sábado, 18 de abril de 2015

AZULÃO BAIANO RECEBE HOMENAGEM EM IBICARAÍ

Azulão em sua humilde casa
Especial -  por Joselito dos Reis - Dezesseis de abril! Dia de sol radiante, escaldante, de céu azul, com algumas nuvens turvas no espaço, o carro cortava o asfalta de Itabuna, com destino a cidade de Ibicaraí. Ao lado do poeta e empresário Adeildo Marques estávamos à procura do cidadão Nelson Ribeiro da Silva, o nosso grande poeta, regente, compositor, cantor e ator “Azulão Baiano”. Chegando a Ibicaraí, ao lado do nosso amigo/irmão e professor Waldyr Montenegro que nos recebeu em sua residência ao lado da sua digníssima esposa, Yara, nos ofereceu um delicioso almoço. Em seguida fomos ao encontro do famoso “Azulão” que seria homenageado com o título de “Personalidade Municipalista”. Um projeto do Jornal Correio dos Municípios e que vem dignificando personalidades do sul da Bahia e que fazem o desenvolvimento regional e do seu município.
Azulão com sua viola "sorriso"

Com mais de cinco anos sem contato, o nosso querido “Azulão” violeiro nato, às 14h30min, o encontramos na Rua Paraíso 583, bairro Caxingó, numa casinha simples de chão batido. O nosso violeiro, sem camisa, devido ao calor que era intenso, naquela tarde, nós recebeu com grande alegria e emoção, ao lado da sua “nega velha!”, como ele trata a sua companheira, e sem saber ainda que seria homenageado, as lágrimas transbordaram em seus olhos nublados. A todo momento, os enxugavam com um lenço azul. O poeta, que tempos atrás, se apresentava no Calçadão da Marquês de Paranaguá, na cidade de Ilhéus, com sua viola “chorona” sumiu de circulação.
Azulão o nosso lado

Na sua casa simples foi recíproca a grande alegria e emoção do encontro, diante do Salmo 21, através de um quadro, pregado na parede de entrada de sua casa. Como simples foi a manjedoura do nascimento do Menino Jesus. Na oportunidade, de posse da sua viola “sorriso”, porque a “chorona” se encontrava em conserto, sentimo-nos tristes e ao mesmo tempo alegres. Tristes porque o nosso poeta repentista estava completamente cego, devido a uma enfermidade de glaucoma e catarata! Enxergando somente alguns vultos... E alegres pelo motivo de estarmos diante do grande poeta, com a sua cegueira, que não era provocado por uma diabete, como fomos informados.
Azulão, Adeildo e Clovisnaldo, no calçadão/Ilhéus.
Nessa época ele enxergava -Foto: Joselito dos Reis 

Diante do seu estado, acreditamos que com um acompanhamento oftalmológico sua situação poderia ser revertida. E, o nosso poeta voltar a enxergar. Vamos agora lutar para isso! Contando com a sensibilidade dos médicos da especialidade de Itabuna ou Ilhéus.  Graças a Deus!

Entoando sua “ viola Sorriso”, atendeu nossos pedidos e tocou algumas de suas musicas e recitou poesias, o que foi tudo registrado; fotografado e filmado pelo professor Waldyr Montenegro. Para quem não sabe, foi “Azulão Baiano” que idealizou o nome “FICC”, à Fundação Itabunense Cidadania Cidadã, ao lado de  Ritinha Dantas, no Governo Ubaldo Dantas, quando foi criada a instituição. Azulão Baiano sabendo que seria homenageado, confirmando sua participação, as lágrimas, novamente, voltaram a cair e correr por suas faces cansadas e enrugadas pela ação do tempo, dos seus 80 anos de idade. O poeta nasceu em 05 de outubro de 1934, na cidade de Ipiaú, Bahia.

Azulão que juntamente com várias autoridades da cidade de Ibicaraí, serão condecorados pelos serviços relevantes à comunidade, no próximo dia 07 de Maio de 2015, às 19h, no auditório da Câmara de Vereadores, local, vai contar também com a presença dos poetas, do Clube do Poeta Sul da Bahia, que farão um grande recital de poesia, quando será instalado o Núcleo de Poesia do Clube, Nivaldo Melo, que será coordenado pelo jornalista  Waldyr Montenegro, com Azulão Baiano sendo um convidado especial.
 “Azulão, enquanto há vida, há esperança!”  Vamos fazer o show!

