quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

AACEP promove Momento Cultural para lançamento da obra “CEPLAC - 50 anos em 50 escritos” amanhâ


A Associação dos Aposentados e Pensionistas da Ceplac – AACEP realizará nesta quinta-feira, 17, às 9h, um Momento Cultural para marcar o lançamento do Livro “CEPLAC – 50 anos em 50 escritos”, de autoria do escritor e engenheiro agrônomo, Jorge Raymundo Castro Vieira, que estará presente para autografar a obra.


Filho de família tradicional de cacauicultores, Jorge Vieira nasceu em 28 de fevereiro de 1931, no município de Ilhéus, e graduou-se em Agronomia pela Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (UREMG), atualmente Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde mais tarde se tornaria professor e Diretor do seu Centro de Ensino de Extensão – CEE, e Membro do Conselho Universitário.

Entre 1966 e 1967, obteve o grau de Mestre em Desenvolvimento Rural pelo Instituto Interamericano de Ciências Agrícolas – IICA, em Turrialba na Costa Rica.

Na Ceplac, participou ativamente do seu desenvolvimento institucional ocupando vários cargos, dentre eles o de Diretor do Departamento de Extensão, no período de 1963/68, quando trabalhou ativamente na sua organização e contribuiu intensamente na criação da Fundação Universitária de Santa Cruz e da UESC.
Na condição de membro das delegações brasileiras, ele participou no Brasil e países da Europa, África e América, de inúmeras conferências sobre o Acordo Internacional do Cacau e da Aliança dos Países Produtores de Cacau.

No campo literário, Jorge Vieira publicou vários trabalhos técnicos e dois livros sobre a Ceplac e a Universidade. “Predomina em mim o idealismo e a vontade de comunicar, de estimular, de discutir coisas boas, de provocar as pessoas visando modificar esse quadro econômico, social e político de uma região muito importante e bonita e de muito futuro ainda”, assim ele definiu os seus anseios de escritor.

O presidente da AACEP, Aristóteles Bispo, ressaltou o apoio da entidade ao associado ilustre e segundo ele, “Além do ganho cultural, será uma grande oportunidade para reunir antigos colegas ceplaqueanos que admiram o trabalho de Jorge Vieira, além de produtores e personalidades da cultura regional”.   

Por: José Carlos Peixoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...