhor para que  ele tenha paciência para resolve os problemas de Itabuna, que são inúmeros! Parabéns, e muitos anos de vida.   

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Romário consegue assinaturas para criação da CPI do Futebol

Karine Melo
Um dia depois da prisão de cartolas da Fifa, entre os quais o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, foi lido no plenário do Senado pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a CBF e o comitê organizador local da Copa do Mundo Fifa 2014.

A iniciativa é do senador Romário (PSB-RJ), que reuniu 53 assinaturas para criação do colegiado. Agora, os senadores têm até meia-noite para desistir de apoiar a criação da comissão, mas se do total pelos menos 27 mantiverem as assinaturas, a CPI será criada. Terá sete titulares, indicados pelos líderes partidários, de acordo com a proporcionalidade das bancadas.

Marin dividiu propina com Ricardo Teixeira e Del Nero, diz jornal.


Marin sugeriu que a propina que vinha sendo compartilhada com o antecessor, Ricardo Teixeira, deveria ser paga apenas a ele e a Del Nero.
Marin sugeriu que a propina que vinha sendo compartilhada com o antecessor, Ricardo Teixeira, deveria ser paga apenas a ele e a Del Nero.
As investigações do Departamento de Justiça dos EUA sobre a corrupção no futebol indicam que José Maria Marin, ex-presidente da CBF, dividiu propinas recebidas pela exploração comercial da Copa do Brasil (torneio disputado desde 1989 e disputado pelos principais clubes do país) com Ricardo Teixeira (também ex) e Marco Polo Del Nero (atual presidente da CBF).

Segundo informa nesta quinta-feira o jornal Folha de São Paulo, Em reunião no ano passado com o presidente da Traffic, J. Hawilla, Marin, então presidente da CBF, sugeriu que a propina que vinha sendo compartilhada com o antecessor, Ricardo Teixeira, deveria ser paga apenas a ele e a Del Nero, segundo a investigação norte-americana.

Dilma corta 42% do FIES. E "pedala" um terço da dívida com grandes universidades. Pode não haver FIES no segundo semestre.

O Ministério da Educação (MEC) fez uma série de alterações no Fies para frear os gastos
 
(Estadão) Apesar de já ter um número maior de alunos com contratos de Financiamento Estudantil (Fies) em 2015, o governo federal gastou, até maio deste ano, R$ 2,5 bilhões a menos do que no mesmo período de 2014. A diferença representa uma queda de 42% nos repasses em valores corrigidos pela inflação e é resultado de adiamentos e atrasos nos pagamentos, além da imposição de um teto de reajuste nas mensalidades.
Até esta semana, o governo havia gastado com o Fies R$ 3,5 bilhões. Em 2014, já haviam sido pagos R$ 6 bilhões no mesmo intervalo, em valores atualizados. Os dados são do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) do governo, tabulados pelo economista Mansueto Almeida, especialista em contas públicas.

Ilhéus convoca professores aprovados em seleção pública

Aprovados foram convocados devido à desistência de outros candidatos, e devem se apresentar em até cinco dias

A Prefeitura de Ilhéus, por meio das Secretarias de Administração (Sead) e Educação (Seduc) de Ilhéus convoca candidatos aprovados na seleção pública simplificada para contratação de professores e intérpretes de libras. Os convocados devem se apresentar à Gerência de Recursos Humanos, situada no segundo andar do Anexo de Secretarias, à Rua Santos Dumont, s/n, centro, das 8h às 12h e das 13h30min às 18h, no prazo de cinco dias, para apresentar a documentação.

De acordo com a portaria assinada pelo titular da Sead, Ricardo Machado, a convocação foi necessária devido à desistência de candidatos que já deveriam estar atuando nas escolas da rede municipal de ensino. 

A lista dos convocados está disponível neste link http://goo.gl/tNGCIo do diário oficial do município.
Comunicação Social –  Ilhéus – 28.5.15

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Câmara de Itabuna vota projetos sobre “motocobra” e meia passagem estudantil

Aldenes 
A Câmara de Vereadores de Itabuna apreciou, na sessão ordinária desta quarta-feira (27), dois projetos de lei relacionados ao transporte coletivo do município. As matérias, aprovadas em plenário, têm como objetivo proteger o emprego de motoristas e cobradores, e ampliar o direito dos estudantes à meia passagem.
Ailson
De acordo com o projeto 016/2015, de autoria do vereador Ailson Sousa (PRTB), fica proibido no município o acúmulo das funções de cobrador e motorista por um único trabalhador. É o chamado “motocobra” que, de acordo com a justificativa do autor do projeto, prejudica a categoria rodoviária por implicar na redução de postos de trabalho. “Além disso, há relatos de aumento do número de acidentes envolvendo ônibus que utilizam o chamado motocobra”, argumenta o vereador Ailson Sousa. O relator do projeto foi o vereador Jairo Araújo (PCdoB).

