segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

FALTA ÁGUA EM ITABUNA

O POVO DE ITABUNA ESTÁ COM SEDE
A CULPA É DO GOVERNADOR DO PT

(O GOVERNO JÁ ASSINOU ORDEM DE SERVIÇOS TRÊS VEZES PARA A CONSTRUÇÃO DA BARRAGEM, MAS AS OBRAS SEMPRE COMEÇAM E PARAM, CULPAM AS LICITAÇÕES! POR CAUSA DISSO UM COLAPSO DE ÁGUA EM ITABUNA JÁ SE ANUNCIA).

Devido à irresponsabilidade dos Governos do PT do Estado da Bahia, respectivamente, Jaques Wagner e Rui Costa que prometeram a construção de uma barragem no município de Itapé e não cumpriram, agora a população de Itabuna que foi sempre enganada pelos dois governadores, está sem água potável para o consumo, para beber, está com sede!


Isso tudo, já era previsto desde o desmatamento por causa da chegada, criminosa, da temível “vassoura de bruxa”, a esta região exterminando quase por completo a produção de cacau, principal economia do sul da Bahia e, consequentemente, deste município.

Com isso, os produtores de cacau foram obrigados a derrubar as matas de suas fazendas para fazer renda, para auto se sustentarem e quitar seus compromissos, o que provocou, em parte, a falta da água na região, contribuindo para a seca de muitas nascentes, que formam as bacias dos rios: Salgados, Colônia, Piabanha, Almada e Rio do Braço que, não só abastece, Itabuna mas todos os municípios por onde passam suas águas.

Com o crescimento do município que partiu de 120 mil habitantes, nos anos 70, para 220 mil, no atual momento, o único gestor que se preocupou, neste período,  com a falta da água nesta cidade foi o prefeito Fernando Gomes, ampliando a demanda do produto, construindo as estações de: Castelo Novo (brigando na Justiça, com Ilhéus para trazer a água), a  Intermediaria de Mutuns e no seu ultimo governo a de Nova Ferradas, captando água do Rio Cachoeira, desembocadura do Rio Piabanha.

Esses investimentos fizeram com que a oferta passasse de 350 litros por segundo, para 1200 litros, mas dentro de uma previsão, conforme a seca e o crescimento populacional, deste município, de cinco anos, o que já decorreu e, de lá (2008) para cá, o comodismo, a inércia, dos gestores, levou à nossa população a esse ponto, de não ter água na torneira para beber, para o comércio, o que já está gerando muita confusão, disputa  e brigas, pela água, nos bairros periféricos, principalmente, o que nunca era esperado em uma região tão rica em água e nascentes, mas tudo se acaba, se não tiver estudo e projetos.

Em nosso caso, a culpa maior recai aos governos: Federal e Estadual! Federal, por fazer vistas grossas para quem trouxe à “vassoura de bruxa” à região, naquela época (1987), mandando arquivar o processo, a que ora estava sendo investigado... E o Estadual, porque nunca olhou com bons olhos às reivindicações e os problemas do Sul do Estado. Região, essa, que até parece não pertencer ao mapa da Bahia. É por isso que muita gente fica a favor da criação do estado Bahia do Sul, Santa Cruz ou Monte Pascoal.

A realidade é que, por causa de tudo isso a população de Itabuna, que sempre se deixou enganar, está de “mãos atadas”,  sem água e incerta para o futuro, aonde a tendência é piorar a situação, se o governo Rui Costa (PT) não construir a Barragem, no distrito da Estiva, em Itape. Esperamos que a população, com sede, agora vá  brigar para não ser novamente, enganada pelo PT, ou os pastores que comandam este município, invocarem milagres e, juntamente, com o glorioso São José, padroeiro, desta cidade, trazerem chuvas e salvar a todos temporariamente!   Enquanto esperamos  pela boa vontade da construção da Barragem. 

O que esta acontecendo com Itabuna...    Ate parece que o feitiço, virou contra o macumbeiro!...     Xó Satanás!


               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...