segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Emasa instala tanques em bairros mais prejudicados pela falta d’ água


Na manhã desta segunda feira, a Emasa começou a entregar os primeiros tanques, com capacidade para até dez mil litros de água, nas áreas onde o abastecimento está mais prejudicado em decorrência da longa estiagem no Sul da Bahia, que afeta diretamente a população de Itabuna. Inicialmente os bairros beneficiados são: Mangabinha, Parque Boa Vista, João Soares, Praça do Parque Verde, Loteamento Paraiso, Monte Cristo, Alto da Boa Vista e ainda a parte alta do Califórnia.


O presidente da Emasa, explicou que carros pipa abastecem os tanques, com regularidade, a fim de que a comunidade não seja privada de receber água tratada, já que não há carros pipa suficientes para atender à grande demanda. Para receber a água, o morador da área onde os tanques estão sendo colocados, deverá levar seus vasilhames, sem necessidade de tumulto. O controle será feito pelo presidente da associação de cada bairro beneficiado que está orientando como proceder.

Ricardo Campos pede mais uma vez à comunidade que economize água o máximo possível, pois os rios estão secos, não chove há mais de 120 dias e as perceptivas ainda são sombrias em relação à oferta de chuva por conta do fenômeno “El Nino” que esteve ano está severo. “A situação é crítica em varias partes do país e em Itabuna não é diferente”, diz o presidente da Emasa.

Ele informa também que as instituições filantrópicas, hospitais, postos de saúde, escolas, creches e unidades da Fundação Marimbeta estão tendo prioridade para receber água por meio de carros pipa, já que tais órgãos e instituições não podem parar o funcionamento. Segundo ele a Emasa está contratando dez carros pipa para ajudar na distribuição de água para na comunidade.

A expectativa é de que o Governo do Estado, que está ciente da situação critica porque passa o município, se sensibilize para a liberação de verbas e de caminhões pipa para ajudar a minimizar os efeitos da grave situação de abastecimento d’água enfrentada pela população itabunense.  O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, inclusive, decretou na sexta-feira passada, dia 4, situação de emergência no município em decorrência da estiagem e aguarda também ajuda do Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional.  

Da  Comunicação da Prefeitura 
Foto Alex de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês

  Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês é oferecido no ambulatório do Materno-Infantil A indígena Juliane de Souza, q...