sábado, 17 de janeiro de 2015

Resultado do Enem mostra fragilidade na leitura e na escrita, dizem professores

BRASIL » Últimas Notícias » Arquivo » Resultado do Enem mostra fragilidade na leitura e na escrita, dizem professores

Resultado do Enem mostra fragilidade na leitura e na escrita, dizem professores

Na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), apenas 250 pessoas tiraram a nota máxima 1000 - enquanto 529.374 zeraram a redação. Os números, segundo especialistas, revelam fragilidade no ensino e na formação de jovens que, cada vez menos, conseguem articular ideias próprias. Faltam leitura e prática de escrita.

"É um número expressivo. Estamos falando de meio milhão de jovens que tiraram zero. A maioria não conseguiu sequer se prender ao tema. O nosso aluno do ensino médio é aquele que não consegue ler o tema proposto, não está conseguindo escrever minimamente dentro do que foi pedido", analisa o professor do Colégio JK, em Brasília, Marcelo Freire.

O balanço divulgado pelo Ministério da Educação mostra que 217.339 zeraram a prova por fugir ao tema, esse foi o principal motivo para a anulação. Para Freire, os números devem servir de alerta também para a outra ponta. Dos quase 6,2 milhões que fizeram a prova, apenas 250 conseguiram a nota máxima. Na edição anterior, em 2013, entre os 5 milhões que fizeram o exame, 481 obtiveram a nota 1000 e 106.742 zeraram.

Família faz última visita a brasileiro que será fuzilado na Indonésia

BRASIL » Últimas Notícias » Arquivo » Família faz última visita a brasileiro que será fuzilado na Indonésia

Família faz última visita a brasileiro que será fuzilado na Indonésia

Marcos dentro da cadeia na Indonésia(Foto: Rogério Paez/Arquivo pessoal/Reprodução/G1)
Marcos dentro da cadeia na Indonésia(Foto: Rogério Paez/Arquivo pessoal/Reprodução/G1)
A família do brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, que deve ser executado na madrugada deste domingo (17) no horário local – por volta das 15h deste sábado – na Indonésia fez a última visita a ele na prisão. As imagens foram divulgadas por um canal de TV local e exibidas pelo GloboNews, segundo mostra reportagem doportal G1. Os parentes chegaram à cidade de Cilacap, na Ilha de Java, neste sábado (16).

Marco Archer é instrutor de voo livre e foi preso ao tentar entrar na Indonésia, em 2004, com 13 quilos de cocaína escondidos nos tubos de uma asa delta. A droga foi descoberta pelo raio-x, no Aeroporto Internacional de Jacarta. O brasileiro conseguiu fugir do aeroporto, mas foi preso duas semanas depois. A Indonésia pune com pena de morte o tráfico de drogas.

Empreiteiros querem políticos e diretoria da Petrobras punidos.

SÁBADO, 17 DE JANEIRO DE 2015


"Tamo junto e misturado": empreiteiros querem políticos e diretoria da Petrobras punidos.

(Estadão, hoje) Parte das empreiteiras investigadas sob suspeita de integrar o cartel da Petrobrás começou a atuar nos bastidores a fim de que as punições do escândalo não se restrinjam a seus executivos, a operadores e a ex-diretores da estatal. O objetivo é tentar deixar claro que houve protagonismo de políticos ligados ao governo e que a direção da Petrobras teve participação ativa na formação do conluio entre as empresas. 

A preocupação dos empreiteiros - externada em conversas reservadas - está no fato de a Operação Lava Jato estar dividida em duas instâncias judiciais. A parte que trata de executivos, operadores e ex-diretores da Petrobrás está sob a guarda da primeira instância, mais precisamente sob condução de Sérgio Moro, magistrado considerado linha-dura que atua na Justiça Federal no Paraná. Já a outra parte da investigação - a que apura a participação de políticos -, está sob a guarda do Supremo Tribunal Federal. Isso porque parte dos citados é parlamentar e tem, portanto, foro privilegiado.

