terça-feira, 1 de dezembro de 2015

FALTA ÁGUA EM ITABUNA!

ÁGUA PARA ITABUNA! QUANDO?

A população já reclama! Já tem locais que há 25 dias a água não chega. Os rios da região estão secos e a barragem, promessa  do Governo, há 12 anos, não sai. Há uma briga de bastidores... e a população que sofre, parece até a briga do Mar e o Rochedo, quem leva a pior... o povo! É claro. Veja artigo: 

Itabuna sempre teve problema de deficiência no setor de distribuição de água potável à sua população, mesmo tendo o produto, agora com a falta de chuvas o que está faltando mesmo é água! E, agora?

Com os rios (Almada e Cachoeira) que fornecem água para este município, sem nascentes, devido aos desmatamentos pela destruição dos cacauais pela temível "vassoura de bruxa" e, consequentemente, falta de saneamento básico, transformaram-nos em verdadeiros canais de esgoto a céu aberto, recebendo os dejetos, dos locais por onde passam. Com isso, a coisa ficou preta! Uma previsão certa que já era esperada para o futuro, culpa dos gestores públicos, aliados ao governo do Estado que sempre ignoraram essa hipótese.

Desde a época do tradicional “filtro” (Bairro Zildolândia), Água Santa Clara, cacimbas (cisternas), tração animal: jegues e carotes, dos bairros São Caetano “Fuminho”, Vila Zara “Mucugê”, o único gestor que teve visão e sensibilidade em fazer alguma coisa para melhorar o sistema de abastecimento de água aos moradores deste município, foi o prefeito Fernando Gomes que, inclusive, deu a Itabuna uma empresa própria para isso. Referimos-nos, a EMPRESA MUNICIPAL DE AGUAS E SANEAMENTO-EMASA, já que a empresa estadual (EMBASA), não estava atendendo aos anseios da nossa população. Isso aconteceu em Agosto de 1989. Já faltava água!

O prefeito além de ter criado a empresa municipal, foi o único em suas gestões que investiu pesado na Empresa, para ampliar a sua capacidade de oferta do seu produto (água), brigando, inclusive, com o vizinho município de Ilhéus, num embate jurídico, para essa ampliação da água tratada e ganhou "a parada!".

Com as inaugurações de mais três estações de captações, por ele: Castelo Novo, Mutuns e Nova Ferradas, a oferta pulou de 330 litros por segundo, para 900 litros por segundo e com capacidade de ampliação para mais 300 litros, visando uma previsão de cinco anos e, que, já passaram e ninguém fez nada!

De lá para cá, já completando uma década, nenhum gestor se preocupou com essa questão, tanto como Fernando Gomes, o que, agora, pode se tornar em seca total “calamidade pública!”. Se não chover dentro dos próximos oito dias. Se preparem, pois, vai faltar água em Itabuna!   

O que não era para está acontecendo se todos os gestores que passaram por este município tivessem mais cuidado com a questão pública e, principalmente, da água, que com a falta deixou de atrair grandes indústrias para o município!

Já está na hora desse prefeito, que ai estar, partir para uma medida enérgica e projetar já, junto ao governo do Estado, "um plano B emergencial", porque a água vai faltar, como já está acontecendo. Claro, como a certeza da luz do Sol!
Fica a sugestão!
E, que Deus, nosso Pai Supremo tenha piedade de nós!            

Joselito dos Reis
30.11.2015

Veja as fotos recentes de Alex de Souza em Rio do Braço e Castelo Novo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...