sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Instituto Cabruca inaugura em Ilhéus a primeira Escola de Chocolate da Bahia, nesta sexta-feira

Especial por Zé Carlinhos - O Instituto Cabruca realizará nesta sexta-feira, em Ilhéus, a inauguração da Escola Chocolate da Floresta, primeira escola de chocolate da Bahia, com o objetivo de estimular a criação de talentos e competências, valorizar a sustentabilidade, qualidade, inovação e a origem do cacau e chocolate no Brasil. A solenidade ocorrerá às 19 horas, na sede do Cabruca, localizada na Avenida Dois de Julho, 379, no centro da cidade.


Ao longo de sua atuação, o Instituto percebeu a necessidade de uma maior agregação de valor ao cacau enquanto alimento, seus sabores, cultura, história e a importância do mesmo na elaboração de um chocolate com qualidade, identidade, sustentabilidade e origem. O diretor da instituição, Durval Libânio, explica que “juntamente com todos os valores intrínsecos aos seus aspectos sensoriais, aromáticos, culinário, gastronômico e de conservação dos biomas Mata Atlântica e Amazônia, culminam com a ideia do chocolate como um produto das nossas florestas e culturalmente ligado aos nossos ancestrais pré-colombianos, seus primeiros consumidores.”

Os cursos ofertados pela Escola Chocolate da Floresta são divididos em duas modalidades, os Grapiúnas, que serão ofertados na sede, em Ilhéus, Sul da Bahia, e os Pindoramas, que podem ser desenvolvidos também em outros locais do País. Entre os cursos Grapiúnas, as opções são “Sabores Sem Fim – Turismo Gastronômico”, com carga horária de 12 horas; “Da Árvore a Barra”,  curso dedicado aos que desejam melhorar seu conhecimento acerca de toda cadeia de valor do cacau ao chocolate(40 horas); e “Chocolate da Floresta”, curso avançado para quem deseja conhecer de forma mais detalhada desde a história do cacau e do chocolate, até as aplicações mais modernas em chocolataria gourmet.
Nos cursos Pindoramas, a escola oferece o “Fazendo Seu Chocolate”, indicado a quem quer conhecer um pouco mais sobre a magnífica história do cacau e do chocolate e fazer seus produtos em casa (20 horas); “Chocolataria”, destinado a estudantes, profissionais chocolatiers e empresários, com experiência em elaboração de chocolates finos e especiais (24 horas); e “Chocolate com Pimenta” para estudantes, empresários e profissionais que queiram aprender a produzir nibs, massa de cacau e chocolate a partir de amêndoas de alta qualidade (40 horas).
Serviços - Além de oferecer cursos nas áreas de cacau e chocolate, a escola Chocolate da Floresta também disponibiliza serviços de apoio para o desenvolvimento de habilidades, a exemplo de Pesquisas em cacau e chocolate, Formulações em nibs e chocolate, Produção de cacau orgânico e convencional, Pós colheita de cacau, cacau fino e premium, Manejo em agroecossistema cacau cabruca, Produção de chocolate para pesquisa e testes de aceitação mercado, Descasca e torra de cacau para pesquisas, Elaboração projeto de cursos de extensão, graduação e pós-graduação em cacau e chocolate, Incubação de empreendimentos de base comunitária em cacau e chocolate, e Classificação de cacau. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

SERRA GRANDE/ITACARÉ BA-001 INTERROMPIDA

Queda de barreira na 001, Serra Grande/Itacaré. Foto de imagem da TV Santa Cruz que fez reportagem dos locais. A rodovia BA-001, trecho, que...