Publicado também nos blogs: ClubedopoetadeItabuna.blogspot.com e blogdoboró

Fotos: Waldyr Montenegro 

Lojas Buriti fecha patrocínio com o Itabuna, que disputa vaga na elite do futebol baiano

As Lojas Buriti – Materiais para Construção já está patrocinando o time do Itabuna Esporte Clube (IEC), que estreia neste domingo, 19, no Campeonato Baiano da 2ª Divisão, contra o time de Jequié. O Azulino retorna aos gramados com o objetivo de retornar a elite do futebol baiano.
De acordo com o diretor comercial das Lojas Buriti, Mauro Ribeiro, a empresa patrocinará o IEC até o final do Campeonato, que dura em média três meses. “A expectativa é de que o Itabuna possa retornar a Elite do Futebol Baiano para a alegria da torcida e da população itabunense que acredita no time”, declarou Mauro.

Campanha da Skol ocupa ruas de Feira de Santana

Outdoor Interativo chamou atenção dos feirenses nesta quinta-feira. No final de semana Fanfarras fazem uma antecipação da festa que a Skol vai oferecer para a cidade. 


Skol, a marca oficial da Micareta de Feira ocupou as ruas e o coração dos feirenses. Este final de semana a marca entrou com uma campanha publicitária que tem como slogan “Viva a Micareta de Feira, viva redondo”, um convite a uma experiência intensa da festa.

Vereadores visitam unidades de captação de água da Emasa

A preocupação com a crise do sistema de abastecimento de água em Itabuna levou quatro vereadores do município a visitar, na manhã desta sexta-feira (17), duas unidades de captação da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa). A visita foi acompanhada pelo presidente da empresa, Ricardo Campos, e por membros da diretoria e técnicos da companhia de abastecimento.
Fizeram parte da comitiva os vereadores Ailson Sousa (PRTB), Joilson Rosa (PROS), José Silva (PSDB) e Jairo Araújo (PCdoB). Eles estiveram na unidade de captação do Rio Cachoeira, em Nova Ferradas, e na do Rio Almada, no distrito de Rio do Braço. Nos dois locais, puderam constatar que os mananciais atingiram um nível preocupante.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

PT à beira de um ataque de nervos: Vargas ameaça dar com a língua nos dentes.

SEXTA-FEIRA, 17 DE ABRIL DE 2015


(Correios) O ex-deputado André Vargas (ex-PT-PR) avisou a investigadores da Operação Lava-Jato na quinta-feira (16/4) que estuda fazer um acordo de colaboração. Ele analisa se faz uma delação premiada, na qual assina um “contrato” sobre os temas que irá revelar e obtém a promessa por escrito de que o Ministério Público pedirá ao juiz uma redução da pena.

O ex-vice-presidente do Congresso, cassado do cargo, avalia ainda se simplesmente presta uma colaboração espontânea, apurou o Correio. Nesse caso, ele faria como fez o vice-presidente da Engevix, Gérson Almada, que pediu para prestar um depoimento, revelou suas ligações com operadores e com o ex-ministro José Dirceu e, na sequência, pediu liberdade ao juiz Sérgio Moro. Até o momento, o executivo continua preso.

Na quinta-feira, Vargas prestou seu primeiro depoimento na Superintendência da Polícia Federal, mas preferiu não dizer nada.

A advogada do ex-deputado é Nicole Trauczynski, que defendeu o operador Enivaldo Quadrado na Lava-Jato, também investigado no mensalão. Quadrado colaborou com os investigadores e já obtém os benefícios disso.

Para os investigadores, uma colaboração de Vargas pode evitar que ele seja o único culpado no esquema de desvios de dinheiro da Petrobras ou de lavagem por meio do doleiro Alberto Youssef. Por outro lado, isso poderia envolver mais gente ligada ao PT e ao governo de Dilma Rousseff.

A advogada Nicole não pôde atender a reportagem no início da tarde desta sexta-feira (17/4). O Correio enviou perguntas sobre o caso a ela duas vezes hoje. Nenhuma foi respondida até o fechamento deste texto.