AUGUSTO CASTRO DENUNCIA ABANDONO DO CENTRO DE CULTURA ADONIAS FILHO EM ITABUNA

Em pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (26), o deputado estadual Augusto Castro, do PSDB, denunciou o abandono da cultura de Itabuna pelo Governo do Estado. Segundo o parlamentar, duas obras paralisadas – a da construção do Centro de Convenções e a reforma do Centro de Cultura Adonias Filho (CCAF) – indicam que o Estado “se esqueceu da cultura de Itabuna”.

José Maria Marin e executivos da Fifa são presos por corrupção

ESPORTE » Últimas Notícias » Arquivo » José Maria Marin e executivos da Fifa são presos por corrupção

De acordo com a agência inglesa BBC, José Maria Marin está entre os detidos na Suíça e será extraditado para os Estados Unidos.

O ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) José Maria Marin e outros seis dirigentes da Fifa foram presos nesta quarta-feira (27) pela polícia suíça, em uma operação surpresa a pedido dos Estados Unidos. Eles estão sendo investigados pela Justiça norte-americana por suposto esquema de corrupção.

O Departamento de Justiça dos EUA pediu a detenção de Marin, de Jeffrey Webb, Eduardo Li, Julio Rocha, Costas Takkas, Rafael Esquivel e Eugenio Figueredo. De acordo com fontes locais, pode chegar a 14 o número de acusados.
Logo nas primeiras horas da manhã, a polícia suíça deflagrou uma operação no luxuoso hotel Baur au Lac, em Zurique, onde alguns dos cartolas estavam hospedados para o encontro anual de dirigentes da Fifa.

TCU pode incluir Dilma como responsável pela negociata de Pasadena.

QUARTA-FEIRA, 27 DE MAIO DE 2015

Refinaria de Pasadena, no Texas (EUA)
(Estadão) O ministro Vital do Rêgo determinou que a área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) reavalie a responsabilidade da presidente Dilma Rousseff e de demais ex-integrantes do Conselho de Administração da Petrobrás em prejuízos na compra da Refinaria de Pasadena, no Texas (EUA). O ministro também requereu que se analise eventual culpa de representantes da Astra Oil, antiga sócia da estatal brasileira no negócio. 

Um comunicado sobre os novos passos da investigação foi feito por Vital aos demais ministros da corte de contas em sessão da corte nesta quarta-feira. Vital é relator dos processos que apuram dano ao erário na compra da refinaria americana.
Davidson Magalhães
Atendendo uma sugestão do comunicador Roberto de Souza, em entrevista ao programa "Resenha da Cidade" hoje (27) através da  Rádio Difusora Sul da Bahia, via telefone, direto da capital federal, o deputado Davidson Magalhães (PC do B), prometeu interceder em favor da construção da Barragem, em Itapé, assim como, na busca de recursos em favor da despoluição do Rio Cachoeira, em Itabuna..

Roberto de Souza está de parabéns em sugerir, ao nobre deputado, filho de Itabuna, esta importante ação, que é um anseio de todos que amam esta cidade e, especialmente, o seu maior patrimônio natural, que é o Rio Cachoeira, no momento, um grande esgoto a céu aberto, e de outros, por onde ele corta!

Um grande movimento em favor da revitalização do Cachoeira está surgindo nesta cidade, principalmente, pelos poetas, que já estão  ampliando as manifestações. Neste sentido, o Clube do Poeta Sul da Bahia, dentro dos próximos dias, os seus, filiados, estarão fazendo um grande manifesto, para     chamar a atenção de todo mundo, em relação, a importância de um rio e de sua água para a sobrevivência do homem e da vida.

Esperamos que, com essa, reivindicação do comunicador e ex-vereador, Roberto de Souza, o deputado que é filho dessa terra, se sensibilize om a questão. Será muito útil para a região do cacau e para todos nós. " O possível está feito, o impossível far-se-á" ...

São Desidério participa e prestigia Honraria ao empresário Júlio Busato

O Prefeito de Demir Barbosa participou e fez parte da mesa representando os prefeitos do oeste da Bahia, na cerimônia de entrega do Titulo de Cidadão Baiano ao produtor Júlio Cézar Busato nesta segunda-feira, 25. O evento aconteceu na Assembleia Legislativa do estado da Bahia, em Salvador e contou com a presença dos familiares do homenageado, empresários do agronegócio e autoridades políticas.

terça-feira, 26 de maio de 2015

Processo criminal contra Dilma é mais grave do que o pedido de impeachment, afirma e comprova Reale Jr.


(BBC Brasil) Um dos mais importantes juristas do país, o advogado e professor de Direito da USP Miguel Reale Jr. exerceu influência num dos momentos mais importantes da história recente do Brasil, ao ajudar a redigir a petição de impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello, em 1992. 

