Vamos salvar o Rio Cachoeira! É o nosso maior patrimônio natural. Não jogue lixo em seu leito.

sábado, 12 de dezembro de 2015

Prefeito homenageado pelo empenho na instalação do setor de hemodinâmica da Santa Casa de Ilhéus

Novo serviço atenderá casos de complicações cardiovasculares e já está credenciado ao Sistema Único de Saúde
 O Município de Ilhéus passa a contar, a partir desta sexta-feira, 11, com o setor de Hemodinâmica, mantido pela Santa Casa de Misericórdia - Hospital São José, em parceria com a Intercor Bahia. Na solenidade, que marcou o início desse serviço de saúde, participaram o vice-prefeito Carlos Machado, o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, o provedor da Santa Casa, Eusínio Gesteira, o secretário municipal de Saúde, Antonio Ocké, entre outras autoridades. O prefeito Jabes Ribeiro foi homenageado pela instituição em reconhecimento ao empenho empreendido nas negociações que permitiram a instalação e o credenciamento do serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O vice Carlos Machado (Cacá) recebeu a placa de homenagem em nome do prefeito.

Também participaram da solenidade os secretários estaduais de Relações Institucionais, Josias Gomes, e de Agricultura, Vitor Bomfim, os vereadores Luis Carlos Escuta e Gil Gomes, o secretário municipal de Relações Institucionais, Frederico Vésper, o chefe de Gabinete de Ilhéus, Victor da Veiga, e representantes de cidades vizinhas.
O serviço de hemodinâmica atenderá gratuitamente pelo SUS, e realizará os mais avançados diagnósticos e procedimentos terapêuticos com identificação de doenças do sistema cardiovascular e tratamentos invasivos destas patologias. Além disso, será possível tratar pacientes com infarto agudo do miocárdio, angina pectoris, arritmias cardíacas e doenças arteriais obstrutivas, abordando ainda aneurismas cerebrais e determinados tumores.
O vice-prefeito Carlos Machado agradeceu a homenagem em nome do prefeito e lembrou que inúmeras reuniões foram realizadas em Ilhéus e Salvador para que o Setor de Hemodinâmica pudesse entrar em funcionamento já com credenciamento do SUS. Para o provedor da Santa Casa, Eusínio Lavigne, “a Saúde no município conquistou um novo rumo e passará a ser referência em todo o sul da Bahia.”
“Essa nova especialidade, com equipamentos de ponta, complementa os serviços de alta e média complexidades que o Município já oferece à população ilheense e de outras cidades da região, através da pactuação”, destacou o secretário de Saúde, Antonio Ocké, que também foi homenageado durante a solenidade. O novo serviço oferecido pela Santa Casa conta com corpo médico multidisciplinar, formado por profissionais especializados.
Tecnologia - O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, reconheceu o esforço dos gestores da Santa Casa e do Município de Ilhéus para o credenciamento pelo SUS. Segundo ele, com essa nova estrutura, “os casos de cateterismo, por exemplo, serão extremamente ágeis, ao contrário do que acontece hoje, quando é necessário transferir o paciente para Salvador”.
O setor de hemodinâmica é dotado de equipamentos de tecnologia digital e possui uma avançada infraestrutura. O Angiógrafo Digital (Angix 3D), máquina responsável pelas realizações dos exames, única implantada na Bahia, segunda no Brasil e terceira na América Latina, captura imagens em três dimensões, faz reconstrução das imagens com riqueza de detalhes, que permite ao médico identificar os tratamentos mais adequados com segurança e rapidez. 
Da comunicação

Nenhum comentário: