sexta-feira, 6 de novembro de 2015

São Desidério recebe do Ministério da Saúde Unidade Móvel Odontológica – UOM

Por meio do Programa Brasil Sorridente do Ministério da Saúde, o município de São Desidério foi contemplado com uma Unidade Móvel Odontológica (UOM). A unidade tem como finalidade ofertar serviços odontológicos para as localidades que apresentam maior dificuldade de acesso aos serviços de saúde, além de dar apoio para o desenvolvimento das ações e das atividades dos profissionais das Equipes de Saúde Bucal da Estratégia Saúde da Família do município. O consultório móvel é composto de compressor para uso odontológico com sistema de filtragem, cadeira odontológica, aparelho de raio-X,  geladeira, conjunto de peças de mão, refletor odontológico, ar-condicionado, autoclave, equipamentos periféricos para procedimentos restauradores, pia para lavagem das mãos, reservatórios de água, armários para armazenamento dos materiais e acoplado ao veículo existe uma carroceria para carregar um gerador para fornecimento de energia.


De acordo com o coordenador do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Marcelo Cartaxo, a aquisição do veículo reforça e amplia a oferta de serviços de saúde bucal. "Tanto a equipe do CEO quanto da Atenção Básica está constantemente antenada aos programas e benefícios do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde, disponíveis para os municípios, tanto que já fomos contemplados com outros equipamentos, e agora com esta unidade, que tem a capacidade de ofertar os procedimentos restauradores e preventivos, e não somente mutiladores (extração) como a que possuímos atualmente. Estamos organizando o cronograma de visitas à zona rural, para que brevemente possamos estar oferecendo os serviços de saúde bucal nas comunidades rurais", esclareceu.

Ainda segundo Cartaxo, o fato de o município atender as metas projetadas pelo Governo Federal e cumprir a data dos programas facilita a aquisição dos equipamentos. "Procuramos realizar as campanhas em dias e lançar os resultados na data exigida, e assim conseguimos muitos benefícios, a exemplo das seis cadeiras odontológicas, seis kits de canetas de rotação, além do programa de próteses dentárias que disponibiliza 100 próteses por mês, sem custos para o município, apenas a mão de obra", completou.

O prefeito, Demir Barbosa frisou que a unidade móvel tem a mesma capacidade de atendimento de um consultório odontológico tradicional. “Estamos muito contentes com a aquisição do consultório móvel. Sem dúvida, o veículo dará suporte aos atendimentos já ofertados pelo Centro de Especialidades Odontológicas do município e os PSF’s da zona rural e sede, possibilitando que um maior número de são-desiderianos tenham acesso aos serviços de saúde bucal”, pontuou o gestor.

Para o secretário de Saúde, Jeferson Barbosa, a UOM foi recebida com muita satisfação. “Ficamos felizes pelo fato do município de São Desidério ter sido contemplado com esta unidade. A população mais carente e que mora nas localidades mais distantes será a mais beneficiada, pois nesta UOM os procedimentos são feitos como se faz num consultório odontológico”, ressaltou.
 Por -  Adinete Batista-Foto: Rodney Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...