terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Lideranças empresariais repudiam proposta do governo em aumentar ICMS

             Líderes do comércio de Itabuna e Ilhéus acordaram em protestar contra a possibilidade aventada pelo Governo do Estado em votar nesta quarta-feira, em regime de urgência, um projeto de lei que aumenta de 17 para 18 por cento a alíquota básica do ICMS.

            Tida como a mais polêmica das propostas encaminhadas à Assembléia Legislativa a medida tem provocado reações da oposição e dos comerciantes em todo o estado, a exemplo das duas maiores cidades do sul da Bahia, como Itabuna e Ilhéus.

            O Governo alega que outros estados como São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Maranhão, Paraná e Rio Grande do Sul já adotam a alíquota proposta e que o Rio de Janeiro já pratica 19 por cento. Por outro lado a oposição teme perda de receita por parte dos municípios que já atravessam imensas dificuldades.

Nota

            Câmara dos Dirigentes Lojistas-CDL de Itabuna e Ilhéus, representadas pelos presidentes Jorge Braga e Paulo Ganem, Associação Comercial de Itabuna-ACEI, através de Ronaldo Abude, Associação das Pequenas e Microempresas de Itabuna-APEMI, por Paulo Costa, a Associação das Micro e Pequenas Empresas da Bahia-AMPESBA, através de Valdir Ribeiro e o SINDICOM, na pessoa de Eduardo Carqueija, não se conformam com a medida e emitiram conjuntamente uma Nota de Repúdio a ser encaminhada ao Governo e à Assembléia Legislativa.

            Representantes das organizações empresariais do sul da Bahia deverão seguir em comitiva para Salvador nesta quarta-feira, saindo de Ilhéus e Itabuna às 4 da manhã, da praça da Catedral e da FTC, respectivamente, não só para acompanhar a reunião dos deputados baianos como também para protestar contra a proposta. “Não basta as dificuldades por que passa o segmento empresarial para ainda recebermos esse presente de Natal justamente de quem mais deveria nos ajudar e estimular nessa hora dificil”, argúem os empresários.

NOTA DE REPÚDIO

            A ACI-Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, CDL-Câmara dos Dirigentes Lojistas de Itabuna e de Ilhéus, SINDICOM-Sindicato do Comércio Varejista de Itabuna, APEMI-Associação dos Pequenos e Microempresários de Itabuna e AMPESBA-Associação das Micro e Pequenas Empresas do Estado da Bahia, através dos seus presidentes abaixo assinados, diante da insensata e inoportuna proposta do Governo do Estado em encaminhar à Assembléia Legislativa, em regime de urgência, uma medida que aumenta a alíquota básica do ICMS de 17 para 18 por cento, firmam a presente Nota de Repúdio, que encaminha conjuntamente aos ilustres e insignes Deputados que compõem a Assembléia Legislativa do Estado da Bahia e ao ilustre Senhor Governador da Bahia, protestando contra a inusitada proposta e pedindo que a examinem de forma mais acurada.

            Reconhecem as dificuldades por que passa a economia brasileira, mas não compreendem e consideram injusta a medida, que penaliza a um segmento dos mais importantes da sociedade, que lhe dá uma enorme contribuição e que representa um sustentáculo nessa mesma economia.

            Diante dessa situação, ao repudiar a iniciativa de forma veemente e incisiva, requer que os senhores Deputados, cônscios de suas responsabilidades e o próprio Governo do Estado, reconheçam a injustiça da medida, reflitam sobre as conseqüências danosas que haverão de vir e retirem de pauta a proposta em questão.

Itabuna e Ilhéus, 07 de dezembro de 2015

Ronaldo Abude Eustáquio da Silva – Presidente da ACEI

Jorge Antonio Braga – Presidente da CDL de Itabuna

Paulo César Ganem – Presidente da CDL de Ilhéus

Eduardo Oliveira Carqueija – Presidente do SINDICOM

Paulo Roberto Almeida Costa – Presidente da APEMI

Valdir Ribeiro – Presidente da AMPESBA

Por - Ramiro Aquino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ZICO EM ITABUNA NOVAMENTE FAZ PALESTEA

Zico Um dos maiores nomes do futebol mundial esteve em Itabuna neste dia 18 de abril  ministrando uma palestra a empresarios e profissionais...