Nesta terça-feira (26), ele volta aos holofotes como redator de outra petição –a ser entregue ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot–, que acusa a presidente da República, Dilma Rousseff, de crimes contra as finanças públicas e de falsidade ideológica. Do - jornaldamidia.com.br

Nestor Cerveró é condenado a cinco anos de prisão por lavagem de dinheiro

ANDRÉ RICHTER
O juiz federal Sérgio Moro condenou o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró a cinco anos de prisão por lavagem de dinheiro. De acordo com a sentença, o ex-diretor comprou um apartamento no Rio de Janeiro com recursos oriundos de uma empresa offshore dirigida por ele, segundo a acusação do Ministério Público Federal (MPF). Cerveró está preso preventivamente desde o dia 14 de janeiro.

Aldenes Meira cobra tratamento de pacientes com feridas crônicas

O presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, Aldenes Meira (PCdoB), cobrou do secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas Boas, a oferta de atendimento local para pessoas com feridas crônicas. A cobrança foi apresentada neste sábado, 23, durante assinatura de convênio entre a Sesab e a Prefetura, visando à melhoria dos serviços de saúde no município.

GRUPO DE AÇÃO COMUNITÁRIA DE ITABUNA MANDA CARTA AO GOVERNADOR RUI COSTA

Especial - por Ramiro Aquino -  Resumo de carta encaminhada pelo Grupo de Ação Comunitária de Itabuna, ao Governador da Bahia Rui Costa, com pedido de publicação à imprensa, tendo em conta que audiência solicitada ao Governador não obteve resposta.

O GAC-Grupo de Ação Comunitária de Itabuna, elaborou em 7 de abril de 2015, documento a ser entregue ao Governador da Bahia Rui Costa, durante audiência no Palácio do Governo. O pedido de audiência foi encaminhado ao Gabinete do Governador através da Secretaria de Relações Institucionais-SERIN, em 16.04.2015 (cópia do envio em anexo). Como não obteve resposta ao pedido, a instituição decidiu, segundo acordado entre seus componentes, encaminhar a correspondência via postal, registrada e publicar o documento para conhecimento da sociedade, onde reivindica uma série de ações governamentais na cidade. A carta é assinada pelo Coordenador do GAC, Edmundo Dourado e com aval das seguintes instituições: Academia Grapiúna de Letras, Academia de Letras Jurídicas do Sul da Bahia, Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, Associação Cultural Amigos do Teatro, Associação das Empresas de Transporte Urbano de Itabuna, Associação Itabunense dos Aposentados do Banco do Brasil, Associação dos Pensadores de Itabuna, Associação dos Pequenos e Microempresários de Itabuna, Associação Regional dos Engenheiros e Arquitetos, Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna, Centro de Integração Empresa Escola, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, Grupo de Apoio à Prevenção a AIDS, Lions Club de Itabuna-Centro, Lions Clube de Itabuna-Sul, Lions Clube de Itabuna-Grapiúna, Loja Maçônica Areópago Itabunense, Loja Maçônica 28 de Julho, Loja Maçônica Acácia Grapiúna, Ordem dos Advogados do Brasil-Subseção Itabuna, Rotary Club de Itabuna, Rotary Clube de Itabuna Sul, Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Itabuna, Sindicato dos Contabilistas do Sul da Bahia. A seguir um resumo da reivindicação.

-Central de Abastecimento-Solicita uma grande Central de Abastecimento, que atenderia a um conjunto de mais de 100 cidades do entorno, com produtos básicos e de qualidade para o consumo alimentar.  

-Centro de Convenções e Teatro-Pede a conclusão das obras iniciadas no governo Paulo Souto e abandonada pelo próprio e pelo seu sucessor Wagner. Alega que peças teatrais, shows, formaturas, convenções, congressos, etc., são transferidos para Ilhéus pois não podem ser realizados em Itabuna apesar do seu potencial para ser um centro de Turismo de Negócios;

-Educação, Cultura e Transporte Público-Reivindica transporte público de qualidade para os milhares de alunos de toda a região que convergem para o polo de educação que é Itabuna, que abriga Universidades Estadual, Federal e privadas, pedindo a intervenção da AGERBA, órgão do Estado. Nessa área pede ainda incentivo ao esporte amador/olímpico e áreas de lazer para a população mais carente e para os portadores de deficiência que não dispõem de um Centro de Lazer e Capacitação que os inclua no mercado de trabalho.

-Indústria e Comércio-Destaca que o desenvolvimento da Bahia, passa pela geração de emprego e renda para milhares de baianos e pede melhorias na infraestrutura viária e de saneamento. Diz do amplo movimento da cidade nas áreas comercial/industrial/prestação de serviços e pede a criação de Distrito Industrial em área não menor que a de 500 hectares.   
-Infraestrutura 1-Rodovia Jorge Amado-A carta exige a duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna, há muito prometida. As duas importantes cidades da região, com mais de 400 mil habitantes, antes interligadas em minutos, exige hoje paciência incomum dos motoristas;

-Infraestrutura 2-Barragem-Aborda o fornecimento de água e o tratamento dos esgotos industriais e domésticos que são despejados diariamente em nossos mananciais. A barragem do rio Colônia, na região de Itapé, é solicitada com urgência;

-Saúde-Salienta que Itabuna já foi considerada como tendo o maior pólo de saúde do estado e que hoje atravessa crise sem precedentes, mesmo quando a chamada Plena foi devolvida à cidade em condições desfavoráveis e recursos abaixo das suas necessidades. Alerta que a cidade centraliza demanda de uma região com mais de 120 municipios;

-Segurança-O documento fala ainda que a cidade está incluida na desabonadora posição de líder do ranking das cidades mais violentas contra os jovens negros e pobres e fala das carências das Polícias Civil e Militar.

-Polícia Militar e Civil-Pede instalações dignas, aumento de efetivo, de viaturas modernas, da ampliação do serviço de videomonitoramento, da regularização das áreas das chamadas Companhias Destacadas, implementação da estrutura da Delegacia de Homicídios, a retomada das obras de reforma e ampliação do Complexo Policial, aumento do efetivo de Investigadores, Escrivão e Delegados e a reforma e ampliação do Plantão Central de 24h da Polícia Civil, o aumento de verba para a Escala de Trabalho Extraordinária-SILC, já que em 2013 houve corte de gastos;

-Cadeia Pública-Pede a construção de casa de detenção provisória evitando a mistura dos presos que ainda não foram julgados com os já condenados pela justiça, num superlotado e único presídio;

-Delegacia da Mulher-Destaca ainda a situação da DEAM-Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e sua infraestrutura precária;

-Presídio-Ressalta a expectativa de que a prometida construção de mais dois presídios pela SEAP se concretize imediatamente, já que o município, desapropriou terrenos para esse fim;

-Polícia Técnica-Diz ainda que o DPT, reformado há pouco, tem equipamentos ainda não instalados e que um acordo com as universidades e faculdades regionais emperra na burocracia oficial;

-Defensoria Pública-Exige a nomeação de mais Defensores para ocupar as vagas ainda existentes. A realização de Concurso para o Cargo de Defensor Público e convocação do aprovados em concurso de 2010, além da aprovação da Lei dos Servidores, aproveitando que há um projeto de lei tramitando na Assembléia Legislativa.

         O GAC conclui o documento reconhecendo a responsabilidade do Governador de gerir todas demandas dos 417 municípios do estado, mas destaca o muito que Itabuna e região já repassaram para o Estado, o que muito ajudou no desenvolvimento da Bahia.

Comissão inicia apresentação de propostas ao Plano Municipal de Educação de Canavieiras

A Secretaria Municipal da Educação de Canavieiras realizou nesta terça-feira (26), a partir das 8 horas, no seu auditório, uma nova audiência pública para a apresentação das propostas para o Plano Municipal da Educação (PME). A reunião iniciou com a leitura do regimento interno e palestra da professora Márcia Botelho, sobre a formatação do PME, seguida da aprovação do regimento.

As propostas foram sistematizadas pela comissão organizadora formada por Adriana Campos Vasconcelos, Ana Paula Báfica, Darluce de Queiroz, Edglese Moura, Janaína Guzzo, Maria José Reis e Sarah Nascimento. O PME é o instrumento legal que vai nortear a educação em Canavieiras pelos próximos 10 anos.

Pagamento em cota única do IPTU 2015 de Ilhéus vai até dia 29 de maio

Os contribuintes de Ilhéus têm até o dia 29 deste mês para pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2015 em cota única e sem acréscimos (juros e multa). Outra opção é quitar o débito em até oito vezes, desde que o valor mínimo de cada parcela seja de R$ 50 (pessoa física) ou R$ 100 (pessoa jurídica). IO secretário municipal da Fazenda, Raimundo Ferreira, presta mais esclarecimentos nessa pequena entrevista.

Hilton Coelho (PSOL) classifica a demolição dos casarões como um crime histórico contra Salvador e a Bahia

O vereador Hilton Coelho (PSOL) afirma ter "plena convicção que a indústria imobiliária será a maior beneficiária com a destruição de casarões no Centro Histórico. A gentrificação é evidente. Enquanto lá morarem pessoas pobres, negras nada será feito de forma efetiva. Querem transformá-lo de forma elitista como se tenta em Pernambuco com o 'Novo Recife'. Estamos atentos e chamamos a população e entidades representativas a dizerem não à expulsão que se consolida usando agora a tragédia das chuvas como álibi. Parte de nossa história está sendo destruída e precisamos resistir", disse.