segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Ilhéus ganha centro de apoio à mulher vítima de violência doméstica

O Centro de Referência ao Atendimento à Mulher (Cram) foi inaugurado nesta segunda, 7, e já atende mulheres em situação de violência doméstica
 Com as presenças do prefeito Jabes Ribeiro, da secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Olívia Santana, do vice-prefeito Carlos Machado (Cacá), da primeira-dama, Adryana Ribeiro, do vereador Josevaldo machado, que representou a deputada Alice Portugal, autora da emenda parlamentar que beneficiou o equipamento, foi inaugurado nesta segunda-feira, 7, o Centro de Referência ao Atendimento à Mulher (Cram), localizado à Avenida Bahia, n° 174, no bairro Cidade Nova. O espaço tem por objetivo apoiar o público feminino vítima de violência, principalmente inserida em relacionamentos afetivos.

O Cram é estabelecido através de parcerias entre os governos Municipal, Estadual e Federal. Na unidade de Ilhéus, trabalha equipe técnica especializada, composta majoritariamente por mulheres, que acolhe as vítimas de violência encaminhadas pela rede de atenção da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) ou que procuram ajuda espontaneamente. 
De acordo com o titular da SDS, Jamil Ocké, o Cram se junta à rede de proteção à população vulnerável, a exemplo dos órgãos que atendem a menores infratores, moradores de rua, gestantes, entre outras. Em sua fala, o prefeito Jabes Ribeiro destacou o empenho da equipe da SDS, assim como a dedicação da deputada federal Alice Portugal, que destinou recursos à compra de equipamentos para o centro. Segundo Ribeiro, a cultura da violência doméstica “nada tem a ver com uma sociedade do século XXI na qual se busca a paz social”.
Aberto de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, o centro oferece acompanhamentos com psicóloga, psicopedagoga, advogada, assistente social e arte-terapeuta, com a finalidade de prestar apoio psicológico, jurídico, e de empoderamento social para as mulheres vítimas de violência no seio familiar, além de encaminhar os casos notificados à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), à rede de saúde e aos órgãos de justiça. Às sextas-feiras, o expediente é interno.
A secretária de Estado Olívia Santana destacou que a equipe que atenderá no Cram de Ilhéus passou por treinamento oferecido pela Secretaria de Políticas para a Mulher, o que a torna “preparada para lidar com a dificuldade do momento pelo qual passa a vítima e dar o suporte necessário com relação às providências a serem tomadas após o caso de violência, ou o histórico de casos”.
Violência – O coordenador do Cram em Ilhéus, Lúcio Gusmão, explica que a inauguração de um equipamento como esse significa um passo importante no fortalecimento do combate à violência doméstica. Segundo ele, “a presença do centro revela o quão a sociedade ainda continua machista e adepta da subjugação da mulher, o que requer ainda mais esforços para acabar com essa cultura”.
Presenças – Participaram da solenidade os vereadores Luis Carlos Escuta, Ivo Evangelista e Nerival Reis, os secretários municipais de Turismo, Josenaldo Cerqueira, de Agricultura e Pesca, Sebastião Vivas, de Educação, Marlúcia Paixão, de Comunicação Social, Valério de Magalhães, de Relações Institucionais, Frederico Vésper, a delegada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Ilhéus, Márcia Resende, a Coordenadora Executiva de Ações Temáticas da SPM, Patrícia Lima, a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Paula Trindade, a presidente do Lions Clube Pontal, Meire Moura, o gerente regional da Caixa Econômica Federal, Luciano Coutinho.
 Da Secretaria de Comunicação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...