“ITABUNA ENFRENTA RACIONAMENTO DE ÁGUA POR CULPA DO ESTADO”, CRITICA AUGUSTO CASTRO

O deputado estadual Augusto Castro (PSDB) voltou a criticar o governo baiano pela suspensão das obras da barragem do Rio Colônia, considerada vital para melhorar o abastecimento de água em Itabuna. Segundo o parlamentar, o racionamento enfrentado hoje pela cidade poderia ser evitado se a barragem estivesse concluída.

VEREADOR CÉSAR BRANDÃO LHE CONVIDA


Microempreendedores de São Desidério recebem capacitação em oficinas do Sebrae

Com o objetivo de auxiliar na inovação do Microempreendedor Individual-MEI, e apoiá-los em seus negócios, a Secretaria de Indústria e Comércio, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas-Sebrae, realizou as oficinas Workshop da Inovação e Sei Empreender. As oficinas teórico/prática aconteceram nos dias 14 e 15, no Centro Cultural Celso Barbosa.

O evento coincide com a semana do Micro empreendedorismo, comemorado dia 15 de abril. A primeira oficina, ministrada pela consultora do Sebrae, Tais Fabiane Mendes Nascimento, apresentou as técnicas e ideias de como inovar o próprio negócio para obter bons resultados. Além de reforçar as teorias, os participantes também simularam a prática de vendas de produtos e negócios diversos de empreendedorismo.

Canavieiras apresenta demandas em escuta do PPA Participativo

O Secretário de Agricultura de Canavieiras, João Brasil, participou, nesta quinta-feira (16), da escuta social do Plano Plurianual Participativo (PPA 2016-2019), que reuniu representantes dos Colegiados de Desenvolvimento Territorial (Codeter´s) dos municípios que integram o Território do Litoral Sul. A reunião teve como objetivo fazer uma avaliação geral das demandas apresentadas no último PPA Participativo (2011-2015) e determinar as propostas para os próximos quatro anos, que estarão no plano do governo estadual.

Câmara de Vereadores de Ilhéus programa sessão para discutir situação do Hospital Luiz Viana Filho



Em requerimento de autoria do Presidente da Casa de Leis de Ilhéus, Tarcísio Paixão, aprovado pela Câmara Municipal no dia 14 de abril, foi solicitada sessão no legislativo ilheense para o dia 05 de maio, às 16 horas, nas dependências da própria Câmara Municipal, visando a discussão de questões que envolvem o Hospital Geral Luiz Viana Filho e a problemática da saúde no município de modo geral.

Reunião definiu ações para a criação do Consórcio de Saúde

Durante a reunião de análise do Protocolo de Intenções para a construção do Consórcio Público de Saúde, nesta sexta-feira, 17, prefeitos que integram a comissão organizadora realizaram uma análise do documento para ser apresentado aos demais gestores que farão parte do Consórcio. Assim que for criado, o instrumento público terá o objetivo de ampliar a oferta de serviços especializados de Média e Alta Complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde em Itabuna e municípios circunvizinhos.

Repartições da Prefeitura de Ilhéus funcionarão normalmente nos dias 20, 22 e 24 deste mês

Calendário já estabelece dois feriados para a próxima semana
As repartições da Prefeitura de Ilhéus funcionarão normalmente nos dias 20 (segunda), 22 (quarta) e 24 (sexta-feira) deste mês. De acordo com o secretário municipal de Administração, Ricardo Machado, diferentemente de outros órgãos públicos, não haverá a decretação de pontos facultativos.
Para a próxima semana, o calendário prevê dois feriados: Tiradentes, dia 21 (terça-feira), e São Jorge, padroeiro de Ilhéus, dia 23 (quinta-feira).  

Da  Comunicação Social  - Secom-Ilhéus – 17.04.15

Presidente da Amurc destacou a participação do Executivo e da Sociedade no PPA

Durante a Escuta Social do Plano Plurianual Participativo – PPA 2016-2019 realizado nesta quinta-feira, 16, em Itabuna, o presidente da Amurc e prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana destacou a importância da participação do Poder Executivo para o conhecimento das demandas, visando implementação de políticas públicas nos municípios. O documento constará propostas que estão sendo sugeridas pela sociedade civil organizada e que estarão no Plano do Governo Estadual para os próximos quatro anos.

PERSONALIDADES MUNICIPALISTAS DIA 7 DE MAIO NA CIDADE DE IBICARAÍ

Adeildo Marques entrega de premio em Itabuna
Waldyr Montenegro
No próximo dia 07 de maio, às 19h, após o grande sucesso na cidade de Coarací, o Jornal Correio dos Municípios, estará realizando o evento “Personalidades Municipalistas” na cidade de Ibicaraí.

Essa honraria já criada há cinco anos tem como objetivo conceder “Titula” aquelas pessoas que mais realizam pelo desenvolvimento do munícipio, com os seus serviços prestados. Informa o diretor do jornal e coordenador do projeto Adeildo Marques.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

DESMATAMENTO PROVOCA FALTA DE ÁGUA EM ITABUNA

A nova projeção do abastecimento de água tratada para o município de Itabuna, com a última ampliação do sistema, inaugurado pelos governos Fernando Gomes e Capitão Azevedo, ampliando de: água 500/litros por segundo, para 900/ litros por segundo era de cinco anos. Esse prazo já está se esgotando. E, agora?

Esperava-se que nesse período a Barragem que estava sendo construída pelo Governo do PT do Estado, no distrito da Estiva, município de Itapé fosse concluída!  Mas, a realidade é outra e a sua construção está parada há quase um ano, quando a empresa que ganhou a licitação, por falta de dinheiro, os funcionários contratados paralisaram os serviços. 

O reflexo da falta de água tratada em Itabuna já começou a ser sentida por sua população. Já está faltando o produto, que é de primeira necessidade para a vida, do ser humano, como de todos os seres vivos do Planeta Terra.

 Com a devastação das bacias dos rios: Salgado. Colônia e Piabanha que forma o Cachoeira e a do Almada que secaram, seus leitos, se tornaram em grandes esgotos, por falta de saneamento,  consequentemente, com o desaparecimento de suas nascentes, pois devido a chegada da "terrível vassoura de bruxa" que exterminou a produção de cacau, os fazendeiros resolveram desmatar tudo para criar gado!


E, agora, perguntamos novamente, vamos trazer água de onde? Nossas nascentes estão praticamente mortas!

Fotos: Adça Alcântara - 15.04.2015 

RIO CACHOEIRA
(Apelo de um poeta)

Aves de rapinas:
Garças e urubus... 
A revoar teu leito
Desfeito...
Neste dia turvo!

Alimentam-se da tua
Podridão sem perdão
De águas antes cristalinas
E hoje destruídas
Restos fétidos
Do lixo humano!

Deixa-me perdido...
Impotente e morto no tempo
Afogado pela ignorância
Da ambição
De seres iguais a mim

Tenho vergonha de ser poeta
Vergonha de mim
Para trazer e traduzir
Meus versos assim!


Minha alma dói
E minhas lágrimas
Caem...
Carregas de tristezas...

E dessa ponta curvando o espaço
Exalam na escuridão
De tuas águas poluídas!
Sem fim...

Adeus águas cristalinas!

Joselito dos Reis
15.04.15

quarta-feira, 15 de abril de 2015

CGUgate: Aécio manda PSDB a Londres para buscar provas contra Dilma.

Do - COTURNONOTURNO

 
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) disse que haverá motivo "extremamente forte" para um pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff se ficar comprovado que o governo esperou o fim da eleição para processar uma empresa holandesa suspeita de pagar propina para fazer negócios com a Petrobras. 

87% dos brasileiros apoiam a redução da maioridade penal. Dilma e o PT são contra.

(FolhaSe houvesse uma consulta nacional à população, 87% dos brasileiros seriam a favor da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, revela pesquisa Datafolha realizada na semana passada. O percentual é o maior já registrado pelo instituto desde a primeira pesquisa sobre o tema, em 2003. Naquele ano e também em 2006, quando ocorreu um segundo levantamento, 84% disseram ser a favor da redução da idade. Contrários à mudança são 11% (mesmo índice de 2006), indiferentes, 1%, e não souberam responder, 1%. 

