terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Corpo de Salva-Vidas de Ilhéus recebe novo fardamento e kit de primeiros socorros

Com essa e outras ações, a proposta do governo municipal é aperfeiçoar o trabalho de prevenção e resgate nas praias do litoral ilheense.
 Cumprindo mais uma etapa do processo de aperfeiçoamento do Corpo de Salva-Vidas do Município, a Prefeitura de Ilhéus promoveu na manhã desta terça-feira, 29, a entrega de novo lote de material, que inclui fardamento e kit de primeiros socorros. Realizada na sede da entidade, situada na Avenida Canavieiras, a entrega beneficiou cerca de 80 servidores e foi coordenada pelo chefe do setor, Alexandre Mendonça.

Entre outros itens, o fardamento abrange sunga, short tactel e camisa térmica manga longa (UV). Já o kit de primeiros socorros inclui pinças, tesouras, compressas, ataduras, esparadrapos, caixas de primeiros socorros, cloretos de sódio, luvas de procedimento estéril, bandagens em compressa e materiais de imobilização (talas para pés, braços e pernas).
Na oportunidade, Alexandre Mendonça lembrou que, nesta alta estação, o trabalho de prevenção e resgate nas praias de Ilhéus é realizado de terça-feira a domingo, sempre das 9 às 17 horas. “No entanto, estamos criando as condições necessárias para que tenhamos salva-vidas, também nas segundas-feiras, em alguns pontos estratégicos do litoral”, anunciou.
Durante a entrega do material, o presidente da Associação dos Salva-Vidas de Ilhéus e do Sul da Bahia (Asvisulba), Joaques Silva, destacou que a atual gestão vem se esforçando para dotar o Corpo de Salva-Vidas das condições necessárias para a realização de um bom trabalho nas praias da cidade. “Dentro do possível e enfrentando sempre as dificuldades que ainda marcam o dia a dia da administração pública municipal, neste governo, já tivemos um avanço bastante significativo”, enfatiza.
Equipamentos - O Corpo de Salva-Vidas de Ilhéus atua na faixa litorânea situada entre a Praia de Mamoan, na zona norte, e Águas de Olivença, na orla sul da cidade. Ao todo, a entidade possui 32 postos avançados. Para este verão, os salva-vidas trabalham, entre outros equipamentos, com apitos, nadadeiras, pranchões, boias e bandeiras de sinalização (verde, amarela e vermelha). “A proposta é que, a partir de janeiro, eles já passem a dispor de itens mais sofisticados, como binóculos”, completou Mendonça.
Dicas de Prevenção – Entre as dicas de prevenção propostas pelo Corpo de Salva-Vidas de Ilhéus, destacam-se as seguintes: na medida do possível, nade sempre perto de um guarda-vidas, pergunte ao guarda-vidas quais são os melhores locais para o banho e não superestime sua capacidade de nadar (46,6% das pessoas afogadas acham que nadam bem). E mais: tenha sempre atenção máxima com crianças, nade longe de piers, pedras e estacas, evite ingerir bebidas alcoólicas e alimentos pesados antes do banho de mar, antes de mergulhar, certifique-se da profundidade da área, afaste-se de animais marinhos, como caravelas e águas-vivas e, por fim, obedeça as sinalizações de perigo e de advertência.

Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Coluna PERSONA

Por Gillette Curvelo Psicóloga - CRP 03/9466 Rádio Difusora 64 anos no ar Neste dia 21 re abril, que se comemora o Fia de Tiradentes e anive...