quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Pescadores discutem em Ilhéus perspectivas do setor no sul da Bahia

Encontro reuniu pescadores de cidades do sul e extremo sul, para analisar programas de financiamento à pesca artesanal e a redistribuição das funções do Ministério da Pesca, que será extinto
 O Centro de Convenções de Ilhéus sediou, nesta terça, 15, encontro de pescadores de todo o sul da Bahia. O evento, realizado pela estatal Bahia Pesca e Federação dos Pescadores e Aquicultores do Estado (Fepesba), com o apoio da Prefeitura de Ilhéus e de Colônias de Pescadores locais, discutiu o setor e suas perspectivas, com a presença do presidente da empresa, Dernivaldo Oliveira, do vice-prefeito Carlos Machado (Cacá), do secretário municipal de Agricultura e Pesca, Sebastião Vivas, e de representantes de Colônias de Pescadores.

O evento faz parte do 2º Encontro dos Pescadores do Sul da Bahia e teve debate mediado pelo superintendente do Ministério da Pesca na Bahia, Marco Rocha, e pelo vice-presidente da (Fepesba), Raimundo Costa. De acordo com Rocha, um dos pontos debatidos no encontro foi a extinção do Ministério da Pesca e a redistribuição das atribuições do órgão, a partir do próximo ano.
“Durante o debate analisamos a conjuntura atual da pesca no estado, conversamos com os pescadores sobre suas principais necessidades e deficiências, e a partir daqui, indicaremos os programas sociais mais adequados para cada família continuar pescado e contribuindo para o desenvolvimento de nossa Bahia”, explicou o presidente Dernival Oliveira Júnior.
De acordo com o vice-prefeito Cacá, o evento é importante à medida que põe em discussão programas de auxílio àquelas famílias que dependem da pesca para ter renda e precisam ter acesso às políticas públicas de apoio ao setor pesqueiro artesanal. “O trabalho da Bahia Pesca é fundamental, por oferecer apoio técnico, financiamento de embarcações, de cursos, que contribuem para o aperfeiçoamento desses trabalhadores”.
Para a pescadora Maria Luiz Sousa, que atua em Itamaraju, essa iniciativa serve para esclarecer as políticas de apoio à pesca e também dar continuidade ao trabalho de recadastramento da categoria, “já que é importante manter tudo atualizado para termos acesso ao seguro-defeso e outros programas”.
Recadastramento - O presidente da Colônia Z-34, localizada na zona norte de Ilhéus, José Reynaldo (Zé Neguinho), destacou que órgão vai disponibilizar, a partir de 2016, o recadastramento de todos os pescadores que atuam nessa zona, permitindo maior acesso aos direitos da categoria. Participaram do evento, Representantes das colônias Z-34 e Z-19 de Ilhéus, Z-15 de Valença, Z-56 de Itamaraju, Z-20 de Canavieiras, Z-24 de Alcobaça, Z-23 de Prado, Z-09 de Nazaré, Z-63 de Mutuipe, Z-17 de Camamu e a Z 62 de Maraú.

Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...