PT convoca reunião de emergência após prisão de seu tesoureiro

BLOG DO JM » Últimas Notícias » Arquivo » PT convoca reunião de emergência após prisão de seu tesoureiro
Senador Humberto Costa evita entrar no mérito da prisão do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, e aguarda nota do partido (José Cruz/Agência Brasil)
Senador Humberto Costa evita entrar no mérito da prisão do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, e aguarda nota do partido (José Cruz/Agência Brasil)
CAROLINA GONÇALVES
O senador Humberto Costa (PT-PE) informou, hoje (15) que a xecutivaNacional deverá se manifestar ainda hoje (15), por meio de nota sobre a prisão do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto. No entanto, o parlamentar preferiu não entrar no mérito do assunto. A Executiva do partido tem reunião marcada para a sexta-feira (17).

Já o líder do PT na Câmara dos Deputados, Sibá Machado (AC), informou que o partido convocou uma reunião de emergência para discutir a prisão do tesoureiro da legenda, João Vaccari Neto. Segundo o portal G1 e o canal Globo News, e encontro entre os integrantes da cúpula petista será na sede da sigla, em São Paulo, ainda nesta quarta, segundo Machado. Ele informou, no entanto, que uma eventual decisão do partido só será tomada em reunião do diretório nacional, que já estava marcada para esta quinta (16). “Hoje [quarta] terá uma reunião de emergência, mas a deliberação mesmo é do diretório”, afirmou Sibá.

AILSON SOUZA CONVIDA COLEGAS PARA VISITAR CAPTAÇÕES DA EMASA

O vereador Ailson Souza, segundo secretário do Legislativo Itabunense, usando a Tribuna hoje (15) repudou a ação do SINDAE - Sindicato dos Trabalhadores em água, saneamento e meio ambiente  do Estado da Bahia, intervindo no setor técnico da EMASA, levando prejuízos a população e à empresa, parando os serviços hoje, quado muita água foi desperdiçada, por falta de equipes nas ruas para conter os vazamentos, impedidas pelo Sindicato. Um absurdo, para o vereador que  solicitou à presidência da Casa, uma Comissão para visitar os setores de captações do Rio do Braço, Castelo Novo (Rio Almada) e Nova Ferradas (Rio Cachoeira).

O vereador, demonstrou preocupação com a inércia da direção da EMASA que não toma providencia para uma ação emergencial, caso falte água nas captações, e a população deste município fique sem água tratada, como está acontecendo, neste momento em alguns bairros e centro da cidade. Quer providências urgentes! 

Enquanto isso, não se sabe, quando será entregue à comunidade de Itapé e Itabuna a Barragem da Estiva, que estava sendo construída pelo Governo do Estado e, de repente a obra parou, sem nenhuma explicação, há quase um  ano.   Se providencias não forem tomadas, logo, Itabuna pode ficar sem água.        

            

terça-feira, 14 de abril de 2015

Conta de luz terá aumento de até 13,34% na Bahia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu hoje (14) as novas tarifas da Coelba. O índice médio de reajuste para o consumidor foi de 11,43%. As novas tarifas entrarão em vigor para os 5,5 milhões de clientes da concessionária no próximo dia 22 de abril, mas o consumidor só irá perceber essa variação nas faturas recebidas a partir de maio.

Os consumidores atendidos em Baixa Tensão, que representam 99% dos consumidores da empresa e incluem os clientes residenciais, terão um aumento médio de 10,45%. Já os consumidores Industriais e Comerciais de médio e grande porte, atendidos em Alta Tensão, terão reajuste de 13,34%, em média.

Presidente do BNDES mente para o senador

TERÇA-FEIRA, 14 DE ABRIL DE 2015

Presidente do BNDES mente para senador Blairo Maggi sobre a existência de equipamentos brasileiros no Porto de Mariel. É desmascarado e diz que vai verificar. Como assim vai verificar? Agora que Inês é morta?

Maggi, ao centro, foi levado por Lula até Cuba. Ele viu o descalabro de Mariel. E mesmo sendo base do governo, fez a pergunta decisiva, que enrola Luciano Coutinho, BNDES, Odebrecht e Governo Federal na falcatrua deste porto que levou centenas de milhões de dólares dos cofres públicos.

