terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Entrega dos certificados do CEFIR é realizado em São Desidério

A Secretaria de Agricultura em parceria com Secretaria de Meio Ambiente, realizaram na manhã da última quarta-feira,16, na câmara de vereadores, a entrega de 300 certificados do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis-CEFIR. Foram contempladas as localidades de Angico, Penedo, Morrão, Embalsador, Riachinho, Ponte de Terra e Samambaia. Em São Desidério, serão realizados 2.500 cadastros até Outubro de 2016.

O evento contou com a presença do secretário de Agricultura, José Santana, do secretário interino de Meio Ambiente, Alexandre Rocha, vereadores, técnicos ambientais, e proprietários rurais.
Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR) é uma base de dados que será usado para controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa, bem como para planejamento ambiental e econômico das propriedades.
 
“Todas as propriedades rurais, com ou sem matrícula, registros de imóveis ou transcrições o intuito é a regularização ambiental, e não a regularização fundiária. O CAR facilitará a vida do proprietário rural que pretende obter licenças ambientais, pois a comprovação da regularidade da propriedade acontecerá por meio da inscrição e aprovação do CAR”, explicou o secretário de Agricultura, José Santana.
 Para o secretário interino de Meio Ambiente, Alexandre Rocha, “O CEFIR é a principal ferramenta prevista na nova lei florestal para a conservação do meio ambiente, a adequação ambiental de propriedades, o combate ao desmatamento ilegal e o monitoramento de áreas em restauração, auxiliando no cumprimento das metas nacionais e internacionais para manutenção de vegetação nativa e restauração ecológica de ecossistemas”, disse.
 Por: Diego Souza
Fotos: Rodney Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...