sábado, 19 de dezembro de 2015

Casas populares no bairro Teotônio Vilela, em Ilhéus, foram totalmente desocupadas

Ação ocorreu sem confronto entre moradores e PM. Agora, o Município vai iniciar a medição das casas, a fim de licitar novamente a obras
Foi concluída, por volta das 23h30min de quinta-feira, dia 17, a desocupação das 272 residências populares do programa Habitar Brasil em construção no bairro Teotônio Vilela e destinadas aos moradores da localidade conhecida como Rua do Mosquito e de uma área ocupada no bairro São Domingos. A ação, determinada pelo Tribunal de Justiça, e efetivada com apoio da Polícia Militar do Estado da Bahia e de prepostos da Prefeitura de Ilhéus, foi iniciada na manhã de ontem e ocorreu sem qualquer confronto com as pessoas que ocupavam irregularmente as residências.

A desocupação foi solicitada pelo Município, que tem prazo para concluir a obra e prestar contas do programa habitacional ao Ministério das Cidades. Caso esses prazo, já prorrogado, seja descumprido, o Município de Ilhéus pode ficar impedido de receber investimentos públicos nesse setor, além de ficar obrigado a devolver os recursos já investidos no empreendimento, equivalentes a 18 milhões de reais.
Com todos os imóveis vazios, será instalada segurança no local, para evitar novas invasões. De acordo com o secretário de Administração, Ricardo Machado, já na próxima segunda-feira, 21, será realizada a medição da obra, que será enviada à Caixa Econômica Federal, a fim de solicitar autorização para licitar novamente e concluir o serviço.
Das mais de 200 famílias que lá estavam, desde 2014, somente 36 foram levadas para o abrigo público, montado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) nas dependências do Estádio Municipal Mário Pessoa, onde recebem auxílio do Município até serem encaminhadas para locais definitivos. As outras famílias, de acordo com o titular da SDS, Jamil Ocké, foram encaminhadas para casas de parentes ou imóveis alugados.
Antes e durante a ocupação, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da SDS, realizou triagem dos moradores, com o intuito de encaminhar, em caso de necessidade, aos programas sociais, a exemplo do Aluguel Social, Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Benefício de Prestação Continuada.
O Major Rivas, que supervisionou o trabalho da Polícia Militar, avaliou a ação como exitosa, por ter sido realizada sem confrontos com os ocupantes das casas e também pelo apoio oferecido pelo Município de Ilhéus, que abrange desde os caminhões e carregadores para o transporte dos pertences, até o atendimento social durante a desocupação.
Da - Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...