Capacitação orientou empresários e profissionais liberais para a melhor tributação

Integrando as atividades da Semana do Microempreendedor Individual, promovida pelo Sebrae, empresários, contadores e profissionais em geral foram capacitados nesta segunda-feira, 13, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI). A palestra foi direcionada para as alternativas de recolhimento de tributos para a empresa, dentre elas, Simples Nacional, Lucro Real e Presumido.
A capacitação é uma das ações realizadas pelo Sebrae, que, em parceria com a ACI tem promovido atividades para atualização de conhecimentos da classe empresarial e profissionais liberais. “Ações como esta, permite o profissional planejar ações de forma organizada na área fiscal e contábil, e, junto aos contadores, buscar a melhor alternativa de tributação”, declarou o presidente da ACI, Luiz Ribeiro.

Canavieirense é medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Jiu-jítsu


O professor de artes marciais Franklin Menezes, de Canavieiras, ganhou a Medalha de Bronze na Categoria Peso Pesado (até 94 quilos), no Campeonato Brasileiro de Jiu-jítsu. A competição foi realizada sábado (11), no Ginásio Oyama, em Feira de Santana, com a participação de atletas de vários estados do Brasil.

Na competição, Franklin Menezes disputou três provas e foi o terceiro colocado, conquistando uma vaga para disputar o Mundial de Jiu-jítsu, em julho, em local ainda a ser definido. “Considero esta uma grande vitória, pois disputei as provas numa categoria logo acima da minha. Mas valeu e trouxe a Medalha de Bronze para Canavieiras”, comemora Franklin.

CICLISTAS DE ILHÉUS, ITABUNA E ITAJUÍPE CONCLUEM COM ÊXITO PROVA DE 200 KM EM ESTRADA

A prova de ciclismo Audax 200 km, realizada no sertão da Bahia no domingo, dia 12 de abril, foi concluída por todos os nove participantes da Região Cacaueira que se juntaram aos demais atletas e se dispuseram a cumprir esta distância, em pleno sertão da Bahia, sob o forte calor e a baixa humidade do ar típicos do clima semiárido. O percurso de 200 km em estrada de asfalto foi percorrido entre as localidades de Santa Maria da Vitória, Santana e Tabocas do Brejo Velho, ida e volta.
Ao contrário das demais provas de ciclismo, o Audaz não busca o atleta que fez a prova em primeiro lugar, mas estimula a perseverança e o espírito de equipe para que todos concluam o trajeto dentro do tempo máximo previsto, que neste caso foi estabelecido como sendo de 13 horas e trinta minutos.

Sessão especial aborda Campanha da Fraternidade da CNBB

 A Campanha da Fraternidade, realizada anualmente pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), será discutida em sessão especial da Câmara de Vereadores de Itabuna. O evento, proposto pelo vereador Nadson Monteiro (PPS), acontece nesta quinta-feira (16), às 16 horas, no plenário Dr. Raimundo Oliveira Lima.

Monteiro destaca a importância da campanha católica, que sempre traz à tona temas de grande impacto social. Neste ano, a CNBB escolheu o mote “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o lema “Eu vim para servir”. Para o vereador, o foco da mensagem está na “construção de uma sociedade solidária e menos individualista, na qual prevaleça o amor ao próximo”.

Sacerdotes das diversas paróquias que integram a diocese de Itabuna foram convidados para a sessão. Como se encontra em reunião da CNBB em Aparecida do Norte (SP), o bispo D. Ceslau Stanula será representado no evento pelo padre Osmar Raymundo Mateus, vigário-geral da diocese.
Da Assessoria da Câmara 


Semana do Empreendedor promove feira criativa no centro de Ilhéus

Com a participação de 35 produtores criativos, a exposição vai até sexta-feira (17) e inclui confecções, artesanatos, velas, sabonetes, literatura de cordel e acessórios em geral.
 Até a próxima sexta-feira, dia 17, sempre das 14 às 19 horas, trinta e cinco produtores criativos do Pontal, Conquista, Olivença e Hernani Sá vão expor o resultado de seus trabalhos na Rua Prado Valadares, no centro da cidade. A exposição integra a Semana do Empreendedor – Bons Dias Para Boas Ideias, evento centralizado na Associação Comercial de Ilhéus (ACI), na Praça J. J. Seabra, e que também oferece cursos, palestras e oficinas.