Restaurante Popular reabre nesta segunda-feira às 11 horas


O Restaurante Popular de Itabuna será reaberto na a próxima segunda-feira, dia 19, a partir do 11 horas. O funcionamento ocorre após a manutenção do imóvel, substituição de caldeiras e dos aparelhos de ar condicionado determinada pela Secretaria da Assistência Social. “Estamos em condições plenas de funcionamento. Vamos reabrir para o fornecimento das duas mil refeições à clientela a preços subsidiados pela Prefeitura de Itabuna”, explica o secretário José Carlos Trindade.   

A Prefeitura suspendeu, temporariamente, no dia 5 de dezembro, o funcionamento o Restaurante Popular para reformas. Havia a necessidade de a unidade passar por manutenção nos equipamentos, incluindo as caldeiras utilizadas no cozimento dos alimentos. No mês de outubro, o Restaurante Popular suspendeu suas atividades por 10 dias, após um incidente causado pela explosão de uma das caldeiras, quando houve apenas danos materiais.

Da Secretaria de Comunicação

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Nova denúncia do Jayme "Careca": diretor da Petrobras teria transformado piscina em cofre forte.

Nova denúncia do Jayme "Careca": diretor da Petrobras teria transformado piscina em cofre forte.

Jayme "Careca" é o mesmo policial que acusou de forma mentirosa o senador Antonio Anastasia (PMDB-MG). A matéria abaixo, bem como a reprodução acima, são da Folha de São Paulo.

Em seu depoimento à Polícia Federal, o policial afastado Jayme Alves de Oliveira Filho, conhecido como Careca, disse ter ''ouvido'' que o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa teria aterrado uma piscina em sua casa, no Rio de Janeiro, para guardar dinheiro. 

Ainda não é possível saber o que os investigadores fizeram com a vaga informação fornecida por Careca. Mas uma comparação entre imagens aéreas antigas e recentes do local mostra que, de fato, uma piscina desapareceu do imóvel de Costa, que fica num condomínio na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio). 

No local onde havia um nítido quadrado azul rodeado de um piso claro, bem na entrada de sua residência, há agora só um gramado plano. Conforme o histórico de imagens de satélite do Google Earth, recurso disponível para quem faz download da ferramenta, a casa de Costa ainda era equipada com a piscina em 17 de setembro de 2009. A imagem mais nítida da piscina, feita três meses antes, é a que ilustra esta reportagem. Em 18 de janeiro de 2010, porém, a piscina já não estava mais lá. Nesta quinta-feira (15), a Folha sobrevoou o local. Na foto mais recente, feita pela reportagem, também só é possível identificar um gramado. 

Turismo em Canavieiras se encontra em franca expansão

Baixe Turismo Canavieiras - Orlando Cardoso - Foto Walmir Rosário.jpg (217,0 KB)
Radialista  Orlando Cardoso e esposa, em Canes
Neste verão Canavieiras é uma das cidades mais visitadas do Sul da Bahia, ampliando o movimento nas mais diversas atividades econômicas do Município. Na cidade, os turistas buscam as praias exuberantes, os passeios pelos extensos manguezais, as festas profanas e religiosas, a exemplo do Réveillon, Procissão de Bom Jesus dos Navegantes e São Pedro, a Levada do Mastro de São Sebastião, Carnaval e a rica gastronomia.

Baixe Cabeça de robaldo D. Conceição - Foto Walmir Rosário (1).jpg (221,0 KB)No entender do prefeito de Canavieiras, Almir Melo, a procura cada vez mais intensa pela cidade na maior estação do turismo também é resultado de um intenso trabalho de melhoria dos serviços públicos. “O turista quer todas as comodidades oferecidas pela infraestrutura turística, porém quer a garantia de ter um bom serviço de saúde, atendimento perfeito, boas acomodações e preços justos”, revela.

Veja também a seguir artigo do jornalista Walmir Rosário

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...