Faltou debate na Câmara Municipal de Salvador para reajustar verbas de gabinete, afirma Hilton Coelho (PSOL)

O vereador Hilton Coelho (PSOL) voltou a criticar a falta de discussão mais profunda na Câmara Municipal de Salvador sobre o aumento de verba de gabinete e que deverá custar cerca de R$ 1,5 milhão. “Creio que uma discussão mais aberta a respeito poderia, por exemplo, detectar que é mais urgente e necessária uma solução para os servidores da Casa que há 12 anos lutam para conseguir a implantação de um plano de saúde de melhor qualidade e isso não acontece alegando-se falta de orçamento”, disse.

Estádio Mário Pessoa recebe jogo do Colo-Colo no próximo domingo

A disputa está marcada para este domingo, 19, contra o Vitória da Conquista.
 Tendo a seu favor o apoio da torcida, o time do Colo-Colo enfrenta a equipe do Vitória da Conquista, em jogo de volta pela fase semifinal da primeira divisão do campeonato baiano de futebol. O jogo está marcado para as 16 horas deste domingo, 19, no estádio Mário Pessoa, que passa por frequente manutenção. O diretor de Esportes da Prefeitura de Ilhéus, Roberto Andrade, informou que o gramado recebeu recentemente tratamento com uréia e é cortado de forma periódica. Já a irrigação é feita para manter o gramado sempre em boas condições.

Falta de chuva dificulta abastecimento de água em Itabuna

Há mais de duas semanas que a Emasa enfrenta dificuldades para o abastecimento de água Itabuna. O motivo é a falta chuva nas cabeceiras do Rio Cachoeira, agravado com a queima de alguns aparelhos na estação de captação do Rio do Braço, provocada pela forte chuva que caiu em Itabuna na semana passada. Desde a sexta-feira técnicos da EMASA e da Coelba se revezam na tentativa de consertar as peças danificadas.   


O contraste da situação, ou seja, a chuva em excesso  que danificou aparelhos numa área e a escassez  da chuva em outra parte, segundo presidente Ricardo Campos, tem levado a Emasa a fazer malabarismo com as manobras, na tentativa de liberar  água mesmo que em menor quantidade, para não sacrificar ainda mais a população.

Aula inaugural abre atividades da primeira escola de percussão afro-brasileira de Ilhéus

Projeto ensinará jovens e adultos a tocar
instrumentos como atabaques

 Com o objetivo de formar músicos, e desenvolver a sensibilidade e a integração dos alunos, foi fundada em Ilhéus a primeira escola de percussão afro-brasileira. O início das atividades está programado para hoje, 14, com aula inaugural, a partir das 19 horas, no Terreiro de Matamba Tombenci Neto, sede da escola, situado na Avenida Brasil, 485, alto da Conquista.
As aulas vão acontecer às terças e quintas-feiras, das 19 às 21 horas, para iniciantes de percussão, músicos, além de alabés e kambondos (tocadores de atabaques) de Ilhéus e de outros municípios sul-baianos. A inscrição também pode ser feita no mesmo dia e local, a partir das 18h30min. O aluno paga taxa de inscrição de R$ 20, e mensalidade de R$ 40. Informações adicionais podem ser obtidas através dos telefones (73) 8809-3958 e 8154-5402 ou no site www.matambatombencineto.blogspot.com.br.
O projeto é idealizado pelo percussionista, cantor e compositor Marinho Rodrigues, criador da orquestra Gongombira de Percussão e organizador de cursos e workshop de percussão em Ilhéus e região. Segundo ele, a proposta da escola é disponibilizar espaço de aprendizado e troca de saber da música afro-brasileira para iniciantes da percussão em Ilhéus e de outros municípios baiano.
 Da Comunicação Social – Secom-Ilhéus – 13.04.15

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Eles roubam de todo jeito

Momento em que integrante da Guarda Civil Metropolitana (GCM) lavrava o flagrante de furto de energia para posterior registro de